COMO GANHEI 15KGS EM UM ANO - 100% NATURAL (SEM SUPLEMENTOS, NEM ANABOLIZANTES) – PARTE 2

Fala rapaziada! Hoje comemoro a edição de número 100 aqui do "ensinando musculação"! Passou rápido!

E ae, ficaram muito putos comigo pelo desfecho do artigo anterior? Vamos, então, sem enrolações, à continuação e encerramento da série: boa leitura!

Peço a todos que não sejam apenas leitores passivos do site, que vêm aqui sugar um pouco de conhecimento sem dar nada em troca: cliquem em curtir (aí do seu lado direito no cabeçalho do texto), não custa nada... Se você gostou da leitura, compartilhe, assim ajudará a divulgar o site. Obrigado.


GANHANDO 15KGS EM UM ANO.

Conforme apresentei anteriormente, ganhei 4kgs no meu primeiro ano. Ao final deste, descobri que precisava comer várias vezes por dia, especialmente depois de treinar. Comecei, então, a utilizar a regra de me alimentar a cada 3 horas e fui aprendendo algumas outras coisas, como sobre a quantidade e a importância de cada alimento.

Hoje em dia, esse negócio de 3 em 3 horas tem sido revisto e discutido. Já li muitos artigos de autores falando que a coisa não é tão milagrosa quanto promete, sendo até dispensável, já que o total de calorias consumidas ao final do dia é o que realmente importa. Além disso, temos dietas que exploram a prática do jejum intermitente e causam ótimos resultados: como explicar tal fato? Enfim, esta é uma discussão polêmica que, sinceramente, não gostaria de travar agora, logo, tiro o meu da reta e deixo para um futuro artigo.

100% necessário, ou não, o esquema de fazer diversas refeições ao dia, traz uma grande vantagem: facilitar o consumo de quantidades enormes de alimentos. Fica muito difícil bater 3 ou 4 mil calorias, oriundas de comidas de verdade, e não de junk food/industrializados, em apenas 1-2 refeições. Sendo assim, a melhor pedida para um bulking desse porte seria a regra das 3-3 horas, ou até menos, caso queira.

Dennis Wolf

Ao final dos meus dois primeiros anos, eu já havia ganhado 14kgs e possuía um conhecimento até que bastante amplo, muito acima da média, e o fisiculturismo virou uma verdadeira paixão. Eu continuava meio magrelo, ou melhor, virei um magrelo, já que antes de começar a puxar ferro eu era totalmente subnutrido e, ainda mais, subdesenvolvido, mas a coisa parecia estar melhorando. Decidi que era hora de começar a ganhar peso para valer, eu queria virar um monstro, coisa que já se passou (e ainda perdura) na cabeça de todo garoto que abraça este estilo de vida/esporte. Como não tinha muita grana para suplementar, já que era apenas um adolescente, resolvi não utilizar nada e compensar apenas no apetite, prática que desde sempre foi minha preferida.

Montei a seguinte dieta, que segui à risca por um ano inteiro (as críticas virão na sequência da leitura, mais abaixo):

5:50 - vitamina que batizei de shake dos campeões (puta que pariu, BONS VELHOS TEMPOS, meus olhos chegam a lacrimejar de me lembrar daquele garoto metido a malandro): 1 abacate ou meio (se fosse muito grande), 500ml de leite integral, 1 colher de sopa bem cheia de açúcar mascavo, duas bananas e muita aveia). Não era fácil beber tudo isso não, já que quase não era líquido. Lembro que a parada rendia muito mais de 1L e, nos momentos mais difíceis, eu pensava “vai porra, vai, bateu virou, bateu virou”.

Para acompanhar, eu comia ovos com pão; às vezes, queijo também.

8:00 – uma baguete (pão grande) recheada de cenoura ralada e uma lata (ou meia) de atum. Meio pacote de biscoitos/bolacha (puta merda...).

11:00 – uma baguete com um bife e tomate picado e a outra metade do pacote de biscoitos/bolacha.

14:00 – Almoço. Aqui era um verdadeiro banquete. Minha alimentação sempre foi estruturada no arroz com feijão, muita carne vermelha, muitas verduras e legumes. O destaque fica na quantidade mesmo e no quesito comida de verdade, nada de merdas industrializadas.

15:00 – TREINO (não acreditava mais nos instrutores, que me passavam treinos recreativos, e eu mesmo comecei a montá-los, conseguindo, finalmente, ver resultados na musculação. Privilegiava os exercícios básicos, como supinos, agachamentos, remadas e desenvolvimentos.Todos eles recheados com muito peso livre).



16:30 – Pós-treino: Exatamente as mesmas coisas que comi no café da manhã.

19:30 – Jantar. Idêntico ao almoço.

22:00 – um copão de leite e na sequência ia dormir.

Quanto aos líquidos, bebia, fora o leite, apenas água, na faixa de 5 litros por dia.

Segui essa dieta, com sete refeições por dia, de forma certinha e regrada e o resultado foram 15kgs em pouco menos de 12 meses. Ao final dos meus 3 primeiros anos, eu havia saltado de 50 para 79kgs. Infelizmente, acabei ganhando gordura corporal também, como era de se esperar, pois ainda não manjava muito como dosar os carbos, resultando na perda de definição e em um pouco de barriga.

Mas, sinceramente, não foi nada absurdamente exagerado e foi um preço bem barato a se pagar perto da quantidade de massa muscular que ganhei. Simplesmente não poderia mais ser considerado um frango, e sim um marombeiro, perante meu tamanho conquistado. Eu já estava virando referência na academia e isso me animava. Lembro até que uns filhos da puta, para depreciar o meu esforço, sussurravam pelos cantos “é bomba”... 

Imagina explicar para esses caras que nem suplementos eu utilizava?! Quem não sabe treinar nem comer acaba desenvolvendo uma visão muito deturpada do esporte, já que não compreende, por falta de orientação, os mecanismos mais básicos para um desenvolvimento satisfatório.

Para contornar o problema da gordura, resolvi me arriscar na prática do aeróbico em jejum, cujo resultado já relatei (clique aqui), e consegui reduzir a minha barriga ao que era antes. Infelizmente, como ainda era um novato, cometi alguns erros no desenvolvimento do AEJ e acabei perdendo um pouco mais de massa magra do que deveria, mas é errando que se aprende: é sempre bom conhecer os dois lados da moeda.

Voltando à dieta, os pacotes de bolacha que eu usava eram para funcionar como hipercalórico e, caso você ganhe peso fácil, recomendo tirar sem pensar duas vezes, por conta da gordura desnecessária que aparecerá. O mesmo vale para o leite integral, ok? Use desnatado. 

Se você tiver interesse em inserir alguns suplementos na dieta, fique à vontade, vai maximizar os resultados. Só para citar o mais basicão possível: um whey em jejum e pós-treino e albumina antes de dormir, seriam boas pedidas. Creatina então, nem se fala, ia fazer um excelente estrago.

Agora, a ressalva que eu gostaria de fazer (a mais importante desta dieta): o programa descrito serve APENAS para quem é muito magro (frangão mesmo, o cara que quando está de lado fica invisível) e tem interesse em aumentar bastante o peso corporal em pouco tempo, fazendo um “clean bulking” não tão clean, digamos assim.

Se você já é um avançado, ou mesmo intermediário, a dieta muito provavelmente não será interessante para o seu desenvolvimento, já que para esse tipo de maromba temos outros esquemas muito mais complexos e diferenciados a seguir, especialmente quanto à seleção de macronutrientes (o que não era o caso aqui).


OBSERVAÇÕES FINAIS:

 Podem ver que eu não entrei muito em detalhes quanto aos alimentos, muito menos quanto às calorias e contagem de macronutrientes. A omissão ocorreu pois a minha parte já está feita: dei alguns subsídios para que aqueles iniciantes totalmente desinformados, como eu, no meu início, tenham algo com o que começar a trabalhar e andar com as próprias pernas.

Além disso, sem antes conhecer a pessoa e ter algumas informações sobre ela, assim como sobre seus objetivos, nada poderei fazer, haja vista que montar uma dieta é algo bastante complexo. Não é simplesmente pegar a planilha do Excel já prontinha no PC, imprimir, e dar para o cliente. Isso, normalmente, é enganação.

Sinceramente, gostaria de ajudar os mais perdidos, que certamente vão me mandar email, mas não tenho como. A consultoria online e a assessoria (personal) são serviços pagos e não seria nada honesto, respeitoso e profissional para com meus alunos e/ou clientes, eu fornecer informações vitais para uma dieta de sucesso e um excelente treino de hipertrofia de forma pública. Então, conto com a compreensão de todos.

Ficamos por aqui. Para quem não se lembra, a presente minissérie, de apenas dois capítulos, faz parte de um projeto muito maior chamado “O QUE É BULKING E CUTTING? APRENDA A GANHAR MASSA E A PERDER GORDURA COM EFICIÊNCIA”. Nas próximas edições, voltarei com as publicações a partir da parte 4 e começaremos a estudar muitas coisas boas sobre a fase de cutting.

Garanto para vocês que o material ficou muito bom, vou abordar os erros mais clássicos e grotescos que a grande maioria das pessoas insiste em continuar repetindo ao tentar definir a musculatura. Além disso, veremos os melhores suplementos e as principais metodologias de treino que poderemos utilizar no processo. Até lá!

(Esta série contém dois artigos. Clique aqui para ler a parte 1).



FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários