SMITH MACHINE: CONHEÇA OS MALEFÍCIOS QUE ESTE APARELHO PODERÁ LHE TRAZER – PARTE 2

Fala rapaziada!

Gostei de ver que a série está fazendo sucesso! Hoje continuaremos a descer o cacete na Smith, portanto, peguem um pau (não o seu), pedras, correntes e canos e venham comigo!


2. OS MALEFÍCIOS DA SMITH MACHINE

B) MENOR DESGASTE MUSCULAR E PERDA DE FORÇA

CONTINUAÇÃO.

Conforme prometido, continuaremos este capítulo discutindo sobre o supino reto livre Vs. na Smith machine.

O estudo escolhido para tanto foi: Schick et al., “A comparison of muscle activation and free weight bench press”. J Strength Cond Res, 2010. Fonte.

Para resumir, esse estudo avaliou algumas pessoas no supino, envolvendo marombas experientes e inexperientes. Como vocês poderão ver nas tabelas abaixo, a modalidade livre é muito superior à máquina, já que desgasta mais fibras. O destaque fica com a porção medial do deltoide. Reparem:

Comparação no supino.
Comparação no supino II

Para encerrar este capítulo, e recapitular o que foi visto no anterior, cito Charles Poliquin (tradução livre):

“Na Smith machine, a barra está presa, fato que aumenta a estabilidade e diminui a necessidade de o corpo neutralizar e estabilizar as funções musculares. Logo, a força adquirida nesse tipo de equipamento tem pouca importância num movimento tridimensional, instável, como ocorre durante o agachamento livre. Este é um fato muito importante (a se considerar) para aqueles que usam o treinamento com pesos para melhora na performance esportiva...”


C) PERDA OU RETROCESSO DE APRENDIZADO TÉCNICO

A culpa deste item fica, principalmente, com o agachamento. Existe uma crença bastante imbecil de que o agachamento é um exercício muito difícil e perigoso, logo, o ideal é colocar o iniciante numa Smith machine para “pegar o jeito”.

Ok, mas acontece que a semelhança entre os dois exercícios está no nome “agachamento” (agachamento na Smith e agachamento livre, pegaram?). Não tem nada a ver o cu com as calças! É igual um moleque chegar para você e falar “me ensina a jogar basquete?” e você colocá-lo primeiro para aprender handball.

Tá certo que minha comparação foi forçada e infeliz, mas deu para sacar a ideia...
Começando pela Smith, tudo o que o iniciante conseguirá fazer será desaprender um movimento natural do ser humano, além de criar alguns vícios e inseguranças.

Na fucking machine, o cara apoia as costas com tudo, dando uma bela escorada, joga os pés na puta que pariu e “agacha”. Vai só até a metade, esmaga a patela (fode o joelhinho) e volta. Parece até que está sentado numa cadeira imaginária. Observe a imagem.


Já no modo livre, com barra, mantemos os pés mais ou menos na largura dos ombros, vamos descendo o peso com a bundinha jogadinha para trás, até o chão, e subimos. Ao final do movimento, você terá trabalhado suas coxas por completo, assim como glúteos, ao contrário da Smith, que foca mais no quadríceps. Observe a imagem.


Comparando o que foi mostrado até agora, e acrescentando informações dos outros tópicos, fica fácil perceber a cagada que é fazer agachamento na Smith e ainda sair por aí falando que ”é bom para iniciantes”.

Além de serem movimentos diferentes, a perna não estará sendo trabalhada por completo, estaremos abrindo brechas para lesões, criando vícios, inseguranças, ilusões e deseducação técnica.

Não perca seu tempo, meu amigo iniciante (ou não)! Vá direto para o agachamento livre e esqueça a Smith.

Peça para alguma pessoa experiente lhe ensinar como se faz o exercício. Comece humilde, com pouco peso e não desista: aos poucos você irá evoluindo. Para que o desenvolvimento seja completo, agache até o chão, especialmente a mulherada que quer melhorar a traseira, caída ou não.



D) SEGURANÇA OU FALSA SEGURANÇA?

Uma merda da fucking machine é que a turma acha o equipamento seguro para caceta. Doce ilusão... Não se engane, meu cararada!

De fato, ela pode ser mais segura do que um treino livre sozinho, por exemplo no supino, porém, quem disse que você não pode errar na hora de enganchar o peso? Prendê-lo incorretamente? Escorregar na pegada, girar em falso, etc, etc ,etc? Já vi isso acontecer várias vezes...

Se você quer segurança no treino, sem parceiro de treino, apresento-lhes a power Cage ou power rack. Isso sim é um equipamento seguro. A Smith machine é uma piada de mal gosto perto desses brinquedos. Veja a imagem:

Essas barras de segurança ajustáveis estão ali para aguentar centenas de kg sem o risco de perder o timing de guardar. Se você travar, basta soltar.

Se a sua academia não possui uma dessas, ou similar, comece a procurar outra academia... Ou monte a sua própria dentro de casa.

Não quero ficar fazendo propagandas aqui pra nenhum fdp pensar que estou aproveitando a situação pra iludir a galera, mas quem tiver interesse em montar uma academia ou fazer uma consultoria no assunto, basta contratar um dos meus serviços (clique aqui).


E) ISOLA A MUSCULATURA COM SEGURANÇA?

Algumas pessoas utilizam Smith machine alegando que esta é capaz de melhor isolar alguma região muscular. Exemplo clássico é o de Dorian Yates, 6 vezes Mr. Olympia.

De fato o aparelho dá uma isolada legal no quadríceps, mas, cá entre nós, seu posterior de coxas e/ou glúteos são tãoooo fodas assim para que você tenha de isolar o quadríceps?!

Dificilmente alguém responderia que sim... Bom, mas tudo bem, faz de conta que você quer isolar e ponto final. Beleza, apresento dois exercícios para vocês: Sissy squat (que de sissy ou de viadagem não tem nada, haja vista que é punk de fazer) e cadeira extensora. Vai lá e manda bala.



Ficamos por aqui. No próximo artigo, que será o último da série, tentaremos discutir algum benefício que a Smith machine tenha, para não falarem que apenas desci o pau por aqui. Vamos conversar mais a respeito do agachamento e, por fim, concluir. Até lá!


FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários