TUDO SOBRE O GLICEROL/GLICERINA E SEU PUMP SINISTRO – PARTE 1

Fala rapaziada!

Hoje dou início a uma nova série. Assunto da vez: glicerol e o pump do capeta. Garanto que este suplemento old school, desconhecido pela grande maioria, irá lhe surpreender!

Peço a todos para que não sejam apenas leitores passivos do site, que vêm aqui sugar um pouco de conhecimento sem dar nada em troca: cliquem em curtir (aí do seu lado direito no cabeçalho do texto), não custa nada... Se você gostou da leitura, compartilhe, assim ajudará a divulgar o site. Obrigado e boa leitura!


1. CONHECENDO O GLICEROL

O glicerol, também chamado de glicerina, é uma molécula orgânica da função álcool cuja nomenclatura oficial é propano-1,2,3-triol. Podemos também classificá-lo como poliol (álcool com várias hidroxilas (OH) por sua cadeia).

Ao contrário do que muitos imaginam, ele não é uma gordura, mas sim um carboidrato. Aproveitando a deixa, saiba que ele tem um sabor adocicado (equivalente, numa escala de doçura, a aproximadamente 40% do poder adoçante do açúcar de mesa) e uma consistência líquida meio de xarope, sendo incolor e inodoro. Além disso, possui aproximadamente 4 calorias/grama (na verdade, 4,32).

Uma característica interessante é que ele não proporciona picos de insulina quando consumido, ao contrário do açúcar, haja vista que tem um índice glicêmico baixíssimo. Isso ocorre pois, para ser aproveitado, ele deve primeiramente passar pelo fígado, para que seja metabolizado em glicose. Tal fato permite que seja consumido inclusive por pessoas diabéticas.

Por conta disso, fique tranquilo: se ingerido nessa forma, ele não é armazenado como gordura.
Na dieta, ele normalmente aparece sob a forma de triglicerídeos, também conhecidos por triglicérides, que nada mais são do que a associação do glicerol com três cadeias de ácidos graxos (gorduras), numa reação do tipo esterificação que os libera como produto em conjunto com a água. Observe o esquema abaixo:



Continuando, e agora vou entregar o ouro da série, a molécula de glicerol é altamente higroscópica. O que isso quer dizer? Simples: ela tem uma propriedade (característica, habilidade) especial que lhe permite absorver água.

Em outras palavras, ele vai agarrar moléculas de água e levá-las consigo aonde quer que vá. Vai depender de você decidir esse caminho: para as suas células ou para o seu ânus.

Se tomado com grandes quantidades de água, o glicerol é capaz de promover uma hiper-hidratação; por outro lado, se puro, uma desidratação por má rabugem, ou caganeira, caso prefira.

Serão justamente estes dois efeitos que eu gostaria de estudar com vocês ao longo desta série. Vamos lá:


2- GLICEROL: O PUMP DO CAPETA E A PERFORMANCE ESPORTIVA

Esse suplemento old school, consumido desde os anos 50, não brinca em serviço!

Como dito acima, por conta de sua propriedade higroscópica, o glicerol atrai grandes quantidades de água para si. Sendo assim, se utilizado no pré-treino, com um aporte elevado e suficiente de água, ele vai entrar na corrente sanguínea trazendo consigo várias e várias moléculas do líquido.

Depois, por ter uma incrível facilidade de atravessar membranas celulares, vai começar a entrar nas células do corpo, com enorme destaque para as musculares, aumentando o volume citoplasmático de cada uma delas e, consequentemente, seu tamanho.



Bom, que fique claro que essa retenção hídrica é INTRACELULAR, não é líquido intersticial, que vai embaçar o seu shape, estragando sua definição! É o mesmo mecanismo da creatina, porém mais potente nesse quesito hidratação.

Além disso, o aumento do volume sanguíneo vai causar uma vasodilatação corporal, permitindo maior fluxo e distribuição de nutrientes.

Vale mencionar também que essa verdadeira enxurrada de água acaba “carregando consigo” mais aminoácidos e glicose para dentro da célula. O resultado final é o aumento do metabolismo celular (por conta da hiper-hidratação) e de matérias-primas, permitindo que você treine com mais intensidade e com mais peso (força), melhorando sua performance esportiva e elevando o rompimento de mais fibras musculares, fato que muito irá lhe auxiliar no processo de hipertrofia.

O pump durante o treino é sinistrão, porém, não é só pra isso que o glicerol serve, como dito acima. O efeito pode ser interessante para tirar fotos e para realização pessoal, afinal, quem não gosta de um inchaço infernal ao final do treino?! Depois de algumas horas, todo esse pump some, deixando para trás, no entanto, um sorriso no rosto e um belo estrago muscular.

Metabolismo do glicerol em glicose, mencionado anteriormente.

Outra ação bastante interessante do glicerol, baseada nesse aspecto da hiper-hidratação, é que ele pode ser usado em esportes aeróbios de longa duração, como corridas, já que estoca muita água no corpo e impede a desidratação, de modo que o indivíduo não perca performance, demandando um período de tempo muito maior para atingir a fadiga. A título de curiosidade, apenas 2% de desidratação já são capazes de prejudicar de alguma forma o seu treino.

Vale mencionar que ele ainda acaba sendo um importante aliado nas práticas esportivas a céu aberto, com muito calor, já que esse elevado aporte líquido ajuda a regular a temperatura corporal com maior facilidade.


No próximo capítulo da série, iremos discutir sobre o outro lado da moeda: o glicerol e a retirada de água subcutânea, para melhorar a definição. Além disso, veremos como suplementá-lo, através dos principais protocolos. Até lá!


ATENÇÃO: Essa série contém 4 partes. Continue a leitura acessando: 
- PARTE 1: conhecendo o glicerol/ glicerol:o pump do capeta e a performance esportiva
- PARTE 2: glicerol e o outro lado da moeda: retirando água da pele/ doses e protocolos de suplementação
- PARTE 3: potencializando resultados: efeitos sinérgicos com outros suplementos;
- PARTE 4:  outras aplicações do glicerol/ efeitos colaterais/ conclusão


FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários

  1. Excelente artigo ! No aguardo do próximo para entender o protocolo e fazer os testes práticos. Abraços !

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu artigo!! Mas tenho uma dúvida, A glicerina tirar gordura?

    ResponderExcluir
  3. Top... grato pelo artigo.... já tomei muito... mas ainda tenho duvidas se provoca asteatose..

    ResponderExcluir
  4. Ja havia lido sobre. Me.interessei em testar e vim ler um pouco mais.

    ResponderExcluir
  5. Show.
    Glucose de milho é a mesma coisa?

    ResponderExcluir

Postar um comentário