TREINAMENTOS INSANOS DE BETÃO MARCATTO – PARTE 1

Fala rapaziada!

Hoje dou início a mais uma série da coletânea “TODOS OS MÉTODOS DE TREINO DO MUNDO”. O protagonista da vez será um dos melhores treinadores da atualidade: Betão Marcatto, um grande amigo, por quem tenho grande admiração.

Antes de darmos início para valer, um recado: peço a todos para que não sejam apenas leitores passivos do site, que vêm aqui sugar um pouco de conhecimento sem dar nada em troca: cliquem em curtir (aí do seu lado direito no cabeçalho do texto), não custa nada... Se você gostou da leitura, compartilhe, assim ajudará a divulgar o site. Obrigado!


1. HISTÓRICO

Betão Marcatto é um raro adepto e sobrevivente da chamada “musculação old school”. É um cara completamente apaixonado pelo nosso estilo de vida, que se dedica ao estudo da arte do ferro e que, ao contrário da grande maioria do mundo acadêmico, aplica o que sabe. Ele marca as pessoas por onde passa: basta conversar com ele por alguns segundos que você entenderá.

Foi dono de uma das melhores academias do Brasil: a Betoflex. Tudo começou como uma tentativa de resgate da musculação à moda antiga, tão assassinada atualmente. Eu o entendo perfeitamente pois tive a mesma ideia dois anos atrás: criar um espaço onde os treinos fossem verdadeiramente levados a sério. 

Conhecemo-nos em 2013, por conta de uma das curiosas coincidências da vida. O que mais me chamou a atenção naquele encontro é que vi nele um semelhante, alguém que enxerga a musculação com os mesmos olhos “fascinados” que eu: foi amizade à primeira vista.

(Que fique claro: amizade! Repito isso para a rapaziada do outro time não se assanhar pro nosso lado!)

Contando com quase 30 anos de ginásio e várias competições regionais de supino, foi uma das mais talentosas pessoas que já vi na arte de criar treinos. Suas metodologias, se traduzidas em uma só palavra, são pura INSANIDADE.

Não são métodos para os modistas da musculação, os adeptos da body-hidro-pump-aero-plus-zumbssfit, dos halteres coloridos, das roupas bonitas e vistosas, das coqueteleiras de lantejoulas e purpurinas, da fofoquinha e da azaração. São métodos apenas para marombeiros de verdade.

Se algum malhador resolver se arriscar nos treinos dele e sobreviver, certamente não sairá ileso ao se deparar com Mister Freaky, personagem fictício criado por Betão Marcatto, tão impiedoso quanto minhas “crônicas da musculação”.

Mister Freaky, moldado pelo ferro.


2. MÉTODOS INSANOS DE TREINO DE BETÃO MARCATTO

A) O MÉTODO SBT

A sigla SBT vem de:
- S: single-set. Série única.
- B: bi-set.
- T: tri-set

Escolha algum grupo muscular, talvez o mais estagnado, e aplique a metodologia da seguinte maneira:

Para executar a single-set, selecione um exercício básico e inicie o massacre, aproveitando para usar cargas bem elevadas.

Para a bi-set, pegue dois exercícios totalmente independentes, com ângulos de execuções diferentes, e destrua. Uma boa possibilidade seria mandar um peso livre e um aparelho. Tome o cuidado de deixá-los próximos para não perder tempo com locomoção.

Por fim, quanto à tri-set, esta deverá ser executada através de exercícios com certo grau de semelhança, de preferência com o mesmo peso, de modo que você não perca nem um mísero segundo trocando de halteres.

EXEMPLO DE PROTOCOLO: no treino de bíceps.
- Rosca direta: 4x8-10. (50 segundos de intervalo)
- Rosca Scott X Drag Curl: 3-4x10 + 10. (50 segundos de intervalo entre cada bi-set)
- Rosca simultânea X rosca martelo X rosca inversa com halteres: 3x 10 + 10 + 10 (50 segundos de intervalo entre cada tri-set)


B) MÉTODO “SOMA 1”

Neste método, você deverá escolher um exercício base (de preferência algum que julgue ser difícil ou que não goste) para abrir o treino com uma série de 10 reps, por exemplo.

Descanse por um minuto e repita o exercício, porém, ao final dele, você deverá SOMAR 1 exercício, de modo que uma bi-set seja formada.

Dê novamente seu intervalo e reinicie o ciclo, no entanto, acrescentando um terceiro exercício a essa bi-set, criando uma tri-set. Pegou a ideia? Vá inserindo novos exercícios até não aguentar mais.

Vejamos um exemplo:

1) Rosca 18 (queria começar chutando o pau já)
2) Rosca 18 + rosca 18 inversa (pois é, duplinha fdp é apelido)
3) Rosca 18 + rosca 18 inversa + rosca simultânea com martelo
4) Rosca 18 + rosca 18 inversa + rosca simultânea com martelo + drag curl
5) Rosca 18 + rosca 18 inversa + rosca simultânea com martelo + drag Curl + rosca em cruz na polia
6) Rosca 18 + rosca 18 inversa + rosca simultânea com martelo + drag Curl + rosca em cruz na polia + rosca cemitério/hospital (onde acabei fechando o treino).


C) MÉTODO “SOMA 1”: SUPER-SET

Nada é tão ruim que não possa piorar, não é verdade? Se você achou o SOMA 1 infernal, experimente treiná-lo com dois grupos musculares ao mesmo tempo.

Para tanto, pegue dois músculos antagonistas, como bíceps e tríceps, e treine-os alternadamente, sem dar intervalo. A diferença, no entanto, é que cada vez que você for reiniciar um ciclo, você somará dois novos exercícios: uma para cada grupo muscular.

Vejamos um exemplo:

1) Rosca direta + supino fechado.
2) Rosca direta + supino fechado + rosca martelo + paralelas.
3) Rosca direta + supino fechado + rosca martelo + paralelas + rosca Scott + rosca francesa.
4) Rosca direta + supino fechado + rosca martelo + paralelas + rosca Scott + rosca francesa + rosca simultânea + tríceps no cabo.

Nada mal, heim?! Aí é sentar e chorar!



ATENÇÃO: Essa série contém 3 partes. Continue a leitura acessando: 
- PARTE 1


FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários

  1. Dois mestres, espero aprender com vocês por muito tempo. Abraços !

    ResponderExcluir
  2. Mestre, como seria a rosca cemitério/hospital (perdoe minha ignorância).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom se a sua pergunta foi séria, vamos lá: esse exercício não existe. trata-se de uma brincadeira que fiz relativa à alta intensidade que esse tipo de treino pode proporcionar.

      Se a pergunta foi de zueira, saiba que eu curti e quis responder de qualquer maneira.
      Tamo junto.
      abraço

      Excluir

Postar um comentário