TUDO SOBRE O GLICEROL/GLICERINA E SEU PUMP SINISTRO – PARTE 2

Fala rapaziada!

Tudo na paz? No último artigo conhecemos o glicerol e o seu mecanismo de funcionamento. Vimos também que ele é um poderosíssimo aliado na obtenção de um pump sinistro e de um treino mais pesado. Continuemos de onde paramos, mas antes:

Peço a todos para que não sejam apenas leitores passivos do site, que vêm aqui sugar um pouco de conhecimento sem dar nada em troca: cliquem em curtir (aí do seu lado direito no cabeçalho do texto), não custa nada... Se você gostou da leitura, compartilhe, assim ajudará a divulgar o site. Obrigado e boa leitura!


3. O GLICEROL E O OUTRO LADO DA MOEDA: RETIRANDO ÁGUA DA PELE

Conforme visto no último artigo, o glicerol tem alta capacidade osmótica de arrastar água consigo. No caso da musculação ou de esportes inferiores (não resisti), conseguimos, com isto, um efeito que promove hiper-hidratação celular.

Ok, mas isso só ocorre quando tomamos elevadas quantidades de água junto do produto, caso contrário, o glicerol vai ficar lá bonitinho no seu intestino e, como não contou com água externa, ele vai puxar a sua água corporal para si, lotando a parte final do tubo digestivo de líquidos e causando uma BELÍSSIMA CAGANEIRA!

O efeito laxante é tão poderoso a ponto de existir glicerol na versão supositório, para facilitar o serviço. Só para deixar claro, amigos leitores, quando falo em suplementar glicerina, não me refiro a introduzi-la no seu lindo ânus, ok?

Tudo o que você conseguirá será uma nova “via urinária” com tal prática e não ocorrerá porcaria nenhuma de hiper-hidratação!

Porém, agora vem o outro lado da moeda a que me referi no título deste capítulo: dá para retirar a água subcutânea com essa caganeira glicerinada?!

Segundo minhas pesquisas, sim. O mais interessante aqui é que a água perdida durante a má rabugem é predominantemente subcutânea, e não muscular, haja vista que o estoque de glicogênio deste tecido tende a reter água consigo (na proporção de 3:1, se não me falha a memória: 1g de glico para 3g de água).

A vantagem aqui em relação aos diuréticos é que eles retiram água do corpo, jogam no sistema circulatório e dão um baita trabalho para o sistema excretor, saindo sob a forma de urina e deixando o usuário desidratado (pela perda de eletrólitos). Para piorar, muito do que perdemos não é do líquido intersticial, mas da própria corrente sanguínea.

O glicerol, por sua vez, atrai muita água desses espaços “perdidos” entre as células, puxando-a para a corrente sanguínea e depois entrando nas células. A quantidade de sangue em si, acaba variando muito pouco, segundo pesquisas, fato extremamente interessante pois impede que ocorra uma hipertensão (como nos diuréticos).

Fonte: “musclemedia summer 1997 issue on glycerol – one of the Best kept secrets of drug-free bodybuilding”.




4. DOSES E PROTOCOLOS DE SUPLEMENTAÇÃO

Opções é que não faltam quando o assunto é a suplementação desse assustador volumizador. Antes de qualquer coisa, saiba que você poderá consumir glicerol, glicerina e/ou glicerina vegetal. Dado nosso objetivo, podemos dizer que é tudo a mesma merda!

Recomendo que se compre a versão utilizada no preparo de alimentos, normalmente empregada em doceiras e panificadoras ou em manipuladoras. É meio difícil de encontrar, mas pela internet você acaba achando (não quero fazer propaganda gratuita aqui não).

A forma vendida em farmácias, bi-destilada, teoricamente é para uso externo, mas sei que muitas pessoas já utilizaram, sem maiores problemas. Eu não recomendo, ok? Minha parte é apenas trazer temas sobre o universo da musculação para vocês e discuti-los. O que cada um vai fazer fora daqui, não é problema meu. Acho mais interessante usar a comestível, mas vai do leitor...

Primeiramente, irei passar meu protocolo favorito de suplementação. Como ele sai caro e pode dar alguns colaterais (náusea, caganeira, etc), passarei também outras alternativas.

Por que ele é meu preferido? Porque é personalizado! Não curto recomendações genéricas do tipo “tome x gramas por dia”, já que não levam em conta o peso dos indivíduos:

- 1 grama de glicerina para cada kg de peso corporal ou 1g/kg. Dilua a brincadeira em 20 a 25mL de água para cada grama de glicerina ou 20-25mL/g.

Resumindo: se você pesa 80kg, vai tomar 80g de glicerol misturados em algo entre 1,6 e 2L de água. Feito isso, comece a saborear esta deliciosa bebida, aos goles (não de uma só vez), a partir de 1 ou 2 horas antes do treino.

Uma alternativa de suplementação para quem está em busca de uma nova "via urinária": supositórios!

Bom, mas vamos fazer de conta que você passou malzinho e não aguentou tomar desse jeito. Existe uma alternativa mais padronizada, feito os treinos “receita de bolo” que passam aos alunos nas academias por aí. Segue:

- 20g de glicerina em 1 a 1,5L de água. Tomar entre 60 e 90 minutos antes do treino. Ir aumentando a dose aos poucos para ver como o corpo reage. Acredito que esta maneira seja interessante para quem for tomar pela primeira vez: comece por ela e objetive chegar ao protocolo citado acima.


Ficamos por aqui. No próximo artigo discutiremos sobre as formas de potencializar os efeitos do glicerol através da suplementação de substâncias sinérgicas. Até lá!


ATENÇÃO: Essa série contém 4 partes. Continue a leitura acessando: 
- PARTE 1: conhecendo o glicerol/ glicerol:o pump do capeta e a performance esportiva
- PARTE 2: glicerol e o outro lado da moeda: retirando água da pele/ doses e protocolos de suplementação
- PARTE 3: potencializando resultados: efeitos sinérgicos com outros suplementos;
- PARTE 4:  outras aplicações do glicerol/ efeitos colaterais/ conclusão

FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários

  1. Boa tarde.

    Seus artigos são ótimos e obrigado pela ajuda a todos que gostam de treinar...

    Surgiu uma dúvida referente a este artigo:
    Estou tomando o glicerol seguindo o protocolo acima, 1:30/2:00 antes do treino, mistudo em 1,5l de agua. Mesmo fazendo isso acaba me dando uma diarrreia, isso já faz uns 3 dias, sempre antes do treino. Se eu tomar durante o dia terá o mesmo efeito? x (mls) a cada 2lts de agua por exemplo ou somente antes do treino?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomando durante o dia não dá o mesmo efeito, já que o pump é temporário. Sendo assim, deve-se mandá-lo algumas horas antes do treino. Experimente diminuir drasticamente a dose, até um ponto que não lhe dê caganeira e vá subindo aos poucos.
      abraço

      Fernando Paiotti

      Excluir
  2. O maior benefício para a suplementação com glicerol nem é o pump momentâneo.. mas sim orompimento de mais fibras musculares pelo aumento do volume líquido nos músculos. Mas e os colaterais a longo prazo..? Vou aguardar o restante da série e fazer algumas pesquisas. Ótimo artigo! Vamos colaborar com o que encontrarmos... Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pump é algo visual. No caso do marombeiro ele traz algo mais interessante que é um maior rompimento de fibras sim.
      A série já foi encerrada há mais de um ano man. No final do artigo tem links para outros textos da série. abs

      Excluir
  3. Tenho uma dúvida quanto as dosagens do protocolo. Você se refere as dosagens do produto em gramas, mas 1grama equivale a quanto em ml de produto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. A densidade do glicerol é 1,26g/cm³. Para transformar g em ml, use a fórmula Densidade=massa/volume.

      Caso tenha interesse em fazer uma consultoria online comigo, com um trabalho de qualidade envolvendo treino e dieta, entre em contato. abraços

      Excluir
  4. Valeu comentário muito útil

    ResponderExcluir
  5. Fala Fernando, bom dia irmão, tudo joia? sou educador físico e busco cada vez mais informações para melhoras de rendimento, show de bola suas publicações. Sobre usar a glicerina para alimento, pesquisando na net, só achei o bidestilado de farmácia, no qual até colocam que é para alimento tbm

    ResponderExcluir

Postar um comentário