O QUE É FÁSCIA MUSCULAR E COMO ELA INFLUENCIA A MEMÓRIA MUSCULAR? – PARTE 1

Fala rapaziada! Tudo na paz?

Neste pequeno artigo, que será um prelúdio para artigos maiores que estão por vir, estudaremos a fáscia muscular e a sua importância no processo de hipertrofia: seja facilitando-a, seja limitando-a. Além disso, gostaria de explicar como a memória muscular funciona, tendo por base todo este contexto.

Boa leitura!

Peço a todos que não sejam apenas leitores passivos do site, que vêm aqui sugar um pouco de conhecimento sem dar nada em troca: cliquem em curtir (aí do seu lado direito no cabeçalho do texto), não custa nada... Se você gostou da leitura, compartilhe, assim ajudará a divulgar o site. Obrigado.


1. O QUE É FÁSCIA MUSCULAR?

Para darmos início a nossa conversa, podemos definir fáscia como um tecido conjuntivo, constituído por fibras de colágeno, que envolve cada um dos nossos músculos, em conjunto com os vasos sanguíneos, os ossos e as inervações. Caso pudéssemos remover tudo que compõe o ser humano, com exceção da fáscia, teríamos um verdadeiro “molde” do nosso corpo.

Para facilitar a visualização, imagine que essas membranas embalam cada um de seus músculos, colocando-os dentro de um envoltório, ou ainda, que pegássemos uma peça de carne e a puséssemos no interior de uma sacola.


A espessura da fáscia varia de músculo para músculo (e de pessoa para pessoa), sendo a função desempenhada por ele e a genética do indivíduo, os fatores determinantes.

Saiba que a fáscia é pouco elástica e, quanto mais espessa for, pior será para expandi-la. Voltaremos a isso mais adiante, já que é um dos pontos principais a serem discutidos no artigo.

Por fim, para que você tenha uma ideia da resistência de uma fáscia, ela pode ter até 8 vezes mais força do que o músculo encapado por ela. Além disso, de 6 a 10 vezes mais células nervosas, fato que ajuda a maximizar a harmonia dos movimentos.


2. FUNÇÕES DA FÁSCIA

Aqui fica mais fácil simplesmente listarmos:

- Permitir que os músculos deslizem mais facilmente entre si, ou seja, diminuindo o atrito com as estruturas adjacentes e auxiliando nos movimentos.

- Inserir o músculo no osso, para que aqueles possam melhor exercer os trabalhos de tração e contração. Nesse caso, a fáscia origina-se de um ponto ósseo fixo (que não se desloca) e se insere num ponto ósseo móvel.

Mas o que liga osso e músculo não é o tendão?
Sim, mas o tendão nada mais é que a reunião da fáscia, com os perimísios (membrana que envolve os fascículos musculares) e os endomísios (membrana que reveste cada fibra muscular). Toda esta turma liga-se ao periósteo (membrana no osso) e já era: “estão grudados”. De forma bastante simplificada, é mais ou menos isto que acontece.

Em breve teremos uma coletânea de artigos apenas sobre músculos e explicarei o tema com maior riqueza de detalhes.



- Promover uma melhor “arrumação” ou “sustentação” aos vasos e nervos musculares, mantendo as estruturas compactadas/juntas.

- Auxilia um músculo qualquer, durante o exercício, a voltar a sua posição inicial. Exemplo: quando você faz a cadeira extensora para quadríceps, a fáscia deste se contrai, enquanto a do bíceps femoral, músculo antagonista, é esticada e alongada. Tal fato irá facilitar o movimento da volta, ou seja, o retorno do quadríceps à posição original. (Este fenômeno foi explicado de forma mais simples na parte 3 da série “entendendo as terminologias”).

- Estabilizar e manter a postura.

- Auxilia a circulação de fluidos corporais: comprime os vasos com a contração muscular, aumentando um retorno venoso (atrapalhando um possível congestionamento).

- Mantém também um ambiente de pressão ideal para as células (pressão osmótica).

- Atenção: quanto mais hidratado o organismo estiver, mais hidratada, por sua vez, estará a fáscia, sendo este o melhor cenário para que ela desempenhe todas as suas funções corretamente.




3. FÁSCIA E HIPERTROFIA

Conforme citado anteriormente, a fáscia pode ser mais fina ou mais grossa, variando de músculo para músculo e de pessoa para pessoa. O problema é que, quanto mais espessa, menos elástica e mais resistente ela será.

Trazendo este fato ao universo marombístico, nosso músculo vai penar parar crescer, haja vista que não terá espaço suficiente por conta da resistência imposta pela fáscia.

Podemos fazer uma analogia a este fenômeno da seguinte forma: pegue uma bola de futebol totalmente murcha e uma bomba manual para enchê-la. Feito isto, comece a bombear: o objeto vai enchendo, enchendo, enchendo... opa! Não vai mais! Você pode continuar empurrando mais ar para dentro, caso queira, mas não vai adiantar, uma vez que o tecido de couro da bola não vai mais se expandir e vai expulsar o ar.

Neste exemplo citado, seus músculos são a bola, o tecido que a reveste é sua fáscia e o ar bombeado é o treinamento com pesos, ou seja, a musculação: ela vai conseguir te deixar bombadinho até certo ponto apenas, já que encontraremos, literalmente, uma barreira ao crescimento: a fáscia.

Uma privilegiada minoria de seres humanos possui essa membrana numa modalidade bastante fina e manipulável, fato que proporcionará menor resistência ao crescimento muscular, além de melhorar a percepção visual da definição como um todo.

Há ainda um fato muito interessante: nossas fáscias não são “padronizadas”, ou seja, a capa que reveste seu bíceps pode não ser da mesma espessura que a que reveste sua panturrilha, por exemplo. Isto, aliado a alguns outros fatores genéticos, justifica o porquê de alguns grupos musculares responderem melhor ao treinamento e crescerem mais do que outros.

Ah, mas que fique claro: isto só se aplica aos que exercitam o corpo inteiro com a mesma seriedade, e não aos fanfarrões que treinam peito 4 vezes por semana e perna a cada 20 dias...

Bom, mas se a fáscia limita o meu crescimento, como poderei, então, driblar esta situação, Fernandão?

Relaxa irmãozinho, vou te ensinar, mas isto ficará para o próximo capítulo! Que, diga-se de passagem, será muito interessante, uma vez que, além de responder a esta pergunta, ainda explicarei como funciona a famosa e quase lendária: memória muscular.

(ATENÇÃO! Esta série contém duas partes. Leia a segunda clicando aqui.)


FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários