TUDO SOBRE O SALBUTAMOL, ALBUTEROL OU AEROLIN – PARTE 1

Fala rapaziada!

Fazia já um século que eu não escrevia nada dentro da série das drogas simpatomiméticas, usadas como termogênicos.

A ideia era que este artigo fosse publicado no início de 2015, porém, acabei engavetando a ideia por excesso de estudos e trabalhos e a coisa acabou saindo apenas hoje...


1. RESSALVAS E RECOMENDAÇÕES

Como já deu para perceber, hoje não iremos bater um papo sobre suplementos ou comidinhas para te fazer emagrecer...  Antes que a turma comece a chorar, já aviso que esta droga é perigosa, afinal, pode trazer vários efeitos danosos à saúde. Sendo assim, obviamente, não recomendo o uso!

O intuito do texto será o de trazer informação e melhor inserir os leitores em nosso atual cenário fisiculturista, que anda de mãos dadas com os recursos ergogênicos.

Ao final da série, espero ter fornecido bastantes subsídios para que o interessado continue os estudos e abra os olhos para o contexto que o cerca.

Bom, vamos às recomendações de sempre, que normalmente não servem para nada, haja vista que marombeiros são teimosos (faz parte do nosso estilo), mas meio que sou obrigado a fazer:

“Se, infelizmente, você for utilizar uma droga de forma não terapêutica, apenas para fins estéticos, seja um irresponsável com um pouquinho de responsabilidade: procure a ajuda de profissionais capacitados, especialmente de médicos; faça exames e respeite os sinais do seu corpo...”.

Terminadas estas observações, agora recomendo que pare esta leitura e acesse este artigo, bastante curto: “DROGAS SIMPATOMIMÉTICAS E SEU EFEITO TERMOGÊNICO”.

Ele serve como pré-introdução para a nossa... introdução!, além de apresentar links para outros textos da série, como “TUDO SOBRE O CLENBUTEROL” e “TUDO SOBRE A EFEDRINA E O ECA”.


2. INTRODUÇÃO

Esta série irá discutir sobre o salbutamol, um agonista β-2 adrenérgico, aparentado do clenbuterol, digamos assim, e que também é conhecido por albuterol (é normalmente sob este nome que vocês acharão textos em inglês) e aerolin (famoso remédio para tratamento de asma no Brasil e que contém o princípio ativo em questão - sulfato de salbutamol).

Se você seguiu o conselho que dei acima e acessou os links, já conheceu como estas drogas simpatomiméticas são classificadas, viu mecanismos de ação, efeitos benéficos e, claro, colaterais.



Agora vem a pergunta: será que qualquer Zé Mané pode mandar uma parada dessas como termogênico? Uma dosezinha, de leve, só pra queimar a barriguinha e desfilar na praia?

A resposta é um óbvio e gigantesco não, haja vista que estas drogas irão prejudicar toda a homeostase corporal, trazendo uma infinidade de danos ao sistema circulatório do nosso organismo.

Além disso, um forte fator impeditivo ao uso que vejo é a falta de maturidade da grande maioria dos usuários de "ergogênicos ilegais", digamos assim.

Em “maturidade”, não me refiro apenas à idade, mas também ao conhecimento de treino, dieta, suplementação, experiência e planejamento.

Por exemplo, o cara não sabe fazer dieta, está com o BF na puta que pariu, podendo, inclusive, ter algum grau de obesidade, não treina direito, não faz aeróbio e não larga o junk food, aí vai querer mandar um remedinho pra ficar pimpão!?

Não dá né?! Isso só reflete o quanto ele está despreparado física, psicológica e intelectualmente para um ciclo!

Sem um planejamento minucioso de um programa de cutting, trabalhando de verdade os macronutrientes e os aeróbios e impondo déficits calóricos adequados, os resultados serão ou muito baixos ou inexistentes, porém, com os colaterais cobrando seu preço normalmente.

Além disso, o indivíduo só deveria cogitar usar uma droga dessas como cereja do bolo, já estando com o BF baixo, haja vista que, quanto maior o ciclo, maiores os efeitos colaterais e os riscos à saúde, maiores as doses totais necessárias, dessensibilização de receptores, grana investida e efeito rebote pós-uso. Ou seja, não é uma brincadeirinha qualquer, muito menos algo milagroso que vai acontecer.

Pense nisso...


3. AGONISTAS β-2 ADRENÉRGICOS

A seguir, só para que o leitor tenha uma breve noção de como uma droga dessas age, vou apresentar os receptores celulares:


Depois de consumida, a droga é transportada pela circulação, podendo se ligar a um receptor específico, desencadeando seus efeitos.

No caso do salbutamol, seu principal alvo são os receptores beta-2, que se encontram na membrana da célula.

Sendo assim, ele chega onde marquei “substrato” na foto, já que não é o único que consegue se ligar ali, e se liga ao receptor. Isto irá desencadear uma série de reações, fosforilando enzimas e as ativando, numa reação em cascata.

Nessa imagem, que representa um adipócito (célula do tecido adiposo), o que vemos é o receptor beta ligado ao substrato e ativando a proteína G, que ativa a adenilato ciclase, que fosforila o AMP cíclico, que fosforila a proteína cinase A, que fosforila a HSL, conhecida como lipase hormônio sensível.

A Lipase hormônio sensível é uma enzima que, quando ativada, degrada (digere) lipídios do citoplasma. Observem na foto onde temos “TAG”: ele significa um triacilglicerol, ou seja, uma molécula que fazemos a base de ácidos graxos e glicerol para armazenar gordura.

A HSL quebra as ligações da estrutura do TAG, liberando seus componentes para a circulação, para serem utilizados como fonte de energia.

O ácido graxo é oxidado na mitocôndria e o glicerol passa por um processo de gliconeogênese, no fígado, produzindo glicose.

Bom, terminada esta pequena explicação, agora você entende o que ocorre quando usa o salbutamol e similares: o metabolismo é acelerado, mesmo numa situação de repouso, aumentando o gasto energético, a lipólise (degradação de gordura) e a termogênese (geração de calor), de modo que o indivíduo consiga baixar o BF mais facilmente caso faça dieta adequada e pratique exercícios físicos. Além disso, ainda diminui o apetite, coisa que pode auxiliar bastante num programa de cutting.

Numa situação normal, este processo aconteceria somente quando houvesse demanda, ou seja, em situações de jejum ou de exercícios físicos, especialmente aeróbios, com lipólise proporcional à duração da atividade.


Ficamos por aqui. No próximo artigo, começaremos a discutir sobre doses e protocolos. Até lá!

ATENÇÃO: Essa série contém 4 partes. Continue a leitura acessando: 
PARTE 1: Ressalvas e recomendações/ Introdução/ Agonistas beta-2 adrenérgicos
- PARTE 2: Perfil do salbutamol/albuterol e principais benefícios/ Formas de administração, doses e principais protocolos
- PARTE 3: Drogas sinergistas e substâncias de uso concomitante
- PARTE 4:  Albuterol e o uso de esteroides anabolizantes/ Efeitos colaterais/ Encerramento e conclusão


FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários

  1. Explicação fantástica e didática !
    Obrigado por elucidar esse mecanismo, Fernando !

    ResponderExcluir
  2. Meu preparador me passou... Claro que ele explicou tudo, mas lendo o artigo, consegui ter uma noção de uns 90% a mais agr.... E tomei a conclusão, que sim, estamos fazendo certo... ( lembrando que eu faço exames de 40 em 40 dias )

    ResponderExcluir
  3. Caraca eu sou asmática e sempre uso antes do treino, para não ter crise, nao sabia que outras pessoas usavam para esse fim....

    ResponderExcluir

Postar um comentário