M.A.I.D.T. – CAPÍTULO 24 – O MÉTODO DAS 100 REPETIÇÕES

ATENÇÃO: Este artigo é parte integrante da série “M.A.I.D.T. - MÉTODOS PARA AUMENTAR A INTENSIDADE DOS SEUS TREINOS”. Clique no link para conhecer o projeto e seus capítulos.

Antes de começar, peço a todos para que não sejam apenas leitores passivos do site, que vêm aqui sugar um pouco de conhecimento sem dar nada em troca: cliquem em curtir (aí do seu lado direito no cabeçalho do texto), não custa nada... Se você gostou da leitura, compartilhe, assim ajudará a divulgar o site. Obrigado.


CAPÍTULO 24: MÉTODO DAS 100 REPETIÇÕES

Esse método do capítulo 24, fofos, é só para meninos lindos, fortes, simpáticos, altos, dos olhos azuis...

Caralho! Acabei me deixando levar pelo momento e pelo número... Sai fora! ESSE MÉTODO É COISA SÉRIA! É DE FAZER PALHAÇO CHORAR!

Escolha algum exercício e faça uma série de 100 reps nele, para tirar o sorrisinho maroto da cara de qualquer marombeiro que se ache barra pesada ou que curta frases de efeito. Certamente não será possível fazer todas essas reps de uma só vez, mas azar o seu, você irá tentar!

Lá pela 20-30ª, sua musculatura vai entrar em ebulição e desintegrar! Aí é chegado o momento de usar uma ligeira rest-pause. Respire alguns segundos e continue a brincadeira, repetindo o processo até chegar a umas 70 reps.

Neste momento, mandaremos técnicas diversas desta série, como drop-sets, repetições forçadas, repetições parciais, negativas, etc. até finalizar o massacre, batendo os três dígitos de repetições.

Caso você tenha algum problema mental, poderá repetir a brincadeira por mais séries de 100 reps, mas deixe um parceiro por perto com um lencinho para secar suas lágrimas e um balde, caso você vomite. Se ao final você sair inteiro, deixo, desde já, meus parabéns.


QUAL A MELHOR MANEIRA DE UTILIZÁ-LAS?

Você pode escolher fazer a loucura com qualquer grupo muscular. Quanto aos exercícios, também ficarão a seu critério, mas tenha em mente que serão 100 repetições! É coisa pra caramba... Acredito que para esta técnica, os exercícios isoladores mostrem-se mais seguros e eficientes do que os básicos, de forma que concentremos toda a destruição exclusivamente no grupo muscular alvo.

Duas coisas que eu nem precisaria dizer, mas vou deixar registrado mesmo assim: só faça essa brincadeira no último exercício do treino – é fazer e ir embora pra casa comer - para não comprometer o treinamento do dia.

Outra coisa: reduza a carga do exercício em 60% da sua 1RM (o máximo de peso que você aguenta naquele exercício para uma única repetição) para evitar que você pause muitas vezes ou seja obrigado a fazer drops constantes para prosseguir na viagem da dor.

De nada adiantaria usar o método com um peso que uma menininha de 5 anos seja capaz de executar 10 movimentos... É importante que a carga seja pesada e imponha algum tipo de desafio, porém, não o suficiente para inviabilizar o exercício.


Uma dica que posso dar a quem está totalmente sem tempo para treinar, prestes a desistir da musculação, seria ir à academia e executar uma ou duas séries desse método insano e já ir embora. Seu treino iria durar menos de 10 minutos, permitindo, inclusive, que se combine mais de um grupo muscular no mesmo dia.

Não seria nenhum treino dos sonhos, capaz de te colocar no palco e deixá-lo em primeiro lugar, mas entre isto e parar de treinar... bem, acho que não há o que discutir...


QUAL A IMPORTÂNCIA DESSA TÉCNICA?
- Serve para quebrar um platô, acordando seus músculos;
- Experimentar novas metodologias;
- Desintegrar a maior quantidade possível de fibras musculares num curto espaço de tempo (e olha que você irá conseguir)
- Otimizar o treinamento e o tempo gasto na academia (para quem tem uma rotina apertada);
- Gastar mais calorias e melhorar a sua resistência, mesmo que treinando com pesos, ou seja, sem aeróbios.


MOSTRANDO NA PRÁTICA

Um exemplo bacana para ilustrar a 1x100 seria no pec deck.

Faz de conta que você sentou e executou 31 repetições.
Faça uma hiperventilação, com umas 10 a 15 respirações, e continue o trabalho.
Mais 25 reps.
Mais 12 respirações.
Mais 16 reps.
Faça um drop-set e continue.
Mais 8 reps.
Mais um drop.
Mais 10 reps seguidas de 8 reps parciais e 2 negativas com a ajuda de um parceiro.
Total: 100 repetições, 20 lágrimas, uma cueca borrada e 2 litros de suor no chão.


HÁ ALGUM RISCO/ CONTRA-INDICAÇÃO PARA O MÉTODO?

O uso abusivo dessa técnica, e não só dela, mas de qualquer outra que mostrarei nesta série, poderá sobrecarregar o organismo, uma vez que serve justamente para aumentar a intensidade dos seus treinos. Em outras palavras, aumentam-se os riscos de overtraining, fazendo com que um platô de estagnação transforme-se numa avalanche de perdas em massa/força/performance.

A maior cagada aqui seria abusar dessa técnica e gerar um senhor catabolismo. Tenha em mente que a ideia dela está mais para dar um choque na musculatura "adormecida" do que gerar ganhos concretos, ok? Então, não abuse e a utilize abusivamente. Posto isso, volte às suas rotinas anteriores.



FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários