DENUNCIANDO OS MALEFÍCIOS CAUSADOS PELA SOJA – PARTE 2

Fala rapaziada! Dando continuidade a esta polêmica série, apresentarei neste artigo alguns fatos mais graves, especialmente para nós marombeiros. Deixem um lencinho por perto e boa leitura!


3. INIBIDORA DA ENZIMA TRIPSINA

Para quem não sabe, a tripsina é uma enzima pancreática responsável pela quebra e digestão de proteínas, ou seja, tem tudo a ver com nós marombeiros. Acontece que os processos industriais pelos quais a soja passa, não são capazes de destruir esta inibidora e as consequências podem ser catastróficas.

Peço 100% da atenção de todos agora, pois quero que percebam o seguinte: muitos consomem a soja como uma fonte de proteínas, mas eles não sabem que a mesma ATRAPALHA A DIGESTÃO DAS PROTEÍNAS, diminuindo o fornecimento e a absorção de aminoácidos pelo organismo! Puta que pariu, vejam que LIXO! Para piorar, os caras vendem o produto na forma de suplementos hiperproteicos para atletas! Reparem, pelo amor de deus, que os consumidores estão apenas se prejudicando, criando maiores deficiências no organismo.




Bom, vamos aos efeitos colaterais:
- os restos proteicos, não digeridos, vão ficar apodrecendo no seu estômago, causando desconfortos gastrointestinais;
- a contínua inibição da produção de tripsina pelo pâncreas pode levar à hipertrofia e ao desenvolvimento do câncer neste órgão;
- a redução da digestão de proteína leva a uma carência na oferta de aminoácidos, gerando crescimento atrofiado em ratos. Cito esta informação pois muitos bebês são alimentados com soja e sofrerão as mesmas consequências;
- degradação de massa muscular para tentar suprir a falta de aminoácidos;
- falhas no fabrico de neurotransmissores, podendo gerar quadros de ansiedade, depressão, pânico e fortes dores de cabeça.


4. HEMAGLUTININA

Outra substância bastante nociva que encontramos na soja é a hemaglutinina. Ela faz com que as células vermelhas do sangue se aglutinem, aumentando sua viscosidade, facilitando, então, a coagulação.
As consequências disto são: reações no sistema imunológico, má captação de oxigênio e inibição de crescimento. Este último fato é ainda agravado por conta da enzima inibidora de tripsina, que vimos anteriormente.

A única forma de se anular a hemaglutinina, mais uma vez, seria com a fermentação natural prolongada.


5. SOJA E AS INTERFERÊNCIAS HORMONAIS

Como era de se esperar, a soja vai apenas atrapalhar o desenvolvimento do marombeiro, seja na síntese proteica, seja na produção hormonal.

Começando pelos hormônios, a soja contém duas famosas isoflavonas - genisteína e daidzeína – que são substâncias que se ligam aos nossos receptores de estrogênio. Infelizmente, elas não ficam lá grudadinhas, impedindo que o hormônio feminino faça outras ligações. Se assim fosse, seria ótimo, especialmente para os usuários de anabolizantes. Além de não ajudar, ela atrapalha, pois aumenta os níveis de estradiol e de progesterona (hormônios femininos) com esta ligação.

As consequências disso podem ser: retenção de líquidos, aumento de gordura corporal, desenvolvimento de tumores (mama), queda na produção dos hormônios anabólicos e prejuízos na qualidade de vida sexual do homem e da mulher.

Ocorre uma queda na produção de IGF-1 e de testosterona, ambos hormônios anabólicos que nos fazem crescer. Estudos demonstraram que o consumo de soja faz com que o homem produza menos espermatozóides e tenha ereções fracas. A título de comparação, a China (país berço da soja) tem uma incidência 10% maior de impotência sexual do que no resto do mundo...




Outros estudos demonstraram uma diminuição abrupta da produção de testosterona após o consumo de derivados de soja: queda de 76% de testosterona total e 7% livre (não ligada a receptores). Isso foi demonstrado tanto em ratos quanto em seres humanos.

Os fitoestrogênios da soja também deprimem a função da tiroide, diminuindo os níveis de T4, causando hipotiroidismo, bócio, síndrome de Hashimoto (doença autoimune da tiroide) e câncer.
Por fim, em relação ao crescimento muscular, as isoflavonas inibem a síntese e a assimilação proteica, além da fusão e da proliferação de mioblastos, prejudicando barbaramente nos ganhos de massa muscular. Tudo isto, somado ao fato de que ela também desregula a produção de testosterona, criará um cenário catastrófico para qualquer tipo de marombeiro.
Por hoje ficamos assim. Darei mais tempo para que você assimile essas graves informações e chore, arrependido, por um dia já ter consumido soja e prejudicado a sua síntese de massa muscular.


ATENÇÃO: Essa série contém 5 partes. Continue a leitura acessando: 
PARTE 1: Histórico da soja/ ácido fítico
- PARTE 2: Inibidora de tripsina/ Hemaglutinina / Interferências hormonais
- PARTE 3: Soja X bebês/ Soja e as mulheres
- PARTE 4: Como são fabricados os produtos e suplementos à base de soja
- PARTE 5: Soja e vegetarianos/ Mitos e outros problemas/ Benefícios da soja/ Referências.

FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários