MANUAL DE TREINO PARA UM ABDÔMEN DEFINIDO- PARTE 2

Fala rapaziada!

No último artigo discutimos um pouco sobre a anatomia abdominal. Hoje será a vez de começarmos a debater aqueles malditos mitos que insistem em não desaparecer. Mas antes:

Peço a todos para que não sejam apenas leitores passivos do site, que vêm aqui sugar um pouco de conhecimento sem dar nada em troca: cliquem em curtir (ao final do texto), não custa nada... Se você gostou da leitura, compartilhe, assim ajudará a divulgar o site. Obrigado!


CAPÍTULO 2: PUXÃO DE ORELHA: VOCÊ ESTÁ TREINANDO COMO DEVERIA?

A verdade é que a maioria esmagadora das pessoas está insatisfeita com o desenvolvimento abdominal que possui, aí saem jogando a culpa na genética, nos vícios alimentares, no “cirurgião plástico açougueiro” que não fez a lipo direito, na falta de uso de anabolizantes. Além é claro, de expelirem palavras amistosas como:

 “Aquela vadia lá da minha academia tem conhecimentos ultrassecretos sobre treino de abdômen! Só assim pra desenvolver mesmo!”

Enfim, desculpas não faltam, porém, pare e olhe para o próprio umbigo (literalmente) e responda:
VOCÊ ESTÁ TREINANDO COMO DEVERIA?

Sinceramente... Não sei, Fernandão. Eu até dou uma escapada na dieta, de vez em nunca, confesso, mas no geral sigo tudo que você me passa! Não sei o que está acontecendo!

A primeira coisa que você precisa entender é que o abdome é construído 70-80% na cozinha e 20-30% no ginásio de musculação. De nada adiantará você ter o melhor desenvolvimento abdominal do mundo (sendo um(a) verdadeiro(a) pica/pussy das galáxias no assunto), se ele estiver escondido atrás de uma espessa, gelatinosa, nojenta e peluda camada de gordura.

Sendo assim, sem dieta adequada, sem “gominhos na barriguinha”. Eu não vou dar nenhuma dica de dieta aqui pois isto já foi feito. Se você quer aprender mais sobre o assunto, leia a série “o que é bulking e cutting?” (clique aqui) e/ou contrate a minha consultoria.

“Ou Fernandão, mas eu já tenho BF (% de gordura corporal) bem baixo e me alimento direitinho!!!! ... (pausa para o choro)... Por que não consigo ter um abdome todo bonito?”

Nesse caso, o problema está no seu treino e na forma com que você está encarando as coisas. Eu posso garantir para todos vocês que não há grupo muscular mais incompreendido que o abdome. É impressionante como as pessoas fazem merda e complicam o que é muito simples!

Pra completar, vemos esses guruzinhos de facebook passando um monte de exercícios toscos, de retardado, por aí, e a turma acha que o segredo está naquele exibicionismo circense que o cara faz com bola, de ponta cabeça, com cordas, cabos, lantejoulas e fitas presos pelo corpo. O que esses coitados querem é que você dê um “like” pra eles, só isso. Ah! E também que você faça papel de palhaço na academia, para que os frequentadores deem risada...

Bom, mas voltando, pra não perder o foco, se a gordura não é o problema, pode ser que o treino o seja. Você é daqueles que:

- Faz o melhor treino do mundo de peito e bíceps e, ao final deste, manda uma abdominal bem rapidinha, 5 minutos de crunches no solo, de qualquer jeito, aproveitando pra olhar a bunda da menina que tá ali perto treinando glúteos?



- Fecha o treino com algumas centenas de repetições? “Uhull! Hoje fiz 954 abdominais!!! Amanhã eu quero MIL!! Tudo nosso muleque!”

- Faz abdominais de forma bem, bem, beeeem rápida, tentando bater a velocidade da luz durante o treino?

- Respira de qualquer jeito ou nem presta atenção nisso, já que acredita que não existe uma forma mais adequada de respirar durante os exercícios?

- Treina o abdome todos os dias, 7 vezes por semana, 365 dias por ano ou 366 em anos bissextos?

- Não utiliza carga (peso) nos exercícios?

- Acha que o exercício abdominal faz perder gordura?

Se você respondeu “sim” para alguma destas perguntas (se foi para todas, meu amigo, você está fodido!), já podemos entender o porquê dessa falta de resultados que tanto lhe incomoda.
É justamente para corrigir o problema que eu preparei uma boa e longa discussão, intitulada: “os maiores mitos e os erros acerca do treino de abdome”. Vamos lá:



CAPÍTULO 3: OS MAIORES MITOS E ERROS ACERCA DO TREINO DE ABDÔMEN

Todos os mitos que apresentarei por aqui serão acompanhados de uma tentativa de compreensão (uma brincadeira) de como surgiram.

Vou tentar explicar e justificar todas as críticas deste capítulo com capricho. No entanto, acho bastante bizarro que apenas uma minoria dos leitores irá aplicar as mudanças aprendidas.

Infelizmente, como os resultados não são da noite para o dia, e as pessoas teimam em não ter paciência, o psicológico pode começar a querer falar mais alto: “você não vai conseguir, não vai dar certo! Volte a treinar daquele jeito! Tudo besteira o que ele falou!”.
Nóis num segue suas dica e tem os gomo na barriga! Chupa!

Aí o cara, mesmo concordando com tudo que apresentei por aqui, vai deixar de lado os estudos científicos e vai voltar a fazer as mesmas merdas de sempre, que não dão resultado algum, só para saciar uma mente que tem medo de mudanças.

Se você não for nenhum desses tipos de ramelão, boa leitura!


I) FAZER EXERCÍCIOS ABDOMINAIS PARAR PERDER GORDURA LOCALIZADA

Vou apresentar essa porcaria em primeiro lugar pois boa parte dos mitos e erros que serão apresentados ao longo da série, são derivados deste, que é o meu erro favorito não só neste contexto, mas também na musculação como um todo. É uma verdadeira lenda urbana, uma pérola!

Abdominais para perder barriga! Quem nunca ouviu esta merda?  E quem já disse esta merda?

Acho que aqui os loucos associaram a ideia de queimação durante o exercício com um churrasquinho bem gorduroso sendo feito na própria pança. Aí juntaram com algumas ideias dos exercícios aeróbios e com aquela sensação psicológica de “quanto mais eu treinar, mais vou me desenvolver” e criaram este lindo cenário bostoso.

Sinceramente, este mito dificilmente será quebrado algum dia... Ele é muito sedutor e mexe bastante com a cabeça das pessoas. Não importa que sejam feitos estudos, como os que mostrarei a seguir, comprovando que não perdemos gordura localizada fazendo abdominais: as pessoas continuarão fazendo e acreditando, com fé!

Voltando à realidade, tenha em mente que nosso organismo recruta a gordura como um todo, não sendo possível escolhermos apenas um único local para oxidar um pouco de banha. Posto isto, esqueça o lance de querer queimar a gordura de determinada região com exercícios normais ou as bostas circenses que alguns palhaços demonstram na internet.

O caminho da perda de gordura (de forma natural e saudável) será sempre o do déficit calórico, através da dieta hipocalórica, dos exercícios aeróbios ou de ambos.

Para destruir o mito de uma vez, pelo menos para as pessoas espertas, deem uma olhada nestes estudos (quem não tiver familiaridade com o idioma inglês, use o Google tradutor):

 Em ambos fica evidente que os exercícios abdominais não têm influência sobre a perda de gordura localizada e que tal crença não passa de um mito.

Para os teimosos, que vão insistir no erro, boa sorte! =]

Ficamos por aqui. No próximo artigo continuaremos a discussão de mais mitos. Até lá!



ATENÇÃO: Essa série contém 10 partes. Continue a leitura acessando (passe o mouse na parte desejada e clique):  
- PARTE 1: UM POUCO DE ANATOMIA
- PARTE 2: PUXÃO DE ORELHA: VOCÊ ESTÁ TREINANDO COMO DEVERIA?/ OS MAIORES MITOS E ERROS ACERCA DO TREINO DE ABDÔMEN I
- PARTE 3: OS MAIORES MITOS E ERROS ACERCA DO TREINO DE ABDÔMEN II
- PARTE 4: OS MAIORES MITOS E ERROS ACERCA DO TREINO DE ABDÔMEN III
- PARTE 5: ENTENDENDO A GORDURA ABDOMINAL/QUAL O BF IDEAL?/COM QUAL GRUPO MUSCULAR TREINAR?
- PARTE 6: PRINCIPAIS EXERCÍCIOS – RETO ABDOMINAL COM ELEVAÇÃO DE TRONCO
- PARTE 7: PRINCIPAIS EXERCÍCIOS – RETO ABDOMINAL COM ELEVAÇÃO DE QUADRIL E OUTROS EXERCÍCIOS
- PARTE 8: PRINCIPAIS EXERCÍCIOS – OBLÍQUOS
- PARTE 9: PRANCHAS/VACUUM DE ESTÔMAGO/QUAIS OS MELHORES EXERCÍCIOS QUE EXISTEM?
- PARTE 10: DICAS PARA MONTAR OU MELHORAR O SEU TREINO/ CONCLUSÃO



FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários