O TREINO 8X8 DE VINCE GIRONDA (THE HONEST WORKOUT) – PARTE 1

Fala marombada! Nova série aqui do site, da coleção "TODOS OS MÉTODOS DE TREINO DO MUNDO". Desta vez, o assunto será sobre um cara das antigas e uma metodologia de treino nada convencional: Vince Gironda e seu sistema 8x8.

Peço a todos que não sejam apenas leitores passivos do site, que vêm aqui sugar um pouco de conhecimento sem dar nada em troca: cliquem em curtir (aí do seu lado direito no cabeçalho do texto), não custa nada... Se você gostou da leitura, compartilhe, assim ajudará a divulgar o site. Obrigado.


1. QUEM FOI VINCE GIRONDA?

Para entendermos de forma mais satisfatória um livro ou uma teoria, considero interessante conhecermos também um pouco sobre o autor, seu estilo e sua filosofia de vida. Isto não é obrigatório e você pode sim tirar proveito se abstendo deste estudo paralelo, mas para os que se aventuram, novas portas são abertas para o conhecimento e, sobretudo, para a compreensão.

Vincent Anselmo Gironda (1917-1997), mais conhecido por Vince ou pelo apelido “Iron Guru”, foi um importantíssimo treinador e estudioso da musculação, sendo considerado um revolucionário e/ou gênio por muitos, haja vista que era um cara que pregava ideias muito à frente de seu tempo. Boa parte do que fazemos hoje em dia devemos a ele, como vocês verão na sequência.

Ele começou a puxar ferro aos 22 anos com o intuito de ser dublê de cinema e acabou se apaixonando pela coisa, abrindo, em 1948, seu próprio ginásio na Califórnia. Foi colunista de diversas revistas de musculação, demonstrando muito talento no delivery da informação, além de certo carisma e de muitas polêmicas.

Era dono de uma personalidade um tanto quanto esquisita, sendo seu jeito bipolar uma marca registrada: às vezes era amigável e educado, sorridente; em outros momentos, briguento, respondão, arrogante e agressivo, chegando a humilhar as pessoas sem pensar duas vezes.

Vince Gironda

Entre seus principais legados na parte de metodologias de treino temos os métodos 15x4, o clássico 3x12, a quadri-set, o 8x8 (tema principal desta série e suas derivações, como o 5x5, 6x6 e 10x10). Além disso, pregava que para obter sucesso nos treinos, precisaríamos utilizar o princípio da sobrecarga, da amplitude correta com a melhor execução possível e do aumento da intensidade, através, por exemplo, da diminuição do tempo de intervalo entre as séries.

Em relação aos exercícios, temos a drag Curl para bíceps, o neck press (supino no pescoço) para peito e a barra fixa até tocar no peito (esternum chin up) como suas criações. Era grande defensor dos agachamentos na hack machine, frontal e na modalidade sissy squat, não indicando o agachamento livre (back squat) clássico pois achava que estimulava muito as musculaturas dos quadris e dos glúteos. Sendo assim, preferia deixá-lo para as mulheres.

Quanto às abdominais, Vince já alertava o público marombeiro de que elas em nada ajudam na redução da cintura. Além disso, acreditava que este tipo de exercício pressiona certos nervos abdominais, fato que poderia influenciar na produção de testosterona, diminuindo-a.

Não indicava treinos aeróbicos de corrida pois acreditava que geravam um desequilíbrio na produção hormonal, aumentando o catabolismo e, consequentemente, a perda de massa magra. O Guru de Ferro foi um dos pioneiros no alerta em relação ao overtraining e seus efeitos destruidores em relação à hipertrofia muscular e performance atlética.

Por fim, quanto à nutrição, temos talvez a área onde Vince era mais polêmico. Abaixo, listarei algumas de suas principais ideias quanto a este assunto:

- Ele dizia que a musculação era feita 85% pela alimentação e que precisávamos comer a cada 3 horas.

- Defendia sempre o baixo consumo de carboidratos, para não embaçar o físico.



- Recomendava que se comesse de 1 a 3 dúzias diárias de ovos, preferencialmente férteis, ou seja “galados”, pois possuíam mais nutrientes. Esse alimento deveria ser consumido sempre inteiro (gema + clara), já que para Vince a proteína só é bem absorvida quando em conjunto com a gordura, haja vista que esta encontra-se sempre presente naquela (fontes naturais, obviamente).

Por isso ele criticava certos suplementos, como o whey protein: proteína isolada do soro do leite, que tem suas gorduras retiradas, fato que prejudicaria a sua assimilação.

- Vince acreditava que só conseguimos digerir algo entre 30 e 35 gramas de proteína por vez, condenando os suplementos que disponibilizavam doses maiores que estas por scoop.

-Uma de suas marcas registradas era a elevada ingestão de comprimidos de fígado dissecado (4 a cada 2 horas). Fazia isso pois via neles uma ótima fonte de proteínas e vitamina B12.

- Dizia que o mais importante não é o quanto você come, mas o quanto assimila, recomendando, então, o consumo de enzimas digestivas.

Só para deixar claro, não se esqueçam de que todas essas ideias foram divulgadas há mais de 50 anos atrás! Reparem que muitas das coisas que fazemos, nos dias de hoje, devemos a esse cara!

Por fim, para encerrar este capítulo, gostaria de citar atletas que já foram treinados por Vince. Para começar temos, Larry Scott, o primeiro Mr. Olympia da história e, por conta disso, o seu discípulo mais famoso. 

Temos também o egípcio Mohamed Makkawy, além de outros atletas com passagens mais curtas por seu ginásio, como Lou Ferrigno ( The incredible Hulk), Frank Zane e Arnold Schwarzenegger.
Vince ainda deu personal para estrelas de cinema como Clint Eastwood, Denzel Washington, Kurt Russell e Carl Weathers (nosso saudoso Apollo Creed (Doutrinador), da série Rocky Balboa).



Vince chegou a competir algumas vezes mas não conquistou nenhum título de grande expressão. Seu foco principal estava em pesquisar, escrever, treinar e ensinar. Além disso, considerava o uso de anabolizantes uma péssima prática, pois prejudicava a saúde.

Quando indagado sobre o fisiculturismo da era Freaky (pós Lee Haney), dizia que estávamos presenciando um show de horrores, com aberrações/gorilas sem simetria alguma: uma vergonha para o esporte, além de ser algo muito perigoso...


No próximo artigo da série começaremos a falar sobre a metodologia do treino 8x8 de Vince Gironda. Até lá!

(Esta série contém 3 partes. Continue a leitura acessando: parte 1parte 2 e parte 3).


FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários

  1. parabens realmente o mestre vince gironda a 50 anos atraz, já previa o futuro. em seus cursos e livros
    sempre esteve a frente de todos, um visionario. excelente divulgação no site, obrigado.jcc


















    ResponderExcluir

Postar um comentário