SOBRE O AERÓBICO EM JEJUM (AEJ) – PARTE 2

Fala galera, tranquilidade?

Peço a todos que não sejam apenas leitores passivos do site, que vêm aqui sugar um pouco de conhecimento sem dar nada em troca: cliquem em curtir (aí do seu lado direito no cabeçalho do texto), não custa nada... Se você gostou da leitura, compartilhe, assim ajudará a divulgar o site. Obrigado.

Conforme prometido, hoje irei continuar a expor sobre o tema do aeróbico em jejum. Se eu não te espantei no último artigo, e você voltou para saber mais sobre o assunto, meus parabéns e obrigado! Agradeço também a quem me mandou email me parabenizando sobre a série, é demais de gratificante ver que seu trabalho está influenciando as pessoas!

ENTENDENDO O MÉTODO

Primeiramente, quero que você entenda uma coisa: nossa fonte de energia primária é o glicogênio, ok? Não é a gordura, longe disso, já que o corpo prefere inclusive queimar massa muscular a usá-la. O glicogênio é estocado nos músculos e no fígado e serve para dar a energia que precisamos pra executar nossas tarefas, inclusive treinar. 

Acontece que se a Mariazinha (que não é tão “zinha” assim já que está muito acima do peso) for fazer algum exercício aeróbico para emagrecer, e neste exercício ela correr apenas 20 minutos e depois for para casa toda feliz comer uns docinhos, putz Mariazinha, sinto te dizer, você perdeu seu tempo e não emagreceu nada.

Para que você tenha uma noção do que estamos tratando aqui, gostaria de lhe informar que a nossa amiga gastou apenas o glicogênio que o corpo dela possuía para executar alguma atividade qualquer. Ela não fez nada demais, praticamente apenas se cansou.

“Ahhh, entendi! O Fernando falou que aeróbico não serve pra emagrecer... entendi.”

Aff!! Eu não falei isso, demônio!! O que acontece é que o corpo demora algo como 20-40 minutos para gastar o glicogênio acumulado. Citei entre 20 e 40 pois a literatura diverge. Como não quero tomar partido de ninguém, e de fato cada corpo é um corpo, cada pessoa responde de forma diferente a um mesmo estímulo, vamos ficar em cima do muro? 30 minutos, ok?

Admitindo que o corpo demore 30 minutos para gastar todo o glicogênio, a partir do trigésimo primeiro minuto nós começaríamos a gastar gordura. Isso sem mencionar a massa muscular! Na boa galera, o corpo humano é péssimo quando o assunto é queima eficiente de gordura. Por questões evolutivas e de sobrevivência, acabamos sendo programados para gastar glicogênio e músculo em detrimento da gordura, guardada sempre como a última salvação.

Voltando ao exemplo bizarro que citei anteriormente, com 31 minutos, iniciar-se-ia a queima da gordureba. Aí quanto tempo mais você teria que correr? Mais 1 minuto? “Ufa, gastei gordura por um minuto, acho que já tá bom por hoje! Essa foi fácil!” Por duas horas?! “Ach...o ... que... tá... bom... poroje... to meio... mals...”. complicado né?!

E seja um minuto, seja uma hora, fique o tempo todo dando “tchaaauuu músculo! Tchau bíceps querido, se cuida! Vai na paz trapézio! Té mais dorsal, é nois!”. Bom, deu pra pegar a ideia né? Apresento aqui o pesadelo de todo marombeiro: 

COMO DEFINIR SEM PERDER A TÃO QUERIDA MASSA MUSCULAR?

UMA das maneiras possíveis (não é a única), seria a utilização do treino de aeróbico em jejum. Finalmente entramos no tema! Como ele funciona: quando dormimos, em média 6-8 horas, nosso organismo arregaça o glicogênio para nos manter vivos. Quando acordamos, passadas pelo menos essas 6 horas de sono, nosso glicogênio praticamente evaporou, sumiu.

Caso pratiquemos um exercício, de baixa intensidade, neste momento, a gordura é quem será recrutada como fonte de energia, e digo mais, preste bastante atenção agora, cole no seu mural, no papel de parede, tatue no seu corpitchos, estampe numa camiseta, enfim, lembre-se: apenas de 5 a 15%  de catabolismo muscular ocorrerá (5 a 15% apenas da energia gasta no exercício terá como fonte a massa muscular), valor muito inferior ao que obteríamos caso tivéssemos feito exercícios aeróbicos depois do treino! "ahh... aí eu vi vantagem!". Teremos de 85 a 95% de energia oriunda da queima de gordura!

Mas lembre-se, deve ocorrer um jejum de pelo menos 6 horas (o ideal é que seja mais), para garantir que você tenha esgotado boa parte de seu glicogênio. Não vale aqui comer uma feijoadinha antes de se deitar, dormir 4 horas e sair todo paquitão fazendo aeróbico em jejum que você já estragou tudo. Não vai rolar.

                        (Fanfarrão, se essa foi a ceia antes de mimir... esquece!)
                                                
COMEÇANDO O MÉTODO

Fulano dormiu exatamente 7 horas e 42 minutos. Despertador tocou: hoje é dia de treino em jejum! O que ele deverá fazer pra começar a brincadeira?

1-      Beber muita água. Em milhares de lugares os quais pesquisei tempos atrás sobre a quantidade de água ingerida, encontrava sempre o número mágico “500ml”. Quer dizer, se o Sr. Barriga quando pesava 130kg ou o Sr. Madruga que pesava 40kg fossem fazer o treino, teriam ambos que tomar 500ml de água em jejum?! Estranho não? Recomendo a você que tente tomar ao menos 250ml, ok? Se conseguir tomar mais, show! Se beber meio litro, nossa parabéns cara! Você verá que toda essa quantidade de água não será fácil de se beber logo ao sair da cama e terá um gosto horrível ao descer pela sua garganta: parece que você está bebendo chá de bosta com adoçante, portanto, não se assuste. A função de toda essa ingestão de água visa à prevenção da desidratação.

2-      Usar termogênicos para maximizar a queima de gordura! Olha, dava pra escrever um texto gigantesco apenas sobre isso. Vou passar 2 receitas a seguir: 

A-     Clássica ECA (cafeína + efedrina + aspirina). As doses ficam por sua conta, prefiro não me comprometer, já que gosto mais do esquema abaixo, pela simplicidade. Sei que os efeitos serão inferiores, já que essa combinação de ECA é show de bola, mas qualquer pessoa pode utilizar minha receitinha caseira e não correremos o risco de machucar o coraçãozinho de ninguém num efeito colateral.
B-    Minha própria receita: Chá verde, em chá mesmo, não cápsulas, bem concentrado, em 250ml de água, 1-2 colheres de sobremesa de pó de guaraná, tudo isso misturado com chá de gengibre e canela em pó a gosto. Eu sei, eu sei, é horrível demais. Por isso, colocou no copo, bateu, virou, dançou.

Recomendo muito que se use um termogênico, pois fará muita diferença, vai te ajudar a queimar ainda mais gordura, maximizando os resultados! Tente usar algo, ECA, cafeína solo, sei lá, nem que você beba apenas um chá verde ou uma xícara de café preto. Pode ver que minha receita é bobinha, com coisas simples que você poderá ter na sua casa. Mas não se engane, ela é capaz de ótimos resultados, e o melhor de tudo é que possui bastantes antioxidantes. E mesmo tomando o termogênico, não se esqueça de beber bastante água.


Recapitulando, depois de ter dormido por mais de 6 horas, você vai levantar, tomar seu termogênico+ água ou apenas água (caso prefira), tudo sem enrolação. Vai se trocar, escovar os dentes pra tirar o bafo de onça. O termogênico vai demorar uns minutinhos pra fazer efeito, então, aproveite para arrumar o quarto e deixar a comida e a suplementação engatilhadas na cozinha para quando você voltar. Feito isso (uns 10 minutos depois), vamos iniciar nosso aeróbico de baixa intensidade, vou até repetir, BAIXA INTENSIDADE, ok? No que consistirá essa atividade?

Caminhada a passos rápidos, ou seja, caminhada acelerada, não é pra correr meu Deus! Se você me perguntar o que considero uma caminhada acelerada, eu diria que é aquela que você faz até o banheiro quando te bate aquela PUTA! dor de barriga e você precisa salvar suas calças, porém não quer chamar a atenção da galera ao seu redor, então você não vai correndo, apesar do seu desespero. Vai apressado, mas vai suave, demonstrando falsa tranquilidade.

É pra caminhar, então, ok?

Um trote leve também serve, mas não é para passear no bosque saindo todo saltitante, vai na moralzinha. Umas pedaladas bem moderadas podem ser usadas. Para quem curte uma pegada mais quadrada, uma explicação mais certinha, vou colocar aqui os batimentos cardíacos, só para ninguém reclamar: na faixa de 60%.

Exemplificando, eu sempre fiz a tal da caminhada acelerada pela rua. Já a minha namorada, prefere caminhar na esteira. Se você possuir uma bicicleta em casa, também poderá usar. Ficamos entendidos até aqui?



De quanto tempo será essa caminhada? Essa pergunta eu responderei no próximo e último artigo da série do aeróbico em jejum, combinado?

(Essa série contém 3 partes. Continue a leitura acessando:parte 1parte 2 e parte 3).



FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários

  1. Muito bom o texto. Faço AEJ aos fins de semana, e os resultados são incríveis. Pesquisei muito a respeito e posso dizer que seu texto está excelente e esclarecedor. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, te agradeço pelo comentário. Os resultados são incríveis mesmo e, por serem de baixa intensidade, podem ser feito por qualquer pessoa. É um método excelente e que dá resultados de verdade. Qualquer dúvida fique a vontade para mandar email.
      Obrigado!
      Forte abraço,
      Fernando Paiotti.

      Excluir
  2. Fala, Fernando! Cara, primeiro parabéns pelo site, ficou show de bola! Muita informação boa sobre treinos e, principalmente, alimentação, que é o mais importante.
    Comecei a tomar o poderoso chá verde e a praticar AEJ graças aos seus artigos. Foram muito convincentes e me tiraram muitas dúvidas também.

    Encomendei um lipo 6 para maximizar a perda de gordura. Queria saber se você indica tomá-lo assim que acordar e já partir para o AEJ ou isso seria prejudicial? Lembrando que faço o AEJ do jeito q tu mencionou.. 40-45 min de baixa intensidade.
    Outra dica que eu pediria seria com relação ao meu café da manhã pós AEJ: To comendo 2 fatias de pão integral 12 grãos com meia lata de atum ao natural + um copo de leite desnatado batido com 1 banana e 2 colheres de sopa cheias de aveia.
    Desde já agradeço e parabenizo-o novamente.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala parceiro, tudo na paz? Obrigado pelas palavras, é gratificante saber que estou fazendo a diferença na vida das pessoas.
      Eu, particularmente, não curto termogênicos industrializados, mas se o cliente pede, eu indico. O que mais gosto é da combinação chá verde + guaraná + gengibre. Como vc decidiu pelo lipo 6, ok. pode toma em jejum e fazer o treino sim. mas nao tome guaraná nem café junto porque ele já tem cafeína.
      Seu café da manhã, pra quem faz alimentação 100% natural, está legal. só tente colocar uma vitamina C ou antioxidantes quaisquer, como frutas tipo acerola ou berries (morango, amora, framboesa), ou amêndoas.

      Forte abraço. Caso possa, divulgue o site entre os amigos e, caso tenha interesse, mande email para se informar sobre meus serviços de consultoria.
      Bons treinos!

      Excluir
  3. Obg pelas respostas. Vo divulgar sim, principalmente com relação ao AEJ. Tem muita gente dizendo pra mim que isso não resolve por ser de baixa intensidade e/ou pode ser prejudicial por causa do jejum. Vo indicar que leiam estes artigos aqui do site.

    Eu comprei uma whey + caseína q deve chegar dentro de uns 20 dias. Na parte 3 deste artigo vc indica o q ingerir depois do AEJ.
    Aqui vai outra dúvida: melhor eu manter minha alimentação natural mesmo ou, nos dias que faço AEJ (terça, quinta e sábado), suplementar com whey e/ou caseína + vitamina C + bcaa??
    Abração cara!
    Sucesso!
    Vlw novamente ae!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, parceiro, valeu.

      O melhor horário para consumir caseína é antes de dormir. Nunca a tome como única fonte de proteína no pós treino. Ela é de absorção lenta e não serve nem para o jejum, nem para o pós-treino (dá uma olhada na parte 6 da série sobre ovos). Escolha sempre o whey.

      Vc até pode tomar a caseína junto dele, fazendo um mix proteico para ter aminos por mais tempo no sangue. Vai do seu bolso.

      Se vc acha o seu BF MUITO alto e está desesperado para baixá-lo, vc poderá fazer uma refeição, 30 min apos o AEJ, com esses sups. de proteina, bcaa, vit C e glutamina (sem carbos). Sem os aminos, vc vai jogar dinheiro fora, já que o whey será utilizado como fonte de energia.

      É isso man, é o melhor que posso fazer pra alguém de fora da consultoria.
      Forte abraço e sucesso nos treinos!

      Fernando Paiotti.

      Excluir
  4. Fernando, pesquisei em varios sites, mas o seu indiscutivelmente e o melhor. As informações estao muito claras e objetivas. Em seu texto foi usado o exemplo da feijoada antes de dormir para ilustrar uma alimentação que deve ser evitada antes de dormir para quem vai fazer aerobico em jejum. Eu gostaria de saber qual seria uma alimentação ideal antes de dormir para quem deseja fazer aerobico em jejum no dia seguinte. Eu gosto de tomar abulmina antes de dormir, gostaria de saber se tomando abulmina antes de dormir pode prejudicar o treino aerobico em jejum no outro dia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço os elogios.
      Não há problema algum. Continue tomando sua albumina.
      abraço!
      Fernando Paiotti

      Excluir
  5. Olá, esse tal de AEJ pode ser feito todos os dias? ou eu vou perder muita massa magra?
    Obrigado pelas dicas!
    Site excelente!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Pode e não vai perder muita massa magra, mas não é assim que se pratica a atividade, começando todos os dias. Em pouco tempo vc vai estagnar.

      Caso tenha interesse em fazer uma consultoria online comigo, com um trabalho de qualidade envolvendo treino e dieta, entre em contato.
      abraços

      Excluir
  6. Excelentes dicas!! E tomar o cafe com oléo de coco ajuda também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Lilian, não recomendo. Vai é te atrapalhar, na verdade...

      Excluir

Postar um comentário