M.A.I.D.T. – CAPÍTULO 25 – O MÉTODO DA ESPECIALIZAÇÃO

ATENÇÃO: Este artigo é parte integrante da série “M.A.I.D.T. - MÉTODOS PARA AUMENTAR A INTENSIDADE DOS SEUS TREINOS”. Clique no link para conhecer o projeto e seus capítulos.

Antes de começar, peço a todos para que não sejam apenas leitores passivos do site, que vêm aqui sugar um pouco de conhecimento sem dar nada em troca: cliquem em curtir (aí do seu lado direito no cabeçalho do texto), não custa nada... Se você gostou da leitura, compartilhe, assim ajudará a divulgar o site. Obrigado.

CAPÍTULO 25: MÉTODO DA ESPECIALIZAÇÃO.

Nesse método, você vai escolher apenas um exercício por grupo muscular (nada de isoladores aqui, apenas exercícios básicos, como supino, agachamento, terra e desenvolvimentos) e fará somente ele no treino, por isso o nome especialização.


Você terá a opção de usar diversos protocolos como o SL 5x5, o 5/3/1, o GVT 10x10 e, quem sabe, o Doggcrapp Training. Gosto MUITO de todos eles e recomendo a todos. Uma possibilidade seria alterná-los ao longo das semanas/meses nesse exercício único que será realizado.

Mas nada impede que você faça séries como 6x6, 4x8 ou 12x12, como apresentei no capítulo 2 da série “treinando com lesão”, aumentando o peso de série para série.


QUAL A MELHOR MANEIRA DE UTILIZÁ-LAS?

Escolhendo os principais exercícios básicos, a saber: barra fixa, remada livre, levantamento terra, supinos, desenvolvimento livre para os ombros, rosca direta, paralelas, supino fechado e agachamentos.

A melhor pedida, para mim, seria alternar treinos 10x10 com 5x5. Acho bastante produtivo em todos os sentidos.

Tenha em mente que a especialização não precisa ser feita em todos os grupos musculares, mas apenas nos que você julgar importantes, tendo em vista os pontos do tópico abaixo:


QUAL A IMPORTÂNCIA DESSA TÉCNICA?

- Serve para quebrar um platô, acordando seus músculos;
- Experimentar novas metodologias;
- Garantir maior desgaste/recrutamento muscular, aumentando ganhos em força em hipertrofia.
- Desenvolver seus pontos fracos;
- Aprimorar a técnica e a força em determinado exercício;
- Estimular os músculos mais negligenciados;
- Desenvolver hipertrofia.



HÁ ALGUM RISCO/ CONTRA-INDICAÇÃO PARA O MÉTODO?

Não. Apenas tenha em mente que o trabalho do grupo muscular que será treinado na sequência pode sair prejudicado, uma vez que você não estará mais no seu 100%.

Só para não deixar em branco, capriche no aquecimento. Não parta para uma série 5x5 com o corpo frio, pois as chances de você se machucar são grandes. Faça algumas séries antes, do tipo 2x10-15, aumentando o peso aos poucos, para aumentar a circulação na região, liberar líquidos de lubrificação nas suas juntas, e depois parta pra tortura.



FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários