FAIXA DE PUNHO (MUNHEQUEIRA) E SUA IMPORTÂNCIA NA MUSCULAÇÃO

Fala rapaziada!

Uma cena bastante comum nos ginásios de musculação é vermos alguém com os punhos enfaixados, especialmente se esse alguém treina bastante pesado, movimentando altas cargas.

Bom, mas afinal, você já parou para pensar no porquê de tal prática? Será uma proteção? Um acessório que dá força? Essas e outras perguntas irei responder neste artigo. Boa leitura!

HISTÓRICO

Conhecidas popularmente como munhequeiras no Brasil e Wristband no exterior, as faixas de punho podem ser uma ferramenta bastante interessante dentro do seu arsenal para treinos brutais, se bem utilizadas, é claro.

Elas, historicamente, nos remetem à ideia de poder, afinal, trata-se de um aparato mais que milenar, utilizado desde a Antiguidade por guerreiros, lutadores, ferreiros, mineradores, lenhadores (grupo ao qual me enquadro atualmente hehe) e outros setores sociais que exerciam atividades braçais de grande requerimento de força, especialmente com movimentos repetitivos.

A versão clássica era feita de uma tira de couro com uma pequena fivela ou simplesmente faixas de pano apertadas e enroladas. Com o passar dos anos (até séculos, melhor dizendo), começaram a surgir vários estilos de faixa de punho, sendo o maior boom mesmo no século passado.

A primeira munhequeira a ter comercialização patenteada e regulamentada data 13 de agosto de 1901, por Vitold Drossnes, que desenvolveu um aparato em couro com fivela dupla (imagem ao lado), justificando o direito de propriedade intelectual uma vez, por conta de suas modificações, ela era capaz de melhor distribuir uniformemente a força de pressão exercida no punho.

A partir daí, foram surgindo inúmeros outros modelos patenteados, fabricados com uma infinidade de materiais, fato que lhes atribuiu maior resistência, plasticidade de movimentos, conforto e proteção. Basta fazer uma pesquisa na internet que você verá o grande número de munhequeiras, de todo tipo, cor e tamanho.




IMPORTÂNCIA DAS FAIXAS DE PUNHO

Bom, mas deixando a parte histórica de lado, afinal, para que serve esse acessório?

Eu gostaria de listar três aspectos principais: ganho de força, proteção e fator psicológico. Certamente, para muitos putos existe um quarto fator, o do humor, afinal, quem nunca ouviu algum cuzão falando assim na gym para uma pessoa de munhequeira:

- “Ué, desmunhecou muito ontem à noite e se machucou, foi?”
- “Isso que dá ficar batendo punheta pros outros!”
- “O que fez na mão? Excesso de bronha?!”

Bom, mas deixando esse tipo de ramelão de lado, vamos aos aspectos citados:
Primeiramente, em relação ao ganho de força, eu destaco três principais fatores: estabilização do movimento, aumento da força de pegada e da confiança para mover a carga, entrando aqui, também, o fator psicológico que citei.

 Acredito que a faixa, por impedir movimentos desnecessários, consiga melhor direcionar a força exercida pela pessoa numa determinada orientação para mover a carga. Além disso, ela acaba atuando como um segundo retináculo, canalizando ainda melhor a força aplicada nos tendões. Faça um teste no banco de supino com e sem munhequeiras e você entenderá.

OBS: Retináculos são um tecido fibroso, tendo como origem um espessamento transversal da fáscia muscular, que retêm os tendões, evitando que se curvem para fora da posição durante a atividade.
Observe a imagem:

Na questão da pegada, ou grip, mais força vai se traduzir em mais carga, haja vista que, muitas vezes, você só não consegue segurar um determinado peso pois suas mãos e antebraços são fracos. Exemplo clássico disso é a estagnação no encolhimento para ombros e no levantamento terra.

Se o tema pegada/grip for do seu interesse, recomendo que leia a série “Antebraços e grip monstruosos” aqui do site, clicando AQUI.

Para finalizar esta parte, temos ainda a importância gerada na proteção de articulações.

Quando restringimos parcialmente os movimentos do punho, conseguimos impedir que ele se mova para direções não anatômicas, impedindo uma lesão. Além disso, por melhor estabilizarmos a região, diminuímos a suscetibilidades a lesões por esforço repetitivo, algo absurdamente comum em nosso esporte, que inclusive me levou a operar o punho em dois locais, há 2 anos atrás.

Mas não é só o punho que se beneficia na história: o movimento mais estável acaba também por proteger as articulações e tendões dos ombros e cotovelos, duas outras regiões famosíssimas por lesões esportivas.


TODO MUNDO PODE USAR FAIXA DE PUNHO?

Acredito que a resposta seja não!

Acho muito válido que você tente desenvolver força por si mesmo também, treinando sua pegada e se exercitando sem acessórios. Guarde-os para as séries mais pesadas ou treinos mais insanos.

Além disso, tenha em mente que o uso incorreto e negligente de um acessório, como tentativa de diminuir dores e lesões de outros treinos, poderá agravar ainda mais o problema.

Se você já vem sentindo dores há algum tempo, procure um ortopedista competente e tente solucionar o problema, para não acabar na mesa de cirurgia tempos depois, como foi meu caso.

Tenha em mente que o médico, nessas situações, é quem irá determinar se a faixa de punho serve ou não para o seu caso, e não um leigo qualquer da sua academia...

Ficamos por aqui. Até a próxima!

FONTES:
- Dangelo & Fattini, Anatomia Humana Sistemica e Segmentar, 3Ed.
- Informações sobre patente no Google: https://www.google.com/patents/US680477



FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários

  1. top demais o texto mano, parabéns

    ResponderExcluir
  2. Boa Fernandão!
    Eu treino "natural", tenho 1,54 de altura (¬¬') e peso cerca de 67 kg.
    O supino tem sido um dos meus pontos fortes na musculação (não pratico powerlifitng). Tenho feito progressos a meu ver interessantes se comparados a meus colegas de ginásio. Enquanto eles não passam dos 60 kg de peso (30 de cada lado), eu tenho levantado 70-72 kg (35-36 de cada lado). Ocorre que sou um anão-guerreiro e meus punhos não são muito fortes. Às vezes sinto dor nos punhos ao final do treino de supino reto, por isso acho que finalmente chegou o momento de usar faixas de punho.
    Abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário