TREINANDO COM LESÃO – PARTE 1 – CAPÍTULO 3: TREINANDO PEITO SEM USAR AS MÃOS

Fala rapaziada!

Para continuar a série sobre meu treinamento com lesão no punho, trarei hoje sobre o que inventei para o peito. O treino ficou ultra simples, mas me ajudou a não perder massa, a me manter dolorido no pós-treino e a me dar motivação.

Sabem o que agravou a minha lesão? O supino reto com halteres. Senti rasgar o meu punho um dia quando fui inclinar para trás ao iniciar o exercício. A lesão, que já era muito dolorida, ficou insuportável! Esse incidente foi decisivo para me fazer repensar minhas rotinas de treino: o jeito destrutivo com que eu vinha treinando há meses, e também para me afastar dos treinos pesados temporariamente. 

Então, como treinar peito sem usar as mãos?!
Resposta: Fazendo Peck deck e supino com caneleiras (mas esta última opção eu descartei uma vez que em dois treinos eu já conseguia fazer o supino reto bem leve com barra). 



Estaria então, fadado a treinar com apenas um exercício, utilizando os antebraços como apoio na máquina. Depois de alguns dias, eu já conseguia fazer o supino reto com barra, usando munhequeira bem apertada e incríveis 10kgs de cada lado. Nada mal para quem nem conseguia movimentar a mão de dor. 


Minha estratégia foi a seguinte:

Treino GVTBS para peito:
- 10 bi-sets de 10 reps em cada aparelho: supino reto com barra X Peck deck.
(1 minuto de descanso entre as séries).

- Feito isso, para dar um pump extra antes de dar um tchau, eu fazia um drop-set no Peck, tentando chegar a 100 repetições.

No dia seguinte, o peitinho ficava bem doloridinho, assim como a parte anterior dos deltoides, e o meu objetivo era alcançado.

Esse treino, apesar de simples e inocente, salvou minha vida. Depois de algumas semanas eu consegui incorporar o supino reto e o inclinado, ambos com barras, pesados em minhas rotinas.

Mas sempre fui mantendo o querido Peck deck, máquina a qual passava reto antigamente. Para você ter uma ideia, montei minha própria academia faz pouco mais de um ano, testei meu Peck deck apenas quando o comprei e depois nunca mais! Passava muito para os alunos, especialmente para mulheres, mas eu mesmo nunca usava. Hoje, tenho um grande respeito por ele e pelo o que ele fez por mim. 


No próximo artigo, um bizarro treino de ombros. Não percam!

ATENÇÃO: Essa série contém 5 partes. Continue a leitura acessando: 
- parte 1: capítulo um - braços;
- parte 2: capítulo dois - massacre de pernas; 
- parte 3: capítulo três - treinando peito sem usar as mãos;
- parte 4: capítulo quatro - ombros de um jeito bizarro;
- parte 5: capítulo cinco - treino brutal de costas.



FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários

  1. Cara... eu fraturei o osso escafóide e não aguento mais ficar sem treinar, inclusive o médico mandou eu exercitar o punho pois já estava desenvolvendo uma osteopenia (perca de massa óssea) que leva a osteoporose por desuso. Diferente do seu caso, é impossível pra mim fazer um supino reto por exemplo mas consigo treinar com halteres BEM LEVE os famosos cotonetes, contando as séries não por RM (repetição máxima) e sim por TEMPO, e assim vou fazer uma "fisioterapia" pré operatória pois depois da cirurgia de enxerto não vou poder fazer nada por um tempo. VALEU PELA DICA DA CANELEIRA E PECK DECK PRINCIPALMENTE! obrigado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      os ossos do carpo são muito difíceis de recuperar pois eles tem metabolismo bem baixo por conta da pequena vascularização. em média, vai três meses aí.

      osteopenia é totalmente esperado nesse caso, não precisa ser necessariamente por cirurgia, mas o simples fato de não usar alguma parte do corpo já causa perda de massa óssea.

      vc não vai desenvolver osteoporose. não sei sua idade, mas se vc tem menos de 55 anos, o q parece q tem, tá bem suave. o processo leva anos pra se agravar. se o médico falou isso foi terrorismo barato.
      osteopenia é reversível, basta voltar a usar a mão depois q receber alta.

      cuidado com essa "fisioterapia". ideal é usar um profissional capacitado, coisa meio difícil de achar, já que a ideia é não piorar o quadro.
      boa sorte.
      abs

      Excluir
    2. Eae cara, pesquisando aqui vi seu comentário, cara estou com o escafoide quebrado ja faz alguns meses to fazendo tratamento, sem treinar faz tempo perdi 5kg já, fala aí como foi o tratamento, quanto tempo durou pra voltar a treinar? fez cirurgia?

      Excluir
    3. Gabriel, no caso eu operei ligamentos, o que é bem mais grave e exige uma recuperação muito mais delicada do que uma fratura óssea.
      No seu caso, a ossificação desses pequenos ossos do carpo é muito complicada em casos de fratura e levam muito mais tempo do que se vc tivesse quebrado uma falange do dedo, por exemplo. O melhor que vc pode fazer é esperar e ser paciente para garantir uma recuperação total e depois voltar à ativa.
      Em pouco tempo vc recuperará tudo que perdeu.

      Excluir
  2. Olá Fernando, Existe a possibilidade de treinar bíceps com tendinite de quervain? Tem algum exercício que não force o punho?

    ResponderExcluir

Postar um comentário