ENTENDENDO AS TERMINOLOGIAS 2 - ADUÇÃO/ABDUÇÃO, EXTENSÃO/FLEXÃO, FASE CONCÊNTRICA/EXCÊNTRICA

Fala galera! Como tá essa força aí?

O capítulo anterior foi bem várzea e ao mesmo tempo instrutivo, não foi? Hoje faremos a mesma coisa. Tente aplicar o conhecimento e as nomenclaturas no seu dia-a-dia, ok? E passe o conhecimento para frente: quem ensina, aprende mais ainda.

Boa leitura!

Peço a todos que não sejam apenas leitores passivos do site, que vêm aqui sugar um pouco de conhecimento sem dar nada em troca: cliquem em curtir (aí do seu lado direito no cabeçalho do texto), não custa nada... Se você gostou da leitura, compartilhe, assim ajudará a divulgar o site. Obrigado.

QUANTO AO TIPO DO MOVIMENTO (ação do músculo):

1- Abdução: a ideia aqui é de afastar/abrir. Por exemplo, afastar os braços do corpo. Abrir as pernas. O início do movimento da elevação lateral para ombros é uma abdução de braços. Existe inclusive um aparelho para pernas que se chama “abdutora”.

2- Adução: ideia de aproximar/fechar. É o movimento inverso do item anterior, teríamos que aproximar as pernas ou os braços. Invertendo os pinos do aparelho abdutora, temos a adutora. Veja a imagem a seguir para entender melhor o que foi exposto:
Repare no dedão, o polegar: na primeira imagem, a adução, ele se aproxima da mão; nas imagens seguintes, afasta, ou seja, faz uma abdução.

3- Extensão: tanto neste item, quanto no próximo, precisamos imaginar movimentos angulares. Esse ângulo que eu cito, é o que se forma entre a parte do corpo deslocada e aquela que permanece imóvel, fixa. Explico melhor: imagine-se sentado na cadeira extensora para treinar pernas. Quando na posição inicial, seu joelho fica numa posição de 90°, mais ou menos. Ao começar o exercício, repare que o ângulo vai aumentando, até chegar a 180°, que é o topo do movimento. Sendo assim, podemos concluir que extensão é aumentarmos o ângulo do deslocamento, tendo como referência, o segmento corporal que permanece imóvel, além disso, você descobriu o porquê de este aparelho ter tal nome.
Cadeira extensora
4- Flexão: aqui a coisa é exatamente a oposta da citada acima. Vamos tomar por base a mesa flexora. Nela o ângulo formado no joelho, entre a panturrilha e o femural, é de uns 180° no início do movimento. Ao começar a execução, você vai aproximando esses dois segmentos, reduzindo, assim, o ângulo de abertura, ou seja, você fez uma flexão. Entendeu o porquê de este aparelho ter esse nome?! Para encerrar, deixo a pergunta: por que a flexão (de braços) no solo é assim chamada?



QUANTO ÀS FASES DO MOVIMENTO:

1- Concêntrica/positiva: fase onde levantamos/puxamos o peso, onde o músculo é contraído, onde encontramos maior resistência no movimento. Em outras palavras, é a fase onde você vai fazer força para retirar o peso da posição inicial, e levá-lo a final.


2- Excêntrica/negativa: normalmente o que ocorre aqui é a força da gravidade mandando o peso para baixo. Ocorre uma “descontração” muscular. É o caminho inverso do que foi exposto acima. Observe as imagens e compare:


3- Isotensão: técnica de contração dos músculos de forma estática, parada, sem movimentação das articulações.

É isso galera! Espero que tenham gostado ou pelo menos entendido essas simplórias, porém eficientes, explicações. Treine-as, pois rapidamente você ficará craque nas terminologias!

ATENÇÃO: Essa série contém 4 partes. Continue a leitura acessando: 
PARTE 1: SUPINAÇÃO, PRONAÇÃO E OUTRAS  PEGADAS 
PARTE 2: ADUÇÃO/ABDUÇÃO, EXTENSÃO/FLEXÃO, FASE CONCÊNTRICA/EXCÊNTRICA
PARTE 3: MÚSCULOS AGONISTAS, ANTAGONISTAS E SINERGITAS
PARTE 4: ANABOLISMO, CATABOLISMO E METABOLISMO


FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários

Postar um comentário