TUDO SOBRE PEGADA (GRIP) E ANTEBRAÇOS MONSTRUOSOS – PARTE 9

(Peço a todos que não sejam apenas leitores passivos do site, que vêm aqui sugar um pouco de conhecimento sem dar nada em troca: cliquem em curtir (aí do seu lado direito no cabeçalho do texto), não custa nada... Se você gostou da leitura, compartilhe, assim ajudará a divulgar o site. Obrigado.)

CAPÍTULO 6: SOBRE AS LESÕES E COMO EVITÁ-LAS

Lesões... Todo atleta dedicado já teve, tem ou terá alguma lesão séria. As consequências disso podem variar entre alguns dias sem treinar/repouso, ou até mesmo prejudicar a sua qualidade de vida para sempre.
Neste capítulo, em especial, iremos estudar sobre as lesões que os treinamentos de grip e de antebraço podem provocar. Minha intenção aqui será ajudá-lo a preveni-las, ou, na pior das hipóteses, a tratá-las.

A maioria das lesões aparece quando a pessoa não tem controle muscular completamente desenvolvido ou não fortaleceu todos os músculos e tendões da mão antes de partir para os exercícios mais brutais ou utilizar mais peso. Esse tal controle muscular, dito acima, significa melhor circulação sanguínea, fato que pode prevenir lesões, segundo John Brookfield.  

O segredo para não ter lesões nos treinamentos de pegada é praticar exercícios e criar hábitos para manter suas mãos “saudáveis”. O que seria isso? Visitar uma manicure toda semana? Manter as unhas bem feitas e lixadas? Passar creminho hidratante e tira-manchas?

Primeiramente, é bom que se comece com exercícios que usem todos os dedos da mão, incluindo o dedão, para que se ganhe força num conjunto, e não individualmente. Além disso, treinando a mão completamente, você desenvolverá maior habilidade e controle muscular.

Comece pela bola de força, as Strength Balls. Com o tempo, sua mão terá mais força e destreza, especialmente nos dois últimos dedos, que são os menos usados e mais negligenciados, fazendo com que você tenha melhor circulação sanguínea na mão.  Depois passe para os “the investments”.

Aos poucos, vá inserindo treinos para os músculos extensores, pois eles são essenciais para manterem as mãos saudáveis e balanceadas. Uma boa pedida, segundo Brookfield, seria treinar o “the art of sand blasting”. Após se adaptar a essas rotinas especiais, usando-as inclusive como aquecimento, você já estará mais bem preparado para treinos mais pesados, com menores riscos de lesão.

Em relação às lesões na pele das mãos, saiba que, infelizmente, ela não está preparada para algumas preensões de esmagamentos (ex, COC) e de torções (ex, bending nails), e vai doer, esfolar, rasgar e calejar. O jeito é tentar esses exercícios aos poucos, para que seu corpo comece a se acostumar. Outra falha das mãos é a pele entre o indicador e o dedão: exercícios de pinch grip podem facilmente cortar a região, portanto, tome cuidado. A boa notícia desses problemas é que eles tendem a diminuir com o passar dos treinos.


Quanto aos calos que se formam, procure mantê-los bem cuidados e aparados, usando cortadores de unha e pedra-pomes para tanto. Momento desabafo: eu nunca dava bola para isso, até que uma vez rasguei um treinando, o do dedo do meio, se não me engano. O corte foi profundo e sangrou bastante. Fiquei vários dias com bastante dor na mão, tendo que recorrer a esparadrapos para conseguir fechar melhor a pegada sem me machucar tanto. Desde então, passei a dar maior atenção a estes carinhas.

Prosseguindo, gostaria de fazer uma ressalva: cuidado com treinamentos para calejar os punhos como, por exemplo, bater em saco de pancada recheado de areia. Isso faz muito mal às juntas, aos ligamentos e à saúde geral da mão, já que ela não foi projetada para receber esses tipos de impacto. Saiba que muitos dos danos causados por esses treinamentos são crônicos e irreversíveis.

E agora, para encerrar, algumas últimas recomendações e dicas gerais:

- sempre que possível, procure massagear as suas mãos, no famoso “uma mão lava a outra”. Qualquer tipo de massagem ajuda: você não precisa saber de nenhuma técnica especial, fique tranquilo.

- depois de um treino muito puxado ou em caso de lesões, procure mergulhar as mãos num balde de gelo. Isso fará toda a diferença no quesito recuperação.


- preste atenção aos treinos que estressam a sua mão em demasia e não os use com frequência.

- procure variar os exercícios constantemente, assim você evita de estagnar o seu desenvolvimento, aprende novas técnicas e fica longe de lesões por esforço repetitivo (LER). Infelizmente meu punho direito aprendeu isso do pior jeito possível (leia a série “treinando com lesão” para maiores informações)...

- tome cuidado com a síndrome do túnel do carpo (STC), pois ela poderá virar um verdadeiro inferno na sua vida. Para quem não sabe, essa lesão é aquela dor de choque/queimação que se sente ao guardar a barra após fazer a rosca direta. As formas de resolver o problema são abrir as mãos de forma bem lenta após realizar o exercício, suplementação com vitamina B (B6 em especial), uso de anti-inflamatórios e cirurgia, em alguns casos. Normalmente ela some sozinha depois de um tempo, fique tranquilo.

- tome bastante cuidado nos exercícios de torcer toalhas/panos/jornais e de rasgar papéis: os dedos devem estar bastante aquecidos e alongados, caso contrário você poderá se machucar. Consegui uma lesão, alguns anos atrás, no dedo do meio ao torcer jornais. Isso me atormentou por uns três meses e foi bem chato de melhorar.

- dica final: as cartilagens são muito mal irrigadas pelo sangue. Uma vez lesionadas... dançou cara, provavelmente vai demorar para se recuperar. Leve a sério os aquecimentos e preparações tanto quanto o treino, e respeite seus limites, caso contrário, você se arrependerá amargamente.



ATENÇÃO: Essa série contém 12 partes. Continue a leitura acessando: 
- PARTE1: UM POUCO DE ANATOMIA.
- PARTE 2: será que você está dando a devida atenção a este grupo muscular? /Com que grupo muscular treinar?
- PARTE3: EXERCÍCIOS - pinch grip strength.
- PARTE4: EXERCÍCIOS – crushing grip strength.
- PARTE5: EXERCÍCIOS – supporting grip.
- PARTE 6: EXERCÍCIOS – wrist strength.
- PARTE 7: EXERCÍCIOS – finger strength.
- PARTE 8: GRIP E LEVANTAMENTO TERRA.
- PARTE 9: SOBRE AS LESÕES E COMO EVITÁ-LAS.
- PARTE 10: DEZESSEIS DICAS E MACETES PARA UM DESENVOLVIMENTO DE VERDADE!
- PARTE 11: ROTINAS DE TREINO - PARTE 1
- PARTE 12: ROTINAS DE TREINO – PARTE 2/ BATE-PAPO FINAL.



FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários

  1. Epicondilite medial e lateral por exagerar nas cargas do exercício rosca punho, já foi 8 meses e agora que tá começando a curar, o melhor treino continua sendo o mais básico e composto não adianta inventar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário