M.A.I.D.T. – CAPÍTULO 21 – CONTANDO A SÉRIE POR TEMPO, NÃO POR REPS

ATENÇÃO: Este artigo é parte integrante da série “M.A.I.D.T. - MÉTODOS PARA AUMENTAR A INTENSIDADE DOS SEUS TREINOS”. Clique no link para conhecer o projeto e seus capítulos.

Antes de começar, peço a todos para que não sejam apenas leitores passivos do site, que vêm aqui sugar um pouco de conhecimento sem dar nada em troca: cliquem em curtir (aí do seu lado direito no cabeçalho do texto), não custa nada... Se você gostou da leitura, compartilhe, assim ajudará a divulgar o site. Obrigado.


CAPÍTULO 21: CONTANDO A SÉRIE POR TEMPO, NÃO POR REPETIÇÕES

Este capítulo será bastante curto, já que não há muito que se falar, haja vista que o título é autoexplicativo...


Normalmente fazemos exercícios cujas séries são assim representadas: 3x10, 4x8, 5x5, 10x10. Que tal usarmos outra abordagem de treino, do tipo: 3x60 segundos ou 2x45 segundos?

Você nem vai perder seu tempo contando as repetições, vai apenas ligar o timer do relógio ou pedir para alguém cronometrar o exercício para você e vai fazer quantos movimentos conseguir durante um intervalo fixo de segundos.

Dá pra ver que a intensidade aqui pode ser brutalmente elevada, especialmente se você incluir outras técnicas desta série M.A.I.D.T. durante o exercício.

Explico melhor: imagine que você está quase esgotado e o tempo ainda não acabou e, caso faça mais uma ou duas reps, irá atingir a falha total, estragando o propósito deste método. O que você faz?

Resposta: reps parciais, isometrias ou aceleração compensatória. Há ainda a possibilidade de usar o roubo controlado, negativas e drop-sets, além de muitas outras, dependendo da sua criatividade e conhecimento.  

Outro grande ponto positivo deste método, na verdade o principal, é o desafio psicológico que ele impõe: “Caramba, será que tá acabando? Quantos segundos ainda faltam?”. É justamente por conta deste fator que considero esta técnica bastante interessante.


QUAL A MELHOR MANEIRA DE UTILIZÁ-LAS?

Você poderá utilizar o método com qualquer grupo muscular e exercício, de preferência ao final do treino, pois o desgaste pode ser grande.

Você provavelmente vai errar na seleção das cargas, haja vista que a grande maioria dos marombas não faz a menor ideia de quantos segundos duram suas repetições normalmente e/ou desconhece o estudo e a importância das cadências. Infelizmente, o jeito será aprender com tentativa e erro.

Tenha em mente que um parceiro de treino por perto poderá ser essencial, primeiro pela ajuda no cronômetro; segundo, porque você poderá, sem querer, prolongar o esforço além do que conseguiria normalmente, só para tentar atingir o tempo imposto pelo relógio, criando e caindo na própria armadilha...




QUAL A IMPORTÂNCIA DESSA TÉCNICA?

- Serve para quebrar um platô, acordando seus músculos;
- Experimentar novas metodologias;
- Garantir maior desgaste/recrutamento muscular, mantendo as fibras musculares sob tensão por mais tempo;
- Fortalecer seu psicológico;
- Em alguns casos, maior segurança contra lesões, por movimentar cargas bem mais leves e mesmo assim conseguir estressar a musculatura em demasia.



HÁ ALGUM RISCO/ CONTRA-INDICAÇÃO PARA O MÉTODO?

Esta técnica, se bem utilizada, não trará nenhum dano, haja vista que se trata, basicamente, de um treino comum.

Minha única ressalva, como exposto anteriormente, é que você tome o devido cuidado para não cair na armadilha do tempo que este exercício cria, tentando prolongar o esforço e travando em algum exercício, especialmente no supino, coisa que não seria nada bonita de se ver...


No próximo capítulo iremos discutir sobre o método da priorização. Até lá!


FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários