M.A.I.D.T. – CAPÍTULO 8 – MÉTODO “I GO, YOU GO”.

ATENÇÃO: Este artigo é parte integrante da série “M.A.I.D.T. - MÉTODOS PARA AUMENTAR A INTENSIDADE DOS SEUS TREINOS”. Clique no link para conhecer o projeto e seus capítulos.


CAPÍTULO 8: MÉTODO “I GO, YOU GO”

Essa técnica já foi apresentada na série “manual de treino para bíceps monstruosos”, mas vou comentá-la novamente, para que façamos uma revisão e a apliquemos a outros grupos musculares que não o bíceps, o “segundo órgão sexual masculino”.
O “I GO, YOU GO”, foi uma técnica de execução da rosca direta popularizada pelo Arnold, modalidade esta que necessariamente precisa ser feita em dupla. “xiiii...”. Bom, antes de qualquer coisa, antes que a galera se assanhe, lembrem-se de que estamos tratando sobre treinos de musculação. Não vão imaginar que é para ficar um atrás do outro abraçadinho se encoxando e fazendo a rosca direta em duplinha... NÃOO, DEMÔNIOO!!!
O “I go, you go”, é executado da seguinte maneira: pegue a barra, de preferência com um peso que lhe permita fazer 10 repetições com dificuldade, e fique de frente para o seu parceiro. Quando terminar a série, passe a barra direto para ele que, por sua vez, também executará as 10 repetições e te devolverá o brinquedo. Aí você continua fazendo quantas reps aguentar.
E por aí continuamos, vai rolando esse troca-troca (sabia que tinha algo estranho nesse treino, Fernandão...) até que vocês não consigam mais fazer nenhuma repetição sequer. A barra só será guardada no suporte, ou colocada no chão, quando um de vocês arregar. Quanto tempo vai demorar a situação dependerá de vocês...

Usei a rosca direta como exemplo, já que é a explicação clássica, apenas para facilitar a vida e para que você entenda a ideia geral desta técnica. Nada lhe impedirá de brincar, com seu amiguinho, em qualquer outro exercício como elevação lateral, desenvolvimento com barra, crossover, extensões para tríceps, etc. Basta apenas usar a criatividade e direcionar o treino para o grupo muscular que lhe interessar.
Tenha em mente também que, no caso de você ser uma criança sem amigos, antissocial ou excluída, a brincadeira poderá ser feita de forma individual em exercícios unilaterais, como rosca alternada, afundo, leg press, extensora e flexora com uma só perna, enfim, qualquer exercício que lhe permita executar cada lado do corpo de cada vez.


QUAL A MELHOR MANEIRA DE UTILIZÁ-LAS?
Você poderá utilizar o método com qualquer grupo muscular, de preferência ao final do treino, pois o desgaste é muito grande e você provavelmente estará exausto para fazer qualquer coisa depois.
O ideal é ter um parceiro de treino para tentar o método, mas desde que seja alguém de confiança e que pegue, mais ou menos, a mesma quantidade de peso que você nos exercícios.


QUAL A IMPORTÂNCIA DESSA TÉCNICA?
- Serve para quebrar um platô, acordando seus músculos;
- Experimentar novas metodologias;
- Garantir maior desgaste/recrutamento de fibras musculares, aumentando suas chances de hipertrofia.
- Promove desafio e interação durante o treino, fato que pode aumentar barbaramente a sua energia durante o exercício. Isso que falei parece besteira, mas tente para ver se você tira ou não tira maior garra do além, só para superar seu “adversário”.

Será que foi daqui que o Arnold tirou a ideia da tal "parceria"? I go, you go, Arnold? hummm


HÁ ALGUM RISCO/ CONTRA-INDICAÇÃO PARA O MÉTODO?

O uso abusivo dessa técnica, e não só dela, mas de qualquer outra que mostrarei nessa série, poderá sobrecarregar o organismo, uma vez que servem justamente para elevar a intensidade dos seus treinos. Em outras palavras, os riscos de overtraining e de lesões são aumentados, fazendo com que um platô de estagnação, transforme-se numa avalanche de perdas em massa/força/performance.

Essa metodologia é uma das mais desgastantes das apresentadas até agora, pois imagine a quantidade de séries que você(s) irá(ão) fazer... garanto que, até que alguém atinja 100% da falha muscular, gastaremos certo tempo.


Recomendo que se utilize não mais de uma ou duas vezes na semana, com grupos musculares diferentes, é claro. Escolha alguns exercícios da sua rotina e vá ciclando a técnica entre eles ao longo de certo período, apreciando com moderação.


EXEMPLO DE TREINO: APLICANDO NA PRÁTICA
TREINO DE BÍCEPS
- Rosca alternada X martelo: 3x8-10 cada movimento
- Rosca Scott com barra W: 3x10-12
- Rosca direta com barra reta à “I GO, YOU GO”: até que a morte os separe...

No próximo capítulo da série, falaremos sobre as repetições parciais. Até lá!



FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários