DESABAFOS DE UM MAROMBEIRO LESIONADO E RECÉM OPERADO - capítulo 1

A casa caiu: desabafos de um marombeiro afastado dos treinos por motivos de saúde

Quero voltar a treinar Dr...
EVENTO 1

Data: Maio de 2013.
Local: Meu jardim.
Lesão: de natureza grave, na fibrocartilagem triangular do punho direito.
Motivo: por manejar repetida e constantemente uma enxada para carpir meu roseiral.
Consequência: dores horríveis ao mexer o punho e comprometimento dos treinos até a presente data, pela impossibilidade dos agarres de supinação e pronação.
Parei de treinar? Não. Criei a série “treinando com lesão”.
Caso cirúrgico? Não era, mas passou a ser.
Data da cirurgia: 10/01/14.
Recuperação: em andamento.

EVENTO 2

Data: Junho de 2013.
Local: irrelevante.
Lesão: indeterminada na época, possível epididimite/orquite.
Motivo: indeterminado.
Consequência: fortes dores nos dois testículos. Dores intermitentes, 24 horas por dia, impossibilidade de treinar pernas e de executar o levantamento terra.
Parei de treinar? Não. “não parou?!?!” Não... sou muito teimoso...
Caso cirúrgico? Não.
Recuperação: ocorreu, mas na verdade, os sintomas eram por outros dois motivos, veja abaixo.

EVENTO 3

Data: agosto de 2013.
Local: consultório médico e posteriormente sala de ultrassom.
Lesão: hérnia inguinal do lado direito.
Motivo: por fatores genéticos, por azar e por treinar pesado há mais de 10 anos.
Consequência: dores no testículo direito e na virilha, dores para andar, subir escadas, levantar, tossir e espirrar. Impossibilidade de voltar a treinar perna e o terra.
Parei de treinar? Apenas pernas e o terra, como dito acima.
Caso cirúrgico? Sim. Ver EVENTO 5.
Recuperação: atualmente em repouso pós-operatório, por tempo indeterminado.

EVENTO 4

Data: setembro de 2013.
Local: sala de ultrassom
Lesão: varicocele no testículo esquerdo.
Motivo: por fatores genéticos e por destino...
Consequência: dores intermitentes e cada vez piores no testículo esquerdo, dores para andar, subir escadas, levantar, tossir e espirrar. Possível início de esterilidade.
Parei de treinar? Apenas pernas e o terra, como dito acima.
Caso cirúrgico? Sim. Ver EVENTO 5.
Recuperação: atualmente em repouso pós-operatório, por tempo indeterminado.

EVENTO 5

Data: 7 de outubro de 2013.
Horário: 7:30
Local: sala de cirurgia
Lesão: varicocele e hérnia inguinal
Fato: cirurgia em andamento, seguida de 30 horas de internação.
Parei de treinar? CLARO!
Recuperação: atualmente em repouso pós-operatório, por tempo indeterminado.


EVENTO 6

Data: 10 de janeiro de 2014.
Horário: 10:30
Local: sala de cirurgia
Lesão: fibrocartilagem triangular do punho direito.
Fato: cirurgia em andamento, seguida de 8 horas de internação.
Parei de treinar? CLARO!
Recuperação: atualmente em repouso pós-operatório, por tempo indeterminado.


Esse será o cenário de mais uma série do “Ensinando Musculação”. Como vocês puderam ver, 2013 não está sendo brincadeira. Atualmente me encontro em recuperação pós-cirúrgica, com dois retalhos no abdômen, um em cada virilha, e tratando do punho direito.

Desde maio fiquei impossibilitado de treinar com a mesma intensidade e com os mesmos pesos, por diversos fatores que foram ocorrendo. Consequência: perdas consideráveis de força, volume, definição e disposição.

Além disso, por conta da cirurgia, fui obrigado a interromper meu trabalho de personal com meus alunos até novembro. E, como se não bastasse, o fato de ter minha própria academia tornou-se uma desvantagem, pois todos os dias me pego olhando os aparelhos, e me imagino treinando um supino pesado, uma rosca direta pesada (que não faço desde maio!). Só evito olhar para o agachamento, por enquanto, pois esse dói só de lembrar. Chego inclusive a sonhar com essas paradas. Para alguém que respira e vive musculação 24 horas por dia, há mais de 10 anos, parar de treinar pela primeira vez não está sendo nada fácil.
Hoje, na academia, só restam ecos dos treinos pesados de outrora. Por todo o chão, manchas secas de minhas próprias lágrimas, do meu sangue e do meu suor... Que falta que você me faz, maromba... 

Mas serei bem sincero com vocês agora, sem papinho de frescurinha, sem sermãozinho de bunda-mole, sem liçãozinha de moral de novela e filme água com açúcar: ao mesmo tempo em que estou perdendo massa muscular, por ter parado de treinar, também estou tendo um dos maiores ganhos de força e de hipertrofia da minha vida, mas dessa vez, treinando minha garra, minha paciência e meu caráter.

Decidi, também, ir atrás de um antigo objetivo meu: criar e desenvolver meu próprio site, para dividir informações de qualidade e divulgar meus serviços. O resultado, até agora, está sendo esse que vocês estão acompanhando. Sinceramente estou satisfeito com o sucesso que o BLOG vem fazendo e consigo ocupar essa grande quantidade de tempo livre que me sobra. Além disso, estou tendo uma oportunidade de reciclar meus conhecimentos, uma vez que gasto diversas horas pesquisando e escrevendo artigos.

Antes de encerrar esse primeiro capítulo, gostaria de agradecer a todas as pessoas que estão me apoiando nesse momento delicado de recuperação. Não quero citar nomes, pois posso cometer a infelicidade de me esquecer de alguém, mas agradeço à equipe médica e do hospital, aos meus pais, familiares e à minha noiva, meus amigos do trabalho, amigos da faculdade, de cursos, professores, amigos da musculação, amigos bem antigos, amigos novos, amigos de amigos, melhores amigos, queridos alunos, leitores e incentivadores do BLOG. Agradeço também à vida, pela oportunidade de aprendizado e superação.

A TODOS VOCÊS, MEU MUITO OBRIGADO!

Nos próximos artigos, vou contar melhor as histórias desses cinco eventos...

ATENÇÃO: esta série contém várias partes. Continue a leitura acessando:
- PARTE 1: Introdução e apresentação dos eventos da série.
- PARTE 2: Um jardineiro com o punho lesionado
- PARTE 3: A epididimite
- PARTE 4: A hérnia e a varicocele I
- PARTE 5: A hérnia e a varicocele II
- PARTE 6: CRÔNICAS DE UMA CIRURGIA - PARTE I
- PARTE 7: CRÔNICAS DE UMA CIRURGIA - PARTE II



FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários

  1. Caraca... 2013 veio com tudo.
    Melhoras !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Carlos! Da operação já recebi alta, só falta terminar de recuperar o punho. Abração!

      Excluir
  2. Velho, tenho lesão da muscular patelar desde de os 14 anos, nunca fiz musculação, até que em 2014, aos 38 pesando 127 Kg nos meus míseros 1,80 mt, ficando careca, fui posto no mercado e tive que retomar a caça novamente.
    Olhei pro que tinha, pensei, to na merda.
    Colei no meu irmão que é um profissional da área como você e implorei perdão por qualquer coisa e pedi ajuda, afinal estava depenado também, efeito colateral.
    Confesso que no inicio era com a pretensão de ficar pimpão, mas descobri na musculação uma paixão, um hobby e pior, um vício.
    Escolhi um horário em que a acadêmia está praticamente vazia, só eu e os ferros, malho sozinho, pra não perder o foco com conversa.
    Hoje, com 93 Kg e % de gordura corporal em 17.45, me arrisco a fazer agachamento, mesmo com meu joelho fazendo mais barulho que um pedaço de pau se partindo. Mas feliz pra porra pois hoje posso subir e descer escadas sem a ajuda do corrimão ou sem ter que usar a panturrilha pra vencer os degrau.
    Encontrei no seu Blog, além de uma fonte hilária de inspiração, muitas informações, sobre os mais variados assuntos.
    Comecei já a Dieta do Guerreiro e estou sobrevivendo bem ao 14 dia, confesso que a cerveja ainda não saiu do cardápio, mas, sou humano, sujeito a falhas.
    Com base nas informações contidas em tipos de fibras, montei um treino eu mesmo que vou aplicar durante 3 meses e depois avaliarei os resultados, como disse, sem grana ainda pra me dispor do uso de um profissional competente, ainda sobre efeitos colaterais.
    Torço para que esteja completamente recuperado e treinando pesado, crescendo horrores, e peço que nunca pense em abandonar o Blog, acredito que assim como eu, muita gente pode aprender um pouco e se dedicar um muito com essa sua colaboração voluntária.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ae meu amigo. Publico seu comentário com gosto e parabéns pela superação. Continue batalhando e acompanhando o blog. Tente acompanhar esse joelho aí cara, pra se manter no esporte por muitos anos.
      Infelizmente ainda não estou 100%, mas treino o mais pesado que posso pois esta é minha vida. Bora pra cima. abração!
      Paiotti

      Excluir
  3. Vc é um exemplo de superação! Eu era muito gordo, 13 anos com 90kg, com muita força de vontade emagreci, fiquei com 65kg, estava na academia indo muito bem: dieta, treino, descanso. Puts, mas parece que a vida dá com uma mão e tira com a outra.
    Descobri um Hérnia inguinal recentemente, agora tenho que esperar pelo SUS (ser pobre é foda). Depois da cirurgia vou ter que parar de treinar pra sempre ou vou poder voltar, mas não poderei treinar certos músculos? Me ajuda, por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala man.
      Depois da cirurgia vc terá de fazer, no mínimo, 30 dias de repouso em relação à atividade física. Depois disso, levará algo em torno de mais um 1 a 2 meses para voltar a treinar bem. Se a cirurgia for feita por laparoscopia, o dano é menor e a recuperação é mais rápida.
      Mas fique tranquilo. Depois de uma boa recuperação, em algum dia, vc deverá voltar a levar uma vida normal. boa sorte!

      Excluir

Postar um comentário