TUDO SOBRE A EFEDRINA E O ECA – PARTE 2

ATENÇÃO: este artigo é parte integrante da série: “drogas simpatomiméticas e seu efeito termogênico”.


Fala rapaziada!

Vamos dar continuidade à série falando sobre o metabolismo da droga, sua meia-vida, efeito sinérgico com outras substâncias e as doses.

Se você está acessando a série pela primeira vez, volte e leia a parte 1 (clique aqui). Digo isto pois é importante que você entenda o verdadeiro caráter da série, para não imaginarem que estou fazendo apologia ao uso de drogas, etc, etc, etc, aquela palhaçada toda... O intuito da série é ser informativa e sem hipocrisias.

Antes de iniciarmos, peço a todos para que não sejam apenas leitores passivos do site, que vêm aqui sugar um pouco de conhecimento sem dar nada em troca: cliquem em curtir (aí do seu lado direito no cabeçalho do texto), não custa nada... Se você gostou da leitura, compartilhe, assim ajudará a divulgar o site. Obrigado!


4. METABOLISMO E MEIA-VIDA

A efedrina é um composto químico cristalino, também encontrado na versão em pó (branco). Ela possui um cheiro diferenciado e um sabor bastante amargo.

Seu consumo é normalmente oral, mas existem outras maneiras menos usuais, a saber: endovenosa, inalatória e injeção dérmica. Aposto que alguns pensaram na via supositório/anal, mas não sei se é possível. Sendo assim, peço aos engraçadinhos para testarem e relatarem a bonita experiência para nós depois, fechado?

Ela é completamente absorvida pelo trato gastrointestinal e começa a dar resultados rapidamente, em alguns minutos, atingindo seu pico de ação por volta de 1 hora após o consumo.

A duração dos efeitos e a demora na absorção vão depender de fatores biológicos individuais de cada um e da quantidade de alimentos no estômago, girando em torno de 3 a 7 horas. Infelizmente, só será possível descobrir testando.

Por fim, a efedra vai se despedir de você saindo pela urina.



5. MISTURANDO A EFEDRINA COM OUTRAS DROGAS: CONHECENDO O ECA

É possível aumentar os efeitos da efedrina? Sim, e foi pensando justamente nisso que inventaram a mistura popularmente conhecida como ECA: Efedrina + Cafeína + Aspirina.

Não quero entrar muito em detalhes sobre a cafeína. Primeiro porque já conversamos um bocado sobre ela na série “Tudo sobre o pó de guaraná”; segundo, porque qualquer hora lançarei artigos apenas sobre ela.

O mais importante aqui é que a cafeína funciona de forma sinérgica com a efedrina, uma potencializando os efeitos da outra, especialmente no que tange à queima de gordura. Normalmente, as pessoas fazem o uso de cafeína manipulada em comprimidos. É prático e barato, sendo que você poderá montar as cápsulas com a quantidade desejada.

Outras formas tradicionais seriam o café puro, o extrato de chá verde e, a melhor de todas: o pó de guaraná.

Caso você obtenha a sua efedrina de forma indireta, como substância integrante de medicamentos, você provavelmente estará ingerindo a teofilina também. Assim como a cafeína, ela é uma metilxantina, normalmente utilizada no tratamento de doenças respiratórias, como a asma, por conta de seu efeito broncodilatador.



Ela também tem propriedades termogênicas que irão te auxiliar na lipólise. O problema aqui é que ela, assim como a efedrina, também dá bastantes colaterais, como dores de estômago (por conta da estimulação de produção de HCl) e problemas cardíacos. Por conta disso, jamais ultrapasse a quantidade de 15-20mg/kg corporal.

Em relação à aspirina, ou ácido-acetilsalicílico, seu uso é bastante controverso, havendo os que defendem e os que dispensam. A aspirina é normalmente utilizada para diminuir os efeitos colaterais da mistura E+C, especialmente as dores de cabeça, e prolongar a ação dessas drogas no organismo.

No entanto, acho importante falar que seu uso não é muito legal. O primeiro problema é que a aspirina, assim como outros anti-inflamatórios, é famosa por prejudicar a síntese proteica, ou seja, a construção de massa muscular.

Além disso, ela interfere no metabolismo dos lipídios, reduzindo a queima de gordura. Vale ainda mencionar que é mais uma droga no seu organismo e, como toda droga, vai lhe trazer algum tipo de colateral... Sendo assim, introduza o ácido-acetilsalicílico apenas se necessário, para não prejudicar os efeitos “benéficos” da E+C.

As principais formas de consumo da aspirina são como medicamento ou extrato de salgueiro branco.


E COM CLEMBUTEROL?

Esse aí quer mesmo perder gordura, heim?! Além de ser uma mistura perigosa, ela não vai trazer bons resultados, haja vista que ambas as drogas irão competir pelos mesmos receptores (no caso, os β. Lembrando que a ephedra atua tanto nos alfa quanto nos beta; já o clen, nos beta).

Sendo assim, não mande estas duas substâncias simultaneamente e espere algo como 3 semanas para iniciar uma após a interrupção da outra. Tenha em mente que o custo x benefício da combinação é péssimo e você estará fodendo, ainda mais, a sua saúde...

Há quem alterne o uso das drogas, exemplo: 3 semanas de efedrina seguidas de 3 semanas de clembuterol. Nesse caso, você não deu tempo suficiente para os receptores se “recuperarem” e não terá bons resultados...


6. DOSES E FORMAS DE OBTENÇÃO


Era comum que a efedrina viesse nos termogênicos sob o codinome de “extrato de Ma Huang”. É fato que em alguns países, até hoje, a droga é vendida desta maneira camuflada, burlando a fiscalização.

Por conta de sua retirada de circulação, as pessoas começaram a obtê-la de forma alternativa/indireta. As principais são: farmácias de manipulação, medicamentos com efedrina e mercado underground.

No caso da forma manipulada, esqueça aparecer no estabelecimento e pedir: “Me vê 1kg de efedrina?”. Lembre-se de que está lidando com uma substância de comercialização restrita. Sendo assim, a forma mais utilizada é a dos medicamentos alternativos. Sinceramente, esta seria a melhor escolha, haja vista que são de maior confiança.

Os mais famosos são, de longe, dois:

- Franol: serve para o tratamento da asma brônquica, por conta de seu efeito broncodilatador. A versão possui 15mg de efedrina e 120mg de teofilina e custa, em média, 5-6 reais.

- Marax: é vendido como xarope ou comprimidos. Possui 25mg de efedrina, 130mg de teofilina e 10mg de cloridrato de hidroxizina, custando, em média, 9 reais. Sua desvantagem é que este último componente citado serve como sedativo.

Tome apenas cuidado com medicamentos que contêm “pseudoefedrina”, a famosa “pseudo”. Como o próprio nome já diz, não é a efedrina verdadeira e os efeitos não são os mesmos. Além disso, guarde seu produto num local escuro e protegido contra a luz, haja vista que a droga sofre fotólise, ou seja, a luminosidade a “estraga”.

Existe uma maneira clássica de consumo do ECA, com a seguinte proporção – 1:10:10-15, ou seja, 1mg de efedrina, para 10mg de cafeína, para 10 a 15 mg de aspirina (ácido-acetilsalicílico). Muitos usuários julgam excelente a combinação de 20mg/200mg/325mg.

Para os iniciantes, recomenda-se começar apenas pela cafeína, por 2-4 semanas, passando, posteriormente, para a combinação 1:10 (nesse caso, 7mg de efedra para 70 de cafeína) e ir subindo aos poucos.

Divida o consumo em microdoses durante o dia. Os principais protocolos são: dose única (possível apenas quando a quantidade é baixa/de iniciante), a cada 3 horas, a cada 4 horas ou a cada 6 horas. Os defensores de cada uma destas modalidades sempre puxa a sardinha para o próprio lado no quesito resultados.

Sendo assim, caberá a você testar e ver qual a melhor ingestão para o seu corpo. O que posso dizer é que quanto mais divididas e frequentes forem as doses, mais estável a concentração plasmática da droga ficará.


Ficamos por aqui. No próximo artigo, vamos discutir sobre a ilegalidade da droga e irei responder uma série de perguntas frequentes. Até lá!


ATENÇÃO: Essa série contém 4 partes. Continue a leitura acessando: 
- PARTE 1: Histórico, informações científicas e mecanismos de ação.
- PARTE 2: Metabolismo e meia-vida da droga, interações com outras drogas, principais doses.
- PARTE 3: Curiosidades e dúvidas
- PARTE 4:  Efeitos colaterais e conclusão


FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários