INCLINAR O TRONCO À FRENTE NO AFUNDO MUDA A ATIVIDADE MUSCULAR?


Fala galera!  É comum vermos pessoas realizando diversas variações de exercícios nas academias, com o intuito de “trabalharem mais determinado grupo muscular”. Sendo assim, para dar continuidade ao que já fizemos algumas vezes aqui no site, hoje iremos responder a pergunta: inclinar o tronco à frente no afundo muda a atividade muscular? Boa leitura e não se esqueçam de curtir e de compartilhar para ajudar na divulgação do meu trabalho!


INCLINAR O TRONCO À FRENTE NO AFUNDO MUDA A ATIVIDADE MUSCULAR? FALANDO SOBRE BIOMECÂNICA
O afundo já foi intensamente discutido em outros artigos aqui do site. Apenas para recordar, trata-se de um exercício de cadeia cinética fechada, CCF, uma vez que é feito com nossos pés em contato com o solo.

Pela maneira como é tradicionalmente executado, com o tronco retinho, temos uma grande influência nos braços de alavanca do quadril e do joelho, implicando em baixa sobrecarga para a região lombar e alta para a patelofemoral (joelhos), trazendo, assim, altíssimo trabalho de quadríceps e baixo de glúteos, semelhante ao que ocorre no agachamento em Smith Machine.

Contudo, caso variemos a posição do tronco, inclinando-o à frente, por exemplo, iremos influenciar no braço de alavanca do glúteo e dos posteriores de coxa, proporcionando maior trabalho muscular a estes músculos. Bom, mas isto em teoria. Para dar continuidade ao artigo, vamos ver o que a ciência poderá nos mostrar na prática?


INCLINAR O TRONCO À FRENTE NO AFUNDO MUDA A ATIVIDADE MUSCULAR? VERIFICANDO NA PRÁTICA
FARROKHI e colaboradores (2008) compararam, num grupo de 10 pessoas, a realização de três tipos de afundo: com o tronco inclinado à frente, com o tronco reto, com o tronco para trás, a fim de analisar as mudanças quanto a cinética, cinemática e eletromiografia.

 Segundo os resultados, quando inclinamos o tronco à frente no afundo, aumentamos, em comparação com a versão com tronco reto, o pico de flexão e de extensão no quadril e o pico de flexão plantar no tornozelo, assim como incrementamos a atividade muscular de glúteo máximo e bíceps femoral (um dos posteriores de coxa).

Sendo assim, baseando-nos na teoria discorrida anteriormente e nos resultados desse artigo, podemos concluir que inclinar o tronco à frente no afundo muda a atividade muscular sim, haja vista que há um incremento do trabalho tanto do glúteo, quanto de posteriores de coxa. Em relação ao trabalho do quadríceps, houve um ligeiro aumento com a inclinação, porém, apontado como não significativo pelos autores.

Com isto, encerramos e espero que tenham gostado da forma como apresentei o tema. Até o próximo artigo da série!

BIBLIOGRAFIA
- Farrokhi SPollard CDSouza RBChen YJReischl SPowers CM. Trunk position influences the kinematics, kinetics, and muscle activity of the lead lower extremity during the forward lunge exercise. J Orthop Sports Phys Ther. 2008 Jul;38(7):403-9. doi: 10.2519/jospt.2008.2634. Epub 2008 Apr 15.




FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários