O QUE É BULKING E CUTTING? APRENDA A GANHAR MASSA E A PERDER GORDURA COM EFICIÊNCIA – PARTE 4

Fala rapaziada! Terminado o estudo do bulking, hoje começaremos o do cutting. Boa leitura!

Peço a todos que não sejam apenas leitores passivos do site, que vêm aqui sugar um pouco de conhecimento sem dar nada em troca: cliquem em curtir (aí do seu lado direito no cabeçalho do texto), não custa nada... Se você gostou da leitura, compartilhe, assim ajudará a divulgar o site. Obrigado.

3. O QUE É CUTTING?

O cutting nada mais é do que a fase de perda de gordura, que alguns gostam de chamar de secar, queimar, rasgar, trincar e definir. No meio profissional, os caras se referem a esta etapa como “pre-contest”, sendo “pre” um prefixo que indica antecedência e “contest”, o desafio/competição. Em outras palavras, é o período em que o atleta vai se preparar para o evento, lapidando a massa muscular conquistada no bulking, através da queima de gordura e perda de líquidos subcutâneos.

Mas não se engane, pois o processo é bastante complexo e desgastante, já que não se limita apenas à queima de gordura. Explico melhor:

Emagrecer, no sentido mais amplo da palavra, é algo relativamente fácil, cá entre nós. Aposto que muitos leitores, especialmente mulheres, já estão me mandando para aquele lugar e perguntando sobre a minha mãe, indignados ao ler tais palavras, mas volto a repetir: emagrecer é relativamente fácil.
A não ser que você tenha algum problema de saúde, para tanto, basta querer: é parar de comer lixo, fazer qualquer dietazinha de merda, dar umas corridinhas e pronto, emagreceu.

Estamos cansados de ver nas bancas, livrarias, propagandas de sites e comerciais por aí, protocolos que apelidei de “DIETAS 171”. Para quem não sabe, um-sete-um (171) é uma gíria decorrente do art.171 do código penal, que faz menção ao crime de “sacanear alguém (passar a perna), usando métodos enganosos, para obter uma vantagem qualquer”.

Pois bem, esses lixos de dietas, do tipo “perca 7kgs em 5 minutos”, “emagreça 80 kgs por semana, empinando pipa” e “defina o abdômen através de fortes peidos”, têm algo em comum: fazer a pessoa emagrecer rápida e doentemente, através da perda de líquidos e queima de massa magra, gerando uma linda flacidez, além de desprezar a saúde alheia, a ética e a seriedade de um trabalho correto.

Encerrada a enganação (ou “dieta”, se você preferir chamar assim), a pessoa volta a engordar mais porcamente do que nunca. Não caia mais nessas palhaçadas! FUJA DAS DIETAS DA MODA, CACETE! Se você quer mudar seu corpo, então tenha paciência e dedique-se, já que os resultados demoram. Na verdade, precisamos fazer uma reeducação alimentar/mudança de hábitos, e não uma alteração rápida e passageira do cardápio.

Bom, acabei fugindo do tema e me exaltando, mas foi bom fazer a denúncia... Gostei tanto, que qualquer hora vou escrever um artigo apenas sobre isso. Baixarias à parte, deu para entender porque chamei de “fácil” emagrecer. Agora vem a pergunta: é isso que vamos fazer no cutting? “Emagrecer”?

No cutting você de fato irá perder peso, mas o objetivo, na verdade, são dois: queimar o máximo possível de gorduras, tentando manter a massa muscular intacta. Você vai conseguir? Não, mas você vai tentar. Infelizmente a dieta hipocalórica vai fazer você perder músculo e força, não tem jeito, mas TEMOS que nos esforçar para minimizar ao máximo essa subtração.

Posto isso, agora sabemos como a coisa funciona e também que a tarefa não será nada fácil, haja vista que um cutting, se mal feito, pode destruir tudo o que você dedicadamente construiu e conquistou no bulking.


A) QUAIS SÃO AS MAIORES CAGADAS/BURRADAS QUE ALGUÉM PODE FAZER NESSE PROCESSO?

Gostaria de citar três:

I-) Sair do bulking entrando de cabeça (com tudo) no cutting, limpando, sem dó, os carbos da dieta. O cara simplesmente vê nos carbos a personificação do demônio, e passa a fugir deles com todas as forças. Meu amigo, fazendo isso, você “cagou e sentou em cima”. Você vai ver o que é massa magra que vai embora logo de cara, destruindo todas as suas chances de sucesso.

Digo, por experiência, que a transição deve ser feita com reduções semanais dos carboidratos, e não tudo de uma só vez. Se você quer um serviço bem executado, sem pressa, retire 25-40g por semana da sua dieta, por exemplo. Quando perceber que a perda de peso cessou, faça 1-2 dias de alto carbo, como fazia no bulking, e depois volte ao que estava fazendo antes: isto se chama carb-up e poderá voltar a acelerar o seu metabolismo, que estava começando a frear, e você vai voltar a queimar ainda mais calorias.

Como saber se não estou emagrecendo demais/perdendo muito músculo? Bom, pese-se a cada 7 dias e observe a variação de peso: ela não deve ser maior do que 0,5 a 1kg por semana. Sinceramente, recomendo ficar no ½ kg, para garantir que não estamos perdendo a querida massa muscular. Valores acima de 1 são péssimos e você pode estar jogando os esforços de outrora pelo ralo.

Outra coisa que eu gostaria que você entendesse é que, consumindo carbos ou não, nosso organismo precisará de energia e de algum lugar ele vai extrair. Caso o leitor delete exagerada e erroneamente os carboidratos da dieta, a fonte de energia que o corpo vai escolher serão, principalmente, os músculos. Sendo assim, ele vai canibalizar essa massa para jogar os aminoácidos na corrente sanguínea, ou seja, vai fazer exatamente o inverso do que gostaríamos. Isso ocorre pois, queimar gordura, não é a prioridade do organismo (por conta de mecanismos evolutivos e de proteção).

Kai Greene

II-) Exagerar nos aeróbicos: aqui é onde muita gente erra também. O cara começa a se empolgar e a fazer cada vez mais exercícios cardiovasculares (todo dia, toda hora), a ponto de perder muita massa muscular (para obter energia no processo) e a criar um quadro de overtraining, por falta de descanso adequado. Portanto, respeite o repouso e os seus limites e não abuse dos aeróbicos. Uma boa pedida seria fazer o protocolo do aeróbico em jejum três vezes na semana (clique no link para aprender sobre este fantástico método).

No próximo artigo, que já adianto que será muito polêmico, iremos discutir sobre os principais erros em relação ao treinamento com pesos durante o cutting. Até lá!

FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários