DENUNCIANDO OS MALEFÍCIOS CAUSADOS PELA SOJA – PARTE 4

Fala rapaziada! Sem enrolações, vamos dar continuidade à série.
7. A SOJA NA INDÚSTRIA: PRODUZINDO VENENOS ALIMENTÍCIOS
Neste capítulo, muito interessante, por sinal, vou explicar como que os caras criam os produtos oriundos da soja. Espero que você sinta tanto nojo quanto eu, durante a leitura e comece a fazer parte da campanha contra a soja.
Alguns dos lixos que veremos a seguir são o resultado de 30 anos de pesquisas e bilhões de dólares em investimentos. Tanta preocupação assim está relacionada ao que fazer com os resíduos industriais (bagaço) que sobram da produção do óleo de soja. É o que vamos descobrir a seguir.
Proteína de soja

A. “LEITE” DE SOJA
Os grãos ficam imersos, durante certo tempo, numa solução alcalina à base de n-hexano, que é um derivado do petróleo e que permanece no produto final, ou seja, você vai comer isto. Ele pode causar câncer e falta de cistina (um aminoácido) no organismo. O intuito disto é neutralizar os inibidores de tripsina, mas, conforme já explicado, isso não acontece de maneira totalmente satisfatória e eles continuam por ali.
Depois, eles pegam essa nojeira e aquecem a mais de 100°C, sob pressão, na tentativa de neutralizar o ácido fítico e outros antinutrientes. Mais uma vez não são bem sucedidos, já que essas substâncias permanecem no produto final. Em contrapartida, esse poderoso aquecimento desnatura as proteínas da soja, que já têm um péssimo valor biológico, danificando suas estruturas e tornando-as de dificílima digestão e aproveitamento.
Para agravar, o processo é feito em tanques de alumínio, metal que vai acabar se aderindo ao produto final, podendo causar demência e insuficiência renal.
A título de curiosidade, um copo de 200 mL de água soja (chamar de leite é muito ofensivo às vacas e outros animais, além de ingrato da nossa parte) contém, em fitoestrógenos, o equivalente a uma pílula anticoncepcional...
B. PROTEÍNA DE SOJA
O passo a passo seria mais ou menos assim:
- Deixar de molho em solução alcalina à base de n-hexano, igual descrito anteriormente, na frustrada tentativa de neutralizar o inibidor de tripsina;
- Retirar os óleos e carboidratos da mistura que sobrou, através de mais produtos químicos, pressão e altas temperaturas. Isso também vai desnaturar as proteínas tornando a digestão e aproveitamento impróprios para os seres vivos.
- Adicionam-se substâncias ácidas para precipitar os sólidos dessa mistura pastosa e retirar os líquidos. Para agravar, o processo é também feito em tanques de alumínio, causando os mesmos problemas descritos anteriormente.
- Adiciona-se uma solução alcalina ao que sobrou para neutralizar a acidez.
- Submete-se o sólido novamente a altas temperaturas para secar, terminando de destruir as proteínas restantes, resultando numa bosta composta apenas por antinutrientes.
- Por fim, adicionam-se aromatizantes, como o glutamato monossódico, que é um neurotóxico, para disfarçar o gosto totalmente desagradável da soja e tentar lembrar, artificialmente, o sabor da carne (que inocência).
Durante todos esses procedimentos citados, formar-se-ão, também, substâncias tóxicas, como a lisinoalanina (câncer nos rins), nitrosamina (câncer no estômago), nitratos (cancerígenos).
O mais curioso de tudo é que, obviamente, os otários do lobby da soja sabem de todos esses problemas, mas tentam escondê-los ao máximo, para convencer as autoridades de que o produto é seguro. É complicado, tem muita gente de dinheiro com influência na jogada, nossa vida não vale nada perto disso...
Além disso, a maioria dos “estudos” sobre as qualidades da soja e suas propriedades de combate ao câncer e aos efeitos da menopausa são patrocinados por gente ligada à produção deste antinutriente. Aí eu pergunto: que resultados você esperaria? Que os caras falassem que a soja não tem proteína? Inibe absorção de minerais e vitaminas? Dá vários tipos de câncer? Acho que não...

C. FERMENTADOS
A maneira mais segura, digamos assim, de consumir a soja é na modalidade fermentada. Mas esta não deve ser feita de qualquer maneira! Consuma apenas a 100% natural, que leva meses para ser feita, sem nenhum aditivo (há quem acrescente glutamato monossódico). Os orientais normalmente utilizam esse produto como condimento.
Foi, aparentemente, comprovado que o processo de fermentação é capaz de destruir todos os antinutrientes da soja. Os principais exemplos são shoyu, miso, tempeh, natto e tamari (lembrando que o toffu não é fermentado e não é queijo porra nenhuma, já que queijo é feito à base de leite).
Os mais radicais no combate à soja não consomem nem os fermentados. Como não encontrei nenhum estudo comprovando que se trata de algo prejudicial à saúde, prefiro não opinar. No entanto, por não me fazerem falta alguma, parei inclusive de consumi-los...


ATENÇÃO: Essa série contém 5 partes. Continue a leitura acessando: 
PARTE 1: Histórico da soja/ ácido fítico
- PARTE 2: Inibidora de tripsina/ Hemaglutinina / Interferências hormonais
- PARTE 3: Soja X bebês/ Soja e as mulheres
- PARTE 4: Como são fabricados os produtos e suplementos à base de soja
- PARTE 5: Soja e vegetarianos/ Mitos e outros problemas/ Benefícios da soja/ Referências.

FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários