COMO DESENVOLVER PANTURRILHAS MONSTRUOSAS – MANUAL DE TREINO: PARTE 4

Fala rapaziada!

Vamos continuar de onde paramos no último artigo, discutindo exercícios para panturrilha na categoria flexão plantar com as pernas esticadas.


2) Flexão plantar no leg press
Como o nome já disse, o exercício será realizado no aparelho leg press e ATENÇÃO! Seja inteligente e deixe o aparelho travado! É perfeitamente possível que seu pé escorregue do suporte, já que você estará apoiando apenas a ponta dele na plataforma, e o peso caia com tudo, acabando com seus sonhos de ter uma panturrilha gigante, quiçá para sempre...

Os diversos tipos de leg press (45, 60, 90 e 180 graus) servirão como uma interessante forma de variação do exercício, seja para quebrar a monotonia, seja para, quem sabe, atingir algum ângulo diferente.
Variação no leg vertical
É importante que durante toda a execução você mantenha suas pernas esticadas ou discretamente flexionadas, para não transferir o esforço do exercício, mesmo que em parte, para a coxa.


3) Donkey calves raises (flexão plantar tipo burrinho)

Exercício que ficou bastante famoso por conta de nosso querido amigo Arnold, o carvalho austríaco, e que é considerado por muitos como o melhor que existe para construir panturrilhas, haja vista que o centro de gravidade é deslocado para frente e o stress incide brutalmente sobre os gastrocnêmios e sóleo.

Uma análise biomecânica deste movimento mostra que aumentamos o braço de resistência inclinando-nos para frente. Isto ajuda muito pois os exercícios de panturrilha estão escondidos numa alavanca chamada inter-resistente, que favorece força e permite o uso de elevadas cargas, porém, sem estressar muito a musculatura. Mas fique tranquilo, tudo isto está melhor discutido num outro artigo do site (clique AQUI para lê-lo).

Sinceramente, nunca vi ao vivo um aparelho específico para isto, mas ele existe, veja na foto:
Flexão plantar tipo burrinho (em pé em aparelho X sentado)
Isso não importa pois a forma clássica mesmo é no improviso, aproveitando-se de um desnível, tombando o corpo para frente e deixando pessoas montarem em você, fazendo jus ao nome do exercício.

Que fique claro que “deixar montar” foi dito sem malícia! Se você pensou em outra coisa é porque sua mente é suja e, quem sabe, você tenha curiosidade de levar uma montada... E digo mais: quem sabe você gostaria era de levar uma montada do grande Arnold, para ver como era o tal “carvalho austríaco”.

Infelizmente, como essa merda é muito pouco realizada por aqui, você corre o risco de parar o ginásio e ser alvo de piadas, porém, para me fazer bastante claro, foda-se... Se mesmo assim isso for um incômodo para você, faça o exercício em casa, a portas e janelas fechadas, e problema resolvido!

Para encerrar, já vi improvisarem esse exercício na captain’s chair, que seria aquele aparelho que tem paralelas e um apoio para abdominais com flexão da coxa. O cara colocou um cinturão e prendeu várias anilhas numa corrente ligada a ele, inclinou o corpo para frente e realizou o exercício.

Eu não recomendo isto e só citei pois vai de algum malaco ter a mesma ideia e tentar fazer. Repare que no donkey clássico o peso vem por cima da lombar e não por baixo, além disso, pode ser melhor distribuído. Temo que a envergadura imposta à coluna, nessa posição do cinturão, não seja nada boa, especialmente com muito peso.

Para finalizar, como o peso não ficará estático, e sim pendente e correndo o risco de balançar, acredito que teremos chances de causar um desequilíbrio, assim como lesões na coluna.




B. EXERCÍCIO COM A PERNA FLEXIONADA (SENTADO)

1. Gêmeos sentado/ máquina para sóleos/ burrinho sentado

Apesar de possuir vários nomes, a ideia é sempre a mesma: fazer flexões plantares sentado com um peso sobre as coxas, próximo ao joelho.

Existe um aparelho próprio para isso, presente em quase todas as academias, porém, se a sua não tiver um, basta sentar-se em um banco, estabelecer um desnível e colocar pesos nas coxas, na forma de anilhas, halteres ou mesmo uma barra.

Nesta maneira improvisada, o exercício poderá ser feito uni ou bilateralmente.

Mesmo que a sua gym tenha aparelho próprio, recomendo usar a forma improvisada, de vez em quando, para quebrar a monotonia e dar um estímulo um pouco diferente.

Lembrando que, por se tratar de um exercício onde a perna se encontra flexionada, conseguimos isolar o sóleo, haja vista que o gastrocnêmio encontra-se encurtado, como já foi mencionado no primeiro capítulo da série, sobre anatomia da panturrilha.

Durante a execução, mantenha a largura das pernas na mesma da do quadril.


2. Variação no leg press

No leg 180°, caso ele possua pequena profundidade, seria possível fazer flexões plantares com as pernas flexionadas, estabelecendo uma variante para o exercício.


Ficamos por aqui. No próximo artigo iremos discutir quais são os melhores exercícios, baseando-nos em estudos de eletromiografia. Além disso, também debateremos sobre posicionamento dos pés nos exercícios, lacuna que mantive aberta até o momento para que pudesse ser discutida separadamente. Até lá!


ATENÇÃO: Essa série contém 8 partes. Continue a leitura acessando (clique nos links): 
- PARTE 1: Um pouco de anatomia
- PARTE 2:  Será que você está dando a devida atenção a este grupo muscular?
- PARTE 3: Exercícios com dorsiflexão/ Exercícios com flexão plantar
- PARTE 4Exercícios com flexão plantar (continuação)
- PARTE 5: Quais os melhores exercícios?/ Qual o posicionamento dos pés?
- PARTE 6: Onze dicas e macetes para um treino de verdade!
- PARTE 7Onze dicas e macetes para um treino de verdade! (continuação)
- PARTE 8Onze dicas e macetes para um treino de verdade! (continuação)/ Bate-papo final

FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários

  1. Fala Fernando, blz? Já li os quatro primeiros capítulos sobre panturras e gostei bastante. Eu treino a um ano e sempre tive muita consciência da importância de treinar panturrilhas com o mesmo empenho que treino peito/bíceps, isto é, com cadência moderada, sem correria, com pelo menos dois exercícios por treino etc. Mas a verdade é que eu ainda não "consigo" (sei que isso significa FALTA DE VERGONHA NA CARA) treinar panturrilhas com a mesma regularidade que eu treino o restante do corpo. A consequência disso é obvia: minhas panturrilhas não tem desenvolvimento no mesmo ritmo do restante do corpo – e a genética ainda não ajuda. Treino toda semana, mas nem sempre com a devida atenção. Sempre penso "agora vai" e fico umas duas semanas treinando certinho, mas depois dou uma relaxada. Mas lendo seu artigo me senti tomando um tapa na cara e vou começar a treinar panturras como primeiro exercício (aliás eu já faço isso nos períodos de "agora vai") pra não ter desculpa de que não treinei pois estava cansado ou o tempo acabou.

    Achei muito interessante saber sobre exercícios de dorsiflexão. Eu nem sabia que existia isso (e duvido que metade dos instrutores de academia saibam)!

    Antes de finalizar este comentário deixo uma pergunta-curiosidade: agachamento trabalha (ainda que sinergicamente/indiretamente) as panturrilhas? Um instrutor da academia me disse isso e eu concordei com ele na hora, mas fiquei com essa pulga atrás da orelha, haja vista que eu agacho duas vezes na semana (sim, sou fã desse exercício) e no máximo eu diria que as panturrilhas fazem um puta trabalho pra ajudar a manter o corpo estável. Aguardo sua opinião a respeito.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala man. bacana hahaha mete bronca e treina essa panturrilha aí!

      trabalha sim, ela ajuda estabilizar a tíbia. o sóleo é recrutado na faixa de uns 20%.
      tem aqui um trabalho que fala um bocado do assunto: Atividade eletromiográfica no agachamento nas posições de 40o, 60o e 90o de flexão do joelho.
      fala não só da panturrilha, mas de diversos outros grupos musculares.
      abraço

      Excluir
    2. Pô, maneiro Fernando. Então ao que parece minhas panturrilhas não estão sendo tão negligenciadas quanto eu imaginei. Mas vou dar ainda mais atenção aos exercícios específicos pra ela.

      Vou conferir este artigo que você citou. Valeu.

      Abraço.

      Excluir
    3. Tranquilo man.
      Se tiver interesse em fazer uma consultoria comigo, com treino, dieta, suplementação, plantão de dúvidas e tudo mais, entre em contato. Nesse mês estou com preços promocionais.
      Abraços!

      Excluir

Postar um comentário