ENTENDENDO AS TERMINOLOGIAS 1 - SUPINAÇÃO, PRONAÇÃO E OUTRAS PEGADAS

Fala rapaziada! Tranquilidade?

Tranquilidade vai ser o nosso artigo de hoje: bem curtinho, tratando de algumas expressões técnicas da musculação. Eu particularmente nem uso isso com os alunos, acho desnecessário, mas para escrever um artigo sobre treinamento acho bastante útil, uma vez que fica mais preciso e fácil de passar a correta execução dos exercícios, sem delongas na explicação.

Quem já leu os manuais sobre treinamento de trapézios e de bíceps que criei aqui no site, deparou-se com expressões como “adução” e “pegada supinada”. Pois bem, na maioria das vezes eu expliquei entre parênteses ou com imagens o significado de tais palavras.

Decidi fazer uma coisa mais honesta com vocês, para evitarmos aquele tipo de hipocrisia do “finjo que ensino e você finge que aprende”: criar artigos apenas para explicar esses termos técnicos. O problema é: como explicá-los sem utilizar mais outros termos... TÉCNICOS?!

A saída foi fazer um artigo no estilo “roda de amigos”, totalmente informal, cometendo diversas heresias, sem medo de ser feliz. Mas cá entre nós, o importante é passar a mensagem direitinho, se você aprender, dar-me-ei por satisfeito!  Torço para que daqui um tempo eu possa até ser um pouco mais técnico em algumas explicações de treinos aqui do site, sem ficar com receio de não ser compreendido.

Bom, antes de começarmos, não deixem de curtir a página do site no facebook, clicando AQUI. 
Se possível, divulguem e compartilhem meu trabalho entre os amigos, assim, estarão ajudando na minha divulgação.

Para aqueles que têm interesse numa consultoria online em treino e dieta, com preço justo e profissionalismo de alta qualidade, acessem minha página de serviços, clicando AQUI, onde explico, detalhadamente, como funciona meu trabalho, exponho fotos e comentários de alunos, além, é claro, do meu currículo. Obrigado!
Bora discutir sobre músculos?!

QUANTO AO POSICIONAMENTO DAS MÃOS (PEGADA)

1- Supinação/supinada: posicione as mãos com as palmas viradas para frente/cima (costas das mãos viradas para você ou para baixo). Exemplo clássico: rosca direta. Observe a imagem:

Pegada supinada.
Ok, mas aí você pode se perguntar: e quando faço barra fixa daquele jeito mais fácil? A pegada é a supinada, mas a palma da mão está virada para mim! Observe a imagem:

Então vou propor o seguinte. Vamos SEMPRE tomar como exemplo a rosca direta em seu momento inicial. No início do movimento, as palmas das mãos estão para frente. No meio da repetição, estão para cima, e no final, apontadas para você. Mas isso não importa, a pegada foi sempre a mesma, durante todo o exercício, concorda? Foi sempre supinada.


Para descobrir a pegada que está utilizando, compare-a com a rosca direta, não tem erro! Não importa o plano em que você se encontre: em pé, deitado, de ponta cabeça, do avesso, em outra dimensão, pois a pegada será sempre a mesma! No caso da barra fixa, a pegada vai ser igual a do topo do movimento da rosca direta, sacou? Agora vamos ver o oposto:

2- Pronação/pronada: é a antagonista da supinada. Posicionamento das mãos com as palmas viradas para o seu corpitchos (ou para baixo). Exemplo clássico: rosca inversa. Observe a imagem:
Pegada pronada.
Ok, mas aí um marombeiro mais antenado pode se fazer a brilhante pergunta: “e quando faço supino?!!? As costas das mãos estão viradas para mim!! E o próprio nome já diz! SU-PI-NO!”.

Galera, essa discussão é show de bola! Vamos fazer uma coisa por vez. Primeiro a mais importante: se você for pesquisar no dicionário, irá encontrar que “supino” significa deitar-se de costas, com o ventre para cima. É só digitar “supino dicionário” no Google que você encontrará. O nome desse exercício não tem relação com a pegada que se faz na barra, mas sim com o posicionamento do seu corpo no banco.
O exercício é o supino, mas a pegada é a pronada.
E agora vou te pedir a mesma coisa do item anterior: vamos SEMPRE tomar como exemplo a movimentação do exercício rosca inversa, pois assim não erraremos mais.  No começo do exercício, as palmas das mãos estão viradas para você; depois, para baixo; e, por fim, para frente. Repare que esta última posição é como suas mãos se encontram durante todo o exercício do supino. Agora ficou fácil, não?

3- Neutra: palmas das mãos viradas uma para a outra. Aqui é simples e não tem erro. É a pegada que se usa para fazer a rosca martelo. Observe a imagem:
Pegada neutra.
4- Mista/Inversa: pegada que se usa no levantamento terra, por exemplo, visando a um agarre que proporcione mais força. Uma mão fica supinada e a outra, pronada. Observe a imagem:
Repare nas mãos: uma em pronação e outra em supinação - pegada mista.
5- Semi pronada/Semi supinada: é um meio termo entre a pegada pronada/supinada e a neutra. Exemplo clássico é a pegada que a barra W te obriga a fazer.

6- Falsa: pegada com o dedão ao lado dos outros dedos, e não fechando um círculo pelo lado oposto. Observe:
Dedão por fora, sem fechar a pegada - pegada falsa.
7- Hook: essa pegada consiste em prender seu dedão entre a barra e os outros dedos, criando, assim, um gancho. É capaz de gerar muita força/poder.
Continua...

ATENÇÃO: Essa série contém 4 partes. Continue a leitura acessando: 
PARTE 1: SUPINAÇÃO, PRONAÇÃO E OUTRAS  PEGADAS 
PARTE 2: ADUÇÃO/ABDUÇÃO, EXTENSÃO/FLEXÃO, FASE CONCÊNTRICA/EXCÊNTRICA
PARTE 3: MÚSCULOS AGONISTAS, ANTAGONISTAS E SINERGITAS
PARTE 4: ANABOLISMO, CATABOLISMO E METABOLISMO


FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários

Postar um comentário