SOBRE O AERÓBICO EM JEJUM (AEJ) – PARTE 3

Fala rapaziada! Chegou!!! Trago hoje o último texto dessa série que já está bombando! Fiquei feliz pela repercussão gerada! 

Antes de começarmos, não deixem de curtir a página do site no facebook, clicando AQUI.
Se possível, divulguem e compartilhem meu trabalho entre os amigos, assim, estarão ajudando na minha divulgação.


Para aqueles que têm interesse numa consultoria online em treino e dieta, com preço justo e profissionalismo de alta qualidade, acessem minha página de serviços, clicando AQUI, onde explico, detalhadamente, como funciona meu trabalho, exponho fotos e comentários de alunos, além, é claro, do meu currículo. Obrigado!
Bora discutir sobre aeróbio em jejum?!

NOTA DO AUTOR: Lembram-se de que na parte 1 desta série, ao final do artigo, eu prometi explicar o porquê de se fazer este tipo de aeróbico em baixa intensidade? E vocês repararam que eu omiti essa informação na parte 2? "é verdade!! responde logo então, seu porra!".

Preferi fazer essas explicações dentro da segunda parte da série "entendendo as fibras musculares" (cliquem no link e leiam por lá, para um aprendizado mais proveitoso).

Voltando de onde paramos anteriormente:

De quanto tempo será essa caminhada em jejum?
Ela poderá durar até 45 minutos, NUNCA exceda esse tempo. Porém, 45 minutos é o tempo limite de alguém já habituado à prática do aeróbico em jejum se exercitar. O iniciante deve começar com 10 minutos. Aumente em 5 minutos a cada semana ou dois treinos, ou seja, nessa semana você iniciará o treino, fazendo 10 minutos, aí na próxima, você sobe para 15 minutos. Na outra para 20. E por aí vai. Caso tenha confiança, aumente de 10 em 10 minutos a partir da terceira semana.

Porque disse para não exceder 45 minutos? Porque esse seria o período limite que se acredita não catabolizar massa muscular em excesso, onde ficamos dentro daquela faixa que citei anteriormente de 5 a 15%. Passado esse tempo, catabolizar-se-á excessivamente a musculatura.

"Ah, mas eu não tô nem aí! Vou fazer por 1 hora!" Beleza... azar o seu... A galera que perde peso de qualquer jeito, pensando apenas em quantidade dentro do menor tempo possível, queima massa muscular excessivamente! Principalmente a mulherada nessas dietas ridículas de revistas. Você pode até emagrecer usando esses métodos escrotos, sem fazer exercícios e tudo mais, mas depois não chore por estar toda flácida ou por ter ganho ainda mais peso do que quando começou. 

Efeitos das dietas da moda... tudo lixo pra enganar a mulherada.


OBSERVAÇÕES IMPORTANTES!!!!

Não comece a fazer o aeróbico em jejum sem levar uma prevenção no bolso com você!!

Nuoooossa!! Puta merda, parou, parou!! O cara vai mandar levar uma hihihi camisinha quando for fazer aeróbico em jejum?!!? Agora avacalhou!! É pra treinar ou pra...” Não demônio!!! Parou você! Calma...

A prevenção é um docinho, um chocolatinho, um bombom de sua preferência, um pirulito de coração... Caso você se sinta mal, coisa que pode acontecer devido à baixa glicemia, já que passou muitas horas em jejum, você interromperá o exercício e comerá a guloseima, pois ela vai te dar uma glicose e esse mal estar (tontura, tremedeira, sudorese gelada) vai passar.

Eu mesmo nunca tive esse azar de passar mal, então nunca usei os tais docinhos, mas sempre os levei, pois sabia que poderia correr riscos. Isso é relativo e varia de pessoa para pessoa, não se assuste nem se sinta inferiorizado caso aconteça. Cada um, cada um.

Agora, ê lelê, vou fazer duas ressalvas e, PELO AMOR DE DEUS, conto com a colaboração de todos, sem esculachar, ok?

1-      Não me vá sair de casa, dar dois passos e começar “ai tô passando mal já! Será que vou desmaiar? Já vou comer o docinho... cadê ele? Aiii, acho que vou desmaiar, Fernando maldito! Chomp chomp” (chomp é uma onomatopeia que simboliza a mastigação nos quadrinhos, para quem não sabe). Poxa não é por aí também, tenha vergonha na cara, fosse assim, como você consegue ir ao banheiro quando acorda, sem desmaiar?? Transar pela manhã então, nem se fala! Manchete: "casal apaixonado morre após prática sexual em jejum". Parou né?!

2-      Nossa, e esse segundo caso que vou relatar, também é barra pesada... É para levar um docinho no bolso, não há necessidade de levar uma caixa de bombom, muito menos uma barra de 1kg de chocolate. Ou pior né, o cara vai e leva uma mochila junto cheia de comida. Aí o cara de pau passa mal, começa comer todos os doces que levou dizendo: “pelo sim pelo não né? Vai que eu desmaio, melhor garantir e comer muito açúcar”.

Se você fizer uma dessas duas coisas, você é um fanfarrão de primeira. Nem tente mais o treino, por favor!  
Olhem só a fanfarrona iniciando o aeróbico em jejum com a prevenção dela... tsc, tsc.

Voltando, ao terminar o treino, não coma nada, beba apenas água, pelos próximos 20-30 minutos. Acontece que mesmo depois de parar o exercício, o corpo continua acelerado, queimando gordura adoidado por aproximadamente 30 minutos. Caso você coma, interromperá esse processo, e nossa ideia aqui é sempre maximizar resultados. Aproveite para tomar banho e se preparar para suas rotinas diárias, faça uma planilha/diário de como foi o treino, quanto tempo treinou, como se sentiu, quanto está emagrecendo, isso fará muita diferença, portanto, acompanhe e registre seus treinos!

O que comer e suplementar depois dos 20-30 minutos?

Sugestão: 
I- suplementos: whey protein, BCAA, glutamina, vitamina C.
II- comida: aveia, ovos, pão integral.

Para que seu Whey não vire energia, já que não será consumido com carbos de alto índice glicêmico, recomenda-se o uso de BCAAs e gluta. A vitamina C tem sua importância aqui por ser antioxidante, mas não abuse da dose para não jogar dinheiro fora, ou melhor, na privada...

Reparem que na sugestão dada não há nenhum carbo de alto índice glicêmico. O intuito disso é evitarmos o pico de insulina que eles geram e prejudicarmos uma queima de gordura que ainda esteja em ação. Ou seja, esse protocolo de suplementação foi desenvolvido para quem quer otimizar ao máximo a perda de banha. Se este não for o seu caso, acrescente dextrose ou malto ao shake.

No que tange à alimentação sólida, recomendo, e muito, o uso da aveia. É o melhor carbo para consumirmos no café da manhã. Tente comer alguns ovos também e saiba que uma banana depois de tudo, não seria nada mal. Esta sugestão II é para substituir a I, no caso de pessoas que não utilizam nenhum tipo de suplementação, ou para ser consumida por volta de 30 minutos depois do shake de whey e cia.


Quero fazer uma ressalva, a qual julgo de extrema importância: há quem use BCAAvitamina C e glutamina antes de iniciar o AEJ. Acreditam que isso não quebra a ideia de jejum e pode evitar catabolismo muscular, ou seja, diminui os riscos de se perder massa magra durante o treino. Já ouvi falar inclusive de gente que toma cápsulas de BCAA durante a caminhada...

O comentário quanto a isso é simples: NÃO UTILIZE! Tome apenas o termogênico e nada mais! Você vai sabotar a proposta do programa uma vez que prejudicará a queima de gordura por oferecer uma fonte alternativa de energia: os aminoácidos. Só gostaria de deixar claro que na dieta do guerreiro, por exemplo, esse trio citado acima é utilizado por diversas vezes durante o under, mas o propósito lá é outro (clique no link para conhecer a série)!

Uma última pergunta: quantas vezes por semana faço o treino? Acho legal três, em dias alternados. Se você perceber que os resultados estão estagnando, aumente. Se perceber que está perdendo muita massa muscular (dica: perder mais de 1kg por semana pode ser sinal de que massa muscular está te dando tchau) veja se você realmente está seguindo o método à risca e se o aeróbico realmente está sendo feito em baixa intensidade. Se nada disso ajudar, diminua a frequência com que treina em jejum.

Para deixar o artigo mais completo, gostaria de citar um pesquisador da área, cujo trabalho me interessou: um sueco chamado Torbjorn Akerfeldt. Esse parceiro confirma totalmente a eficácia do AEJ e aponta que o mesmo é capaz de solicitar 3 vezes mais gordura do que um aeróbico à moda tradicional! Ele também afirma que se deve dormir ao menos 6 horas seguidas para esgotarmos o glicogênio antes de fazer esse tipo de treino.

Para encerrar, trago, como prometido, duas experiências minhas com o aeróbico em jejum:

1-      Dez 2007/Fev 2008. Minha primeira experiência com o tema. Treinei por 8 semanas seguidas. Perdi exatamente 8kg, praticamente 1kg por semana. Acabei exagerando e perdi massa muscular junto. Cabação, fazia as caminhadas rápido demais. Na época, não usei nenhum termogênico. A suplementação consistia em whey com dextrose 30 minutos depois do aeróbico.  Não senti tontura nenhuma vez sequer, comecei com 5 minutos e fui aumentando de 10 em 10 minutos por semana, parando em 45 minutos. Utilizava de segunda a sexta. Principal resultado foi visto na linha da cintura (perdi 11cm. É o OFF foi pesado hehe). Maior erro de todos que cometi, é que nessa dieta de definição, acabei restringindo demais os carbos durante o dia e perdi muita massa muscular nessa brincadeira... Em breve espero escrever um artigo sobre os carbos e a dieta de definição: percebo que as pessoas têm uma visão totalmente errônea quanto ao consumo de carboidratos, um medo inclusive. Falo isso pra defender o aeróbico em jejum que mesmo com alguns erros, deu resultados legais.
poxa fiz errado 

2-        Jan 2009/Fev 2009. Minha segunda experiência. Oito semanas novamente. Dessa vez perdi 4 kg. Usei cafeína como termogênico; Whey e dextrose, depois. Caminhava mais suave, não tão apressado. Perdi poucas medidas (refiro-me à musculatura). A perda maior foi de gordura abdominal. Cuidei melhor do carbo na dieta para evitar repetir erros passados. Recomendo isso a todos: aprenda com seus erros. É errando que se aprende, especialmente quando o assunto é musculação. Nos livros tudo funciona direitinho, mas quando chega a hora de utilizar no mundo real, a coisa é outra...

eba fiz tudo certin
CONCLUSÃO

A prática do aeróbico em jejum não é nenhuma novidade, pelo contrário. Ela consiste em se executar um exercício de baixa intensidade, como a caminhada, logo após acordar, depois de pelo menos 6 horas de sono. Antes de iniciar o exercício, beba muita água e procure utilizar um termogênico. Faça seu treino, nunca excedendo 45 minutos e, para os iniciantes, comece com 10 minutos aumentando de semana para semana.

Procure treinar com uma frequência de 3 vezes por semana em dias alternados. Depois do treino, não coma nada pelos próximos 30 minutos que virão. Evite suplementar com carbos de alto IG, pois isso gerará um pico de insulina, fato que impedirá a continuação da queima de gordura. Utilize, caso queira e possa, whey, glutamina, BCAAs e vitamina C.

Bom galera, é isso que eu tinha para contar a vocês sobre o aeróbico em jejum. Espero que tenham gostado da série! Até a próxima!

(Essa série contém 3 partes. Continue a leitura acessando: parte 1parte 2 e parte 3).



FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários

  1. Fernando, posso fazer treino de musculação após o aeróbico em jejum?
    Se sim, em que condições?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Lucíola.
      Se vc está se referindo a fazer o treino com pesos IMEDIATAMENTE após a caminhada de baixa intensidade, a resposta é: em hipótese alguma.

      Vai ser extremamente catabólico, pois vc já estará várias horas em jejum e o treino vai ser totalmente improdutivo e aproveitar muita massa muscular como fonte de energia.

      Se vc diz depois de tomar café (30 min após o AEJ), não seria "proibido", mas não acho legal, já que em matéria de produtividade, talvez deixe a desejar e seja catabólico. Recomendo que vc alterne dias de AEJ e dias de treino. Se o seu tempo for muito apertado e não tivermos outra opção, aí vamos ter q fazer no mesmo dia...
      A dica que te dou é caprichar e MUITO no café da manhã, consumindo muitos carbos.
      Depois do treino, faça uma refeição legal, com antioxidantes, carbos simples e, principalmente, proteinas.

      Abs

      Excluir
    2. Boa tarde! O indicado então seria fazer o AEJ pela manhã e a tarde ou noite treinar musculação?

      Excluir
    3. Pode ser, mas nada impede que você faça o treino de manhã, após o desjejum ou uma refeição qualquer.

      Excluir
  2. Fernando, nunca durmo mais que 5 horas , e viável fazer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Marisa. Gostei da pergunta porque mostra que na prática nem tudo sai bonito como queremos. Primeiro precisamos ver se o seu problema é uma vida muito corrida/atarefada ou se o problema é simplesmente insônia. Se vc tem possibilidade de ficar mais tempo na cama, tente arrumar um jeito, não só pelo AEJ, mas por vc. Um marombeiro dedicado precisa de pelo menos 7 horas diárias. No longo prazo vc vai se prejudicar... Se nada disso for possível, sugiro tentar o AEJ aos finais de semana, porque geralmente dá pra dormir mais. Se nem isso vc conseguir, tente fazer a última refeição do dia um bom tempo antes de dormir, e faça o AEJ mesmo dormindo essas 5 horinhas. Tenha em mente que estas são as particularidades da sua vida e, entre fazer com menos de 100% de eficácia, e não fazer, acho melhor optarmos pela primeira certo? Aí vc fica de olho na perda de peso, se está rolando, se o BF está diminuindo, etc. Mesmo porque, se o seu problema é falta de tempo, convenhamos que cardiovasculares tradicionais, do tipo 90 min de esteira, seriam uma verdadeira catástrofe na administração do seu tempo livre.
      Boa sorte, abraços
      Fernando Paiotti

      Excluir
    2. Fala Fernando, ótimo Post. Parabéns. Minha dúvida é a seguinte: Eu durmo 8 horas diarias, mas logo pela manha tenho algumas tarefas que me impedem de fazer o AEJ, sendo assim eu posso fazer o AEJ cerca de 1 a 2 horas depois de levantar ??

      Excluir
    3. Fala Deyvis!
      Agradeço a gentileza. Infelizmente, terei de recomendar que você não faça o AEJ numa situação destas.
      O propósito deste método é que a atividade seja imediata. Sinceramente, acredito que nessas 2 horas acordado você criará um ambiente absurdamente catabólico, bastante regado a cortisol, e vai perder um bocado de massa magra na brincadeira.

      Tente planejar melhor a sua rotina ou quem sabe encontrar algum dia livre para praticar este protocolo de treinamento, combinado?

      Forte abraço cara!
      Fernando Paiotti

      Excluir
    4. Valeu Fernando, muito obrigado pelas dicas e vou tentar organizar melhor meus horarios. Grande Abraço!

      Excluir
  3. Fernando me tira uma dúvida, vi que você recomenda fazer 3x na semana o AEJ, eu queria saber se tem algum risco de fazer todos os dias, também queria saber se eu posso alternar com a bicicleta ergométrica. Além disso, eu costumo me alimentar uns 20 minutos depois do treino (shake de leite desnatado, 2 bananas, 2 colheres de aveia, 2 colheres de linhaça e 2 paçocas). Vou colocar a Gluta nesse shake, queria saber se alguma fonte de vitamina C poderia ser posta nessa refeição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. comece com 3x e ao longo do programa de cutting, vá aumentando até, quem sabe, chegar a 7x/semana. Pode fazer bike sim. Pode usar vit C sim... Tá faltando proteína nessa refeição aí. Abraços. Fernando Paiotti

      Excluir
  4. Oi Fernando, tudo bem? Gostaria de tirar duas dúvidas..
    1. Voce disse que o ideal para comer 30 min depois do aej seria ovos aveia e pão integral.. Mas também disse que uma banana cairia bem. A banana não tem alto índice glicêmico? Como Você disse, nao atrapalharia a continuação de queima de gordura? Eu particularmente amo banana, mas evito por isso.. Poderia então comer banana com aveia sem atrapalhar a queima?
    2.O aej precisa ser necessariamente uma caminhada acelerada? Eu moro em apartamento e não tenho esteira nem bicicleta.. Ouvi dizer que pular corda é muito intenso para o aej, você concorda? E subir e descer escadas, poderia? Tem alguma opção em mente?
    Obrigada,
    Marcela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, como vai?
      1- A banana tem, a rigor, índice glicêmico moderado. Ao contrário do que se imagina, as frutas normalmente não tem IGs muito altos, especialmente se consumidas com casca. No caso em questão, por não ser uma refeição exclusivamente composta por banana, tendo a aveia (que atrasa bastante a digestão) e os ovos, você acaba tendo um esvaziamento gástrico ainda mais lento. Caso queira, insira uma colher de chá de canela para diminuir ainda mais o IG na refeição. Há um artigo sobre isso aqui no site. resumindo: pode comer? sim. pode atrapalhar? depende dos seus objetivos e do grau em que se encontra sua dieta...

      2- Não. Acho pular corda intenso, sim, mas se não tiver outra alternativa, use. Já vi muita gente que treina subindo e descendo escadas. o problema será fazer isso nos dias que sucedem um treino de pernas verdadeiro e pesado (inviável).

      sinceramente, não temos certo e errado em nada do que vc perguntou. tem o mais adequado e o menos, e isto ainda irá variar de pessoa para pessoa... minha sugestão é sempre se arriscar para ver no que vai dar. se depois de algumas semanas os resultados não forem os esperados, tente novas coisas.

      abraços,
      Fernando Paiotti

      Excluir
  5. Boa tarde Fernando.

    Gostaria de saber como você recomenda que seja a ingestão de carboidratos durante o período de realização do treino em jejum, para que não haja perda excessiva de massa magra. Durante esse período, você treinava musculação normalmente, todos os dias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala cara.
      Os carbos devem ser reduzidos aos poucos para deixar a dieta cada vez mais hipocalórica e aumentar a perda de gordura. Cada um tem seu próprio jeito de fazer isso.
      Perda excessiva de massa magra vc vai segurar com várias coisas como suplementos, proteína, carb up e não chutando a pau na redução dos carbos.
      Os treinos são normais, com ou sem AEJ. Não treino todo dia. Aqui não há uma resposta que seja a mais certa, tudo vai depender dos objetivos da pessoa.
      Abraços!

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta Fernando. O blog está muito esclarecedor e com tua experiência própria nos assuntos fica melhor ainda!
      Treino musculação de segunda a sexta e vou começar com os AEJ três vezes por semana. Fico em dúvida se posso fazer o AEJ pela manhã e musculação a noite, ou se é melhor intercalar, para não haver perda excessiva de massa muscular, visto a carga de exercícios.

      Excluir
    3. Olá. Pode começar intercalando, mas uma hora ou outra, será inevitável fazer no mesmo dia, já que vc terá de aumentar a frequência do AEJ na semana. caso tenha interesse em fazer uma consultoria comigo, para eu te acompanhar com treino, dieta, etc, entre em contato por email.

      agradeço as palavras e peço para divulgar meu trabalho entre os amigos.
      Boa sorte Mauricio, abraços!

      Excluir
  6. Iai Fernando, blz ? Queria te parabenizar pela ótima matéria, mas tenho uma duvida: não seria melhor esperar alguns minutos depois de tomar o termogênico, para que o corpo absorva o suplemento ? ou ir fazer o aeróbico assim que tomar o termogênico ? Ficarei muito grato se me ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala cara.
      Obrigado.
      Sim, por isso eu recomendo na série que vc tome logo ao acordar e depois vá se trocar, arrumar o quarto, escovar os dentes etc. saindo 20 min depois de beber está ok, assim o efeito já começa durante o AEJ, mesmo pq, a absorção é potencializada pelo jejum.
      abs

      Excluir
  7. Parabéns pelo post Fernando, me ajudou muito. Obrigada e muito sucesso pra ti, beijo.

    ResponderExcluir
  8. Olá Fernando! Muito bom seu texto, eu já havia obtido algumas informações sobre AEJ em outros sites e aqui encontrei todas essas informações e mais um pouco, parabéns! Bom, apesar disso, ainda tenho algumas dúvidas, e uma que gostaria de te perguntar é sobre qual seria a atividade de baixa intensidade IDEAL a ser realizado em meu caso. Fiz apenas 3 dias de AEJ, um deles caminhando rápido (40min), e os outros dois correndo de leve (a 9km/h de média, 6km de distância em 40min). Nos dois casos não tive problemas quanto a tonturas ou algo do tipo, mas na corrida eu suei e cansei muito mais que na caminhada... eu venho de um ritmo legal em corridas pois costumava correr 10km 3 vezes na semana, fora de jejum é claro, mas agora com o AEJ não sei o que é o ideal, pois tem a questão de perder massa magra, imagino que talvez na corrida eu esteja perdendo mais massa do que gordura, será?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. opa, como vai.
      eu recomendo a caminhada. o objetivo do aej é queimar gordura e preservar massa, não é performance esportiva. se vc gosta de correr, faça isso em outro momento do dia. os resultados provavelmente serão bem melhores assim.
      abs

      Excluir
  9. Muito bom o artigo e o blog! Instrutivo e divertido! Algumas dúvidas: nao tenho habito e tempo de preparar chás, e tenho um pouco de medo dos termogênicos que dão aquela disparada no coração e certo mal estar. Qual seria um bom termogênico comprado em loja de suplementos pra usar antes do AEJ? E pré-treinos a base de oxido nítrico, sem carbo, tipo C4 Extreme? Tb são vetados antes do AEJ? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e ai aninha. um bom termogenico seria a cafeina anidra em capsulas. não curto pré-treinos e nao conheço esse. normalmente eles colocam um mundo de coisas nessas paradas, como bcaa, creatina, beta-alanina, vitaminas, cafeina, bicarbonato, etc. dependnedo do que tiver, vai estragar a lipólise. não recomendo pré-treinos, assim como seu bolso tb não recomendará hehe.

      Excluir
  10. Parabéns pelo artigo kra, foi o melhor q li até agora sobre o assunto. Faço academia pela manha antes de trabalhar durante a semana! No domingo vou comer a fazer essa AEJ, tenho o termogênico therma start(210mg de cafeína por porção de 4 cápsula) pra tomar antes e vou fazer uma caminha de 15 minutos e 30 minutos depois vou tomar whey pro + bcaa! Ta tudo certo ou devo acrescentar algo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me parece tudo ok. só aumente aí o tempo de caminhada, caso consiga, ok? tente meia hora. abs

      Excluir
  11. Super esclarecedor...tirou todas as minhas dúvidas! Vc escreve super bem!!!

    ResponderExcluir
  12. ótimo post. porém, tenho uma dúvida.

    No caso eu possuo gastrite de forma moderada, e nao gostaria de usar termogênicos para fazer o aeróbico em jejum. Mesmo assim seria viável fazê-lo? Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com certeza ainda é viável e muito útil fazê-lo. Por conta da gastrite, não tome nada, pois seu estômago vai fritar... abs

      Excluir
  13. Olá Fernando, parabéns pelo texto, muito esclarecedor. Mas tenho uma dúvida...nunca utilizei BCAA ou glutamina e não faço idéia de qual a quantidade que deveria tomar após o aej. Quanto ao termogênico, uma xícara de café sem açúcar é suficiente? Pq termogênicos desses em cápsulas me causam muito mal estar. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode ser. vc tem que tomar o que seu corpo aceita. experimenta ir aumentando aos poucos para nao passar tao mal. qnt ao bcaa e gluta, tem series especificas sobre isso no site. onde ensino usar. abs

      Excluir
  14. Olá Fernando, muito bom esse teu release, parabéns!
    Vc sabe que quanto mais se esmiuçam as coisas, mais dúvidas vão surgindo.
    No meu caso, tenho 50 anos, sempre acordei bem cedo e parti para musculação ou aeróbicos em jejum, nunca tive problemas de falta de glicose e continuo fazendo assim. Meu problema sempre foi perder peso, pois mesmo sendo bastante ativo, meu peso se mantém estagnado entre 92 e 94 (tenho 1,79m).
    De uns tempos para cá, aumentei a carga da musculação e passei a sentir dores que vim a descobrir ser a varicocele, não sem antes um "ótimo" urologista me diagnosticar como sendo estresse...
    Pois bem, foi assim pesquisando a varicocele, que cheguei ao teu blog.
    Interessei-me pela AEJ, pois já faço isso mas sem a baixa intensidade, que percebi ser o "x" da questão.
    Inicialmente uma dúvida sobre a varicocele, vc acha que se eu diminuir a carga da musculação para somente manutenção, paro com essa maldita dor, ou seria somente com intervenção cirúrgica ou ainda pior, banindo os pesos e focando só nos aeróbicos?
    Quanto a AEJ:
    1) Não tenho problemas em tomar água e a ECA antes do treino, mas realmente nunca fiz isso, o que sempre fiz foi levar uma garrafa de 500ml e ir tomando durante os treinos, que em geral levam entre 1h15 e 1h30. A dúvida aqui é posso tomar água durante os 45min ou somente antes e depois?
    2) Sempre fiz uns 10min de alongamento, após os treinos, mesmo os aeróbicos. Posso continuar a alongar após os 45min ou são só os 45min e para tudo?
    3) Nunca fui muito de ovo no desjejum, mas sempre como umas 2 fatias de melão ou mamão e uma xícara de café com leite e uma fatia de pão integral e como estou no Paraná, e aqui o tempo é doido, sempre que lembro tomo um comprimido de vitamina C. Esse meu desjejum, será que vai influenciar no processo?
    Desculpe-me o monte de questionamentos, mas acredito que muita gente tem essas dúvidas.
    Grato,
    Wellington

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Wellington
      cara, quanto à varicocele, diminuir a intensidade ou pesos não vai adiantar. essa dor se dá pelo retorno venoso, dado que o fluxo fica comprometido. Leve a vida normalmente, não mude nada, e se a dor ficar insuportável, opere. Cirurgia muito simples, com boas chances de sucesso.

      Não vejo problema algum em se hidratar durante o AEJ. vá em frente.

      em breve vou lançar uma série apenas sobre alongamentos. sugiro não usar depois do treino com pesos. depois de aerobio até q tá ok. segundo algumas literaturas não é uma boa se alongar pela manhã, dado o longo repouso noturno e o aumento das chances de lesao por menor lubrificação articular e preparo dos tendoes.

      seu desjejum falha por não ter proteinas em valor consideravel.

      abraço man. caso tenha interesse numa consultoria online, onde vou poder lhe ajudar e dar uma atenção especial, estou às ordens!

      Excluir
  15. Oi, Fernando, muito esclarecedor seu texto. Muito completo. Não tenho muita experiência com AEJ, fiquei com uma dúvida, se puder me esclarecer eu agradeço.
    É o seguinte: Dormir por, pelo menos, 6h para usar os estoques de glicogênio. Ouvi um médico dizer que é interessante comer algum carbo antes de deitar para que o fígado tenha energia para fazer o trabalho dele bem durante o sono, de maneira que o sono seja reparador.
    se na minha ceia tiver carbo será suficiente essas 6 horas de jejum?
    no caso, qual carbo seria melhor para consumir nesse horário? aveia? uma fruta? iogurte?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Natália.
      O carbo antes de dormir é interessante sim. Melhora a qualidade do sono. Não tanto por este quesito do fígado, haja vista que o fígado tem glicogenio estocado numa quantidade suficiente para manter energia na circulação por 8 horas de sono. Ela é liberada pela ação do glucagon, antagonista da insulina. O interessante é mais na produção de hormônios.

      Ao contrário do que muitos desinformados gostam de propagar, carbo a noite não faz mal e não "engorda"... mais do que em outros momentos do dia.

      Acho que uma quantidade de 6 a 8 horas de sono tá ok, mesmo com essa ceia. a melhor pedida seriam carbos complexos, como os integrais, feito trigo, arroz. aveia tb é uma otima pedida.

      Excluir
  16. Parabens pela abordagem do tema.
    Queria saber se poderia ser efetivo utilizar o AEJ com o HIIT em dias alternados?
    O nivel catabolico seria alto ou seria valido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode, desde que não faça o aerobio de alta intensidade em jejum...
      o catabolismo vai depender do seu programa. no AEJ acho muito ok, nunca me preocupei com isso. o problema seria mais no outro mesmo. você vai ter de se monitorar.

      Excluir
  17. Adorei o seu post! O melhor ate agora!
    Comecei essa semana e estou fazendo 3x por semana 5km de remo, dá meia hora. To com medo de ser"muito" ....eu fiquei tranquila, mas nao qro perder massa magra! Consegue me dizer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Izabela. Obrigado.
      o Remo é uma atividade mista, que trabalha tanto parte aeróbia quanto anaeróbia. como são metabolismos diferentes, acredito que vc vai oxidar massa magra em maior proporção se comparado a um AEJ tradicional, onde as pessoas fazem caminhada.

      seria importante manter seu VO2 abaixo de 65% pra minimizar a queima de massa magra, ou seja, não fazer a atividade de forma muito intensa ("rápida", com muita "potência", em linguagem mais leiga).

      Acho que é isso. Se vc puder divulgar meu trabalho entre os conhecidos, agradeço.
      Caso tenha interesse numa consultoria online, entre em contato por email. será bem-vinda.

      Abraço!
      Fernando Paiotti

      Excluir
  18. Fernando, conte comigo para divulgar o seu trabalho!
    O seu e-mail acho no site?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado =)
      Sim, disponibilizo ao final de cada texto.
      Pra facilitar:
      fernando.paiotti@gmail.com

      Excluir
  19. Ótimo trabalho. Conheci o blog através de algumas pesquisas e estou lendo bastante coisa interessante e importante.
    Fiquei com uma dúvida sobre a questão do exercício. Posso fazer natação (nada muito pesado, só nadar tranquilo, num ritmo de aquecimento) como o AEJ? Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado. Não acho boa opção pois é uma modalidade que mistura trabalho anaeróbio e aeróbio. Como a fonte de energia não virá só da gordura, você vai acabar perdendo mais massa muscular do que o "normal", como numa modalidade de caminhada/trote/pedalada a 60% Vo2 max ou inferior, abordagem que acho mais acertada.

      Caso tenha interesse numa consultoria online, bastante diferenciada, entre em contato por email.
      Abraço!

      Excluir
  20. Oii, treino musculação a 2 anos, mais no momento to sem grana pra suplementar, tenho um corpo legal na dieta.. peso 87 kilos tenho 1,80 de altura, 42 de braço e tal, mais minha barriga não consigo rasgar ela, por isso queria fazer um aero em jejum.. mais tenho medo de catabolizar, sem tomar nada... se eu fizer o aero e mantér so na alimentação?? será que cataboliza muito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luiz.
      É perfeitamente possível, desde que a dieta esteja bem estruturada e o exercício seja feito na intensidade correta.

      Caso tenha interesse numa consultoria online, bastante diferenciada, entre em contato por email. Abraço!

      Excluir
  21. Parabens Fernando por mais um otimo artigo postado.
    Minha duvida é sobre o AEJ e a Dieta do guerreiro, ele pode ser feito junto com a dieta ? e como a DG a pessoa fica 20 horas em jejum no caso o que seria utilizado apos o AEJ ?
    Outra duvida seria se um treino antes de encerrar o jejum nao vai ser catabolico ?
    Abraço !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felipe
      Podem ser feitos juntos e, sinceramente, fica meio obrigatória a combinação, haja vista que vc vai treinar em jejum de qualquer forma...

      todo treino é catabólico, então não há problema aí. no caso, vc vai fazer a refeição pos treino logo após a brincadeira, mas para isso, terá de treinar na última hr do under, pra começar o over com o pós-treino ja

      Caso tenha interesse numa consultoria, entre em contato por email. Fico à disposição
      abraço!

      Excluir
  22. Olá, gostaria de saber, se é necessário o dejejum após a pratica do aeróbico, pois estou fazendo jejum intermitente, e faço o aeróbico de manhã e só vou comer no almoço, que seria mais ou menos entre 12:00 e 13:00! Concluindo, quero saber isso poderia me afetar em algo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Se vc está fazendo jejum intermitente, não irá comer nada após o aerobio até a sua refeição programada, que seria após as 12hrs, conforme citado.
      Caso tenha interesse em fazer uma consultoria bem completa, com treino, dieta, suplementação, auxílio em dúvidas, etc, entre em contato que será um prazer trabalhar contigo. Forte abraço!

      Excluir
  23. Bom dia Fernando! Parabéns pelo texto, me sanou muitas dúvidas.
    Mas tenho outra dúvida. Estou malhando de segunda, quarta e sexta, e fazendo AEJ de terça e quinta pela manhã e HIIT no fim do dia. Eu posso tomar albumina na noite anterior do AEJ? Não vai comprometer o meu jejum?
    Obrigado e parabéns novamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sem problema algum, João.
      Caso tenha interesse em fazer uma consultoria bem completa, com treino, dieta, suplementação, auxílio em dúvidas, etc, entre em contato que será um prazer trabalhar contigo. Forte abraço! Fernando Paiotti

      Excluir
  24. Ótimo post, parabéns!
    Fernando gostaria de saber se posso fazer o AEJ durante um grande período (vários meses ou anos por exemplo), comecei a fazer e me deu muita disposição, e como não tenho muito tempo para fazer atividade aeróbica, venho fazendo já nem lembro desde quando.
    Mais uma pergunta, você acha que uma refeição com ovos, aveia, suco de laranja, cenoura e gengibre é prejudicial para a queima de gordura após o AEJ, lembrando que respeito o intervalo de 30 minutos para me alimentar e como 4 ovos nesta refeição.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Felipe!
      Pode sim, man, desde que se sinta bem e tenha bons resultados.
      Sem problema algum esse tipo de refeição!
      Caso tenha interesse em fazer uma consultoria bem completa, com treino, dieta, suplementação, auxílio em dúvidas, etc, entre em contato que será um prazer trabalhar contigo. Forte abraço! Fernando Paiotti

      Excluir
  25. Fernando, melhor texto que eu ja tive a oportunidade de ler sobre o assunto, parabéns
    Só queria esclarecer contigo uma coisa
    30 minutos após o AEJ eu faço um shake com whey, abacate, aveia, gengibre e um pouco de mel
    Está ok? muda alguma coisa ?
    obrigado e parabéns denovo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Luan!
      obrigado!
      sem problemas man, manda bala!
      Caso tenha interesse em fazer uma consultoria bem completa, com treino, dieta, suplementação, auxílio em dúvidas, etc, entre em contato que será um prazer trabalhar contigo. Forte abraço! Fernando Paiotti

      Excluir
  26. Fala fernando, parabens pelo texto, ficou show. No meu caso não consigo fazer de manhã, treino musculação 3 vezes na semana, seg, qua e sex as 17:99, pensei em fazer o AEJ depois de 5 ou 6 horas do almoço, que sempre é as 12:00, ou seja as 17:00 ou as 18:00 de terça e quinta. Esse esquema seria interessante, mesmo não sendo depois de dormir, ou não teria o mesmo efeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, como vai?
      Isto não é AEJ e não terá o mesmo efeito. O impacto será o mesmo de qualquer outro aeróbio de baixa intensidade.Uma possibilidade seria o uso do HIIT, porém, ele só é seguro para um pequeno grupo de pessoas por conta da sobrecarga. Pode ser ou não seu caso.
      Caso tenha interesse em fazer uma consultoria bem completa, com treino, dieta, suplementação, auxílio em dúvidas, etc, entre em contato que será um prazer trabalhar contigo. Forte abraço!

      Excluir
  27. Oi, Fernando, adorei o texto! Me esclareceu bastante! Treino musculação segunda, quarta e sexta e faço AEJ terça, quinta e sábado, mas sou meio leiga no assunto e tenho algumas dúvidas. A primeira é: após o AEJ (faço 45min de caminhada com a esteira inclinada) estaria de bom tamanho tomar o café da manhã de ovos + chia + fruta (respeitando os 30min após)? A segunda dúvida é: devo comer carbo (macaxeira ou batata doce) nessa refeição após AEJ ou só devo comer carbo depois de dia de treino de musculação? To pesando 49kg, preciso ganhar massa magra, mas to com alta % de gordura, a qual gostaria de perder, por isso as perguntas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana!
      Que bom, fico contente =)
      1- sim, sem problemas.
      2- vc pode comer sim, porém, esta resposta não é absoluta pois vai depender do planejamento da sua dieta e de onde os carboidratos estão sendo subtraídos.

      Não sei sua altura, mas 49kg me parece um valor de peso muito baixo para ter um BF alto como vc mencionou...
      Enfim, bons treinos e, caso um dia tenha interesse em fazer uma consultoria em treinamento e dieta, entre em contato! Será um prazer trabalhar contigo. Grande abraço!

      Excluir
  28. bicarbonato e creatina cortar o efeito do jejum?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não, mas não recomendo o uso de creatina sem carbo, fora q o efeito dela não é agudo, então não tem motivo algum para usar de pré-treino ou pré-aeróbio em jejum...
      Caso tenha interesse em fazer uma consultoria bem completa, com treino, dieta, suplementação, auxílio em dúvidas, etc, entre em contato que será um prazer trabalhar contigo. Forte abraço!

      Excluir

Postar um comentário