CONHECENDO O DOGGCRAPP TRAINING OU DCT – PARTE 1

Fala marombada! Tudo na paz?

Hoje daremos início a mais uma série que, como todos já sabem, faz parte de um projeto muito maior chamado “Todos os métodos de treino do mundo” (para conhecer os outros textos, basta acessar o link acima).

O assunto da vez será o Doggcrapp Training de Dante Trudel, uma filosofia de treinamento bastante peculiar, que vale a pena conhecer.

Para realizar o projeto, juntei um grande material relacionado ao autor, com textos de sua própria autoria (normalmente em sites e fóruns) e entrevistas para revistas e sites de musculação.

Fiquem tranquilos pois tudo que será apresentado por aqui saiu da boca do próprio autor, para garantir a veracidade das informações. Não usei intermediários, “entendedores do assunto”, muito menos Google tradutor... Quero deixar bem claro isso.

Procurei não fazer apenas um juvenil e enganador exercício de tradução, como costumam apresentar por aí. Como meu site é sério, mergulhei de cabeça na filosofia do autor, inclusive desafiando esse método de treino na prática, de forma que pude trazer um olhar mais crítico para tudo que será apresentado nesta série. 


CAPÍTULO 1: QUEM É DANTE TRUDEL? A HISTÓRIA DO DCT

Dante Trudel, o criador do Doggcrapp Training (DCT) que iremos estudar nesta série, é um bodybuilder norte-americano, que tem por volta de 43 anos e é dono de uma companhia de suplementos chamada “True Protein”.

Ele chegou a competir algumas vezes, mas, até onde sei, nunca ganhou nada prestigioso. Seu discípulo mais famoso é David Henry.

Começou a praticar musculação aos 20 anos, quando pesava por volta de 68kg, com a pança cheia e alguns pesos no bolso, conforme gosta de brincar. Em outras palavras, ele era um magrelo desnutrido.

Trudel diz ter levado a musculação absurdamente a sério desde o início, jamais perdendo uma refeição durante seus 2-3 primeiros anos, sendo que, ao final destes, ele finalmente se parecia com uma pessoa normal! Sim, isso mesmo que você leu... Inclusive ele acha um absurdo quando lhe falam que ele cresceu bastante pois tinha uma ótima genética...

No começo dos anos 2000, por volta de 2004, Trudel decidiu postar na internet algumas teorias sobre treinamento, de sua própria autoria. Teorias estas que ele já vinha utilizando há alguns anos, inclusive treinando e assessorando amigos.

Para não se identificar, ele teve a ideia de postar sobre o treino de “alta intensidade e baixo volume” (futuro DCT) num fórum de musculação e, para tanto, criou o apelido de “Doggcrapp”. Pronto: estava feita a merda! Ou melhor, a merda de cachorro (tradução livre do seu apelido).

Bom, quem nunca cometeu esse erro não? Não sei quanto ao leitor, mas já tive muito email ou nickname com títulos bem escrotos e vergonhosos ao longo da minha vida... Inclusive me arrependo um pouco do nome “ensinando musculação”, por conta de motivos que expliquei no artigo “sobre o site” (clique aqui para ler).

Mas voltando ao Dante Trudel, nosso amigo, ao contrário do que ele mesmo imaginava, acabou fazendo um grande sucesso e seu post passou de 118 páginas. O futuro DCT foi copiado e colado para diversas pages e a coisa pegou: O Doggcrapp Training.

Trudel conta, rindo e brincado, que se pudesse voltar no tempo, teria criado um nick muito mais legal.


CAPÍTULO 2:  SOBRE O MÉTODO

De forma resumida, através de tópicos para facilitar, podemos definir o Doggcrapp Training como sendo:

I) Um método de baixíssimo volume de treino, porém, executado com elevada frequência e sempre em altíssima intensidade,
II) Com um grande investimento em progressão de cargas pesadas nos exercícios,
III) Com a utilização de técnicas de alta intensidade em todos os exercícios, destacando-se as múltiplas séries de rest-pause,
IV) Além da execução de alongamentos extremos e forçados ao final do treino de cada grupo muscular.
V) O DCT prega alguns cuidados na dieta, como a altíssima ingestão de proteínas;
VI) E o corte de carbos ao final do dia;
VII) Deve-se, ainda, fazer os aeróbios logo ao acordar,
VIII) Manter um diário de treino atualizado,
IX) E, por fim, treinar de forma periodizada, em ciclos de blasting e cruising.
X) Observação: o método é somente para marombeiros avançados, com pelos menos 3 anos de treinos sérios e pesados. Por favor, não confundam 3 anos de treinamento com “3 anos de treinos sérios e pesados”. São coisas totalmente diferentes...

Neste presente capítulo, “sobre o método”, iremos analisar apenas os itens I, II e VIII, deixando os demais para serem discutidos com bastante calma ao longo da série.

Num primeiro contato, pode parecer estranha essa ideia de baixo volume e alta intensidade... Muitos podem não entender, mas fiquem tranquilos, pois vou explicar como nasceu a filosofia de Dante Trudel e tudo ficará mais claro.

O autor do DCT alega que treinava em alto volume, arregaçando sem dó os seus músculos, mas não obtinha os resultados esperados. Por anos ele ficou incomodado com isso e resolveu começar a pesquisar em livros, revistas, internet e artigos científicos.

Com o tempo, ele começou a perceber que era uma grande besteira fazer diversos tipos de supino, um atrás do outro, buscar o pump feito louco a cada treino, além de seguir dicas como “Você tem que fazer X, Y e Z pra ficar grande. Depois W, etc, etc, etc...



A grande maioria destes caras continuava igual, ano após ano, fazendo os mesmos exercícios, com o mesmo tamanho corporal, cheios de lesões e com as mesmas cargas nos aparelhos. Em outras palavras, eles poderiam detonar nos treinos, ficar com fortes dores pelos dias subsequentes, mas, mesmo assim, não evoluiriam...

Segundo Dante, alguns problemas estavam acontecendo: os marombas estavam associando ganhos de massa corporal com alto volume, o que é um erro. Além disso, estavam se exercitando em undertraining (com falta de treinamento), haja vista que, embora o treino até pudesse ser desgastante, o marombeiro exercitava o grupo muscular apenas uma vez na semana, 52 vezes por ano, não dando o verdadeiro estímulo para o crescimento.

Reparou também que faltava carga nos aparelhos e uma adequada evolução em força. Para o DCT, os ganhos só continuarão acontecendo caso você fique cada vez mais forte e utilize pesos maiores do que os que foram selecionados no treino anterior.

Sendo assim, era importante que se começasse a associar ganhos de massa com ganhos de força, além de se treinar de forma mais frequente.

No entanto, caso saíssemos por aí aumentando o número de treinos de um mesmo grupo muscular dentro de uma semana, e mantivéssemos esses altos volumes, tudo o que conseguiríamos seria entrar em overtraining, dado o excesso de treinamento.

A solução, então, seria a de se reduzir o volume a um nível tão baixo, que se permitisse a rápida e total recuperação do grupo muscular, para que este fosse treinado novamente, impedindo o quadro de undertraining.

Dante Trudel
A título de comparação, um marombeiro comum exercita cada grupo muscular uma vez a cada 7 dias, 52 vezes por ano, conforme citado anteriormente. Numa divisão tradicional do DCT, com 3 treinos por semana no estilo AB, este mesmo marombeiro poderia treinar 2 vezes um mesmo grupo muscular a cada 8 dias, totalizando 78 trabalhos, ou seja, contaria com 26 treinos a mais, o que corresponde a 50% mais treinamentos...

A escolha de Trudel para este baixo volume foi a de um exercício por grupo muscular por treino. No entanto, para que o trabalho se mostrasse realmente interessante, seria possível a utilização de uma altíssima intensidade, que pudesse dar um estímulo assustadoramente grande para promover o desenvolvimento, mas que, dado o baixo volume, seria de rápida regeneração.

Posto isto, Dante incorporou a alta intensidade no DCT através de poderosíssimas sets de rest-pause, static hold, mini-reps, além, é claro, da sua criação mais diabólica: a widowmaker.

Por fim, para aprimorar ainda mais a hipertrofia, começou a pregar a importância dos alongamentos forçados para expandir a fáscia muscular.

Pronto: já temos aqui boa parte da essência do Doggcrapp Training. Vamos falar, agora, mais um pouco sobre ganhos em força.


Conforme dito anteriormente, a chave para a evolução são os ganhos em força. A ideia é a de que você, OBRIGATORIAMENTE, mantenha um diário de treino com todas as suas reps e cargas anotadas, de forma que chegue na gym sabendo o que deve ser feito, com superação. Se você não mantiver este controle, ficará impossível evoluir corretamente no DCT.

O objetivo será aumentar o peso, nem que seja 1kg, ou fazer mais repetições do que no treino anterior, nem que seja uma. Quando tanto a regra da carga, quanto a de mais reps forem desrespeitadas, você poderá trocar de exercício, conforme veremos no próximo capítulo.


Para encerrar este primeiro artigo, gostaria de citar/traduzir uma frase de Dante Trudel que resume de forma interessante o que foi discutido até agora:

“Quanto maior for o número de vezes, num ano, em que você conseguir treinar uma parte do seu corpo, de forma intensamente pesada, com grandes ganhos em força e com uma boa recuperação muscular, maior e mais rápida será a quantidade de massa magra que você conseguirá inserir em seu shape”.


ATENÇÃO: Essa série contém 9 partes. Continue a leitura acessando (clique nos números das partes para acessá-las): 

- PARTE 1: QUEM É DANTE TRUDEL: A HISTÓRIA DO DCT/ SOBRE O MÉTODO
- PARTE 2: QUAIS EXERCÍCIOS UTILIZAR?
- PARTE 3: ABDOME E TRAPÉZIO? COMO MELHOR APROVEITAR OS EXERCÍCIOS
- PARTE 4: TÉCNICAS DE ALTA INTENSIDADE: QUANDO E ONDE UTILIZAR?
- PARTE 5: EXTREME STRETCHING - OS ALONGAMENTOS EXTREMOS
- PARTE 6: COMO FAZER A DIVISÃO DE TREINO (SPLIT)?/ PERIODIZAÇÃO
- PARTE 7: EXEMPLO DE PROGRAMA DE TREINAMENTO DO DCT
- PARTE 8: DICAS DE NUTRIÇÃO E OS PROGRAMAS DE BULKING DE DANTE TRUDEL
- PARTE 9: SOBRE OS EXERCÍCIOS AERÓBIOS/ DESVANTAGENS DO ME´TODO DCT/ CONCLUSÃO


FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários