RECEITA DO FERNANDÃO: VOL. II - PANQUECA DO FERNANDÃO

A ideia desta série é expor algumas receitas (todas de minha autoria) para quem quer dar uma variada no cardápio. Esqueçam essas coisas de “frango maromba com whey”, “brigadeiro anabólico”, “jiló proteico”, etc, etc, etc, porque aqui não é o lugar de showzinho!

Em nenhuma receita desta série eu irei utilizar suplementos ou tentarei pagar de fodão da cozinha maromba, fitchef ou coisas do tipo. E deixo claro que não estou tentando lançar nenhuma modinha...

Serão receitas simples, sem ingredientes excêntricos ou com aquele monte de viadagem que vemos por aí (vocês sabem do que estou falando...), que qualquer pessoa que goste de qualidade de vida, marombeiro ou não, poderá fazer, inclusive a sua avó, sua tia de 45 anos ou seu priminho punheteiro de 12 aninhos.

Vou pensar também no seu bolso, sendo assim, a ideia é que a coisa seja boa e barata, ao alcance de todos, inclusive boicotando as indústrias de suplementos, vendedores e estabelecimentos comerciais variados.

Para maiores informações, leiam este artigo das minhas crônicas da musculação: “A modinha das receitas maromba” (clique aqui), que é o prólogo desta coletânea “Receitas do Fernandão”. Lá vocês entenderão melhor as minhas críticas dentro de todo este contexto.


A PANQUECA DO FERNANDÃO

A ideia desta receita surgiu há muitos e muitos anos, quando provei um bolo diferente que minha tia havia feito. Segundo ela, a massa era feita de aveia, banana, uva passa, clara de ovo, frutas cristalizadas e nuts. Aí era só assar e acabou.
Essa aqui é a panqueca da minha namorada. Talvez ela tenha feito com morangos, não sei bem ao certo, uva passa e castanhas. Muita frescurinha pro meu gosto, mas acho que esta é a imagem mais chamativa para ilustrar este texto...

Um belo dia, resolvi adaptar a receita a minha realidade, como um sucedâneo dos vários ovos cozidos do desjejum, que eu nem queria mais ouvir falar!

Minha ideia foi a seguinte: 1 banana para cada 3 ovos, com 3 colheradas de aveia. Depois eu batia no liquidificador e punha na frigideira. Não ficava muito legal. As vezes não pegava o ponto de panqueca. Sendo assim, fui adaptando até fazer algo legal.

Tenho quase certeza que existe uma caralhada de receitas genéricas da “panqueca do Fernandão”, porém, só a minha é panqueca do Fernandão. Esse lance de massa de aveia e ovo já é muito manjado, mas não estou nem aí. A ideia pode ser a mesma, mas garanto que não copiei de ninguém. Se você não acreditar... bom, tanto faz. Vamos à receita que meus alunos tanto piram:


INGREDIENTES:

- Ovos (inteiros... ¬¬)
- Bananas
- Aveia
- Canela


PREPARO:

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem.

Como puderam perceber, eu não coloquei nenhum tipo de quantidade nos ingredientes. A real é que quero que você invente e descubra o ponto de panqueca que você gosta.

Para não te deixar na mão, sugiro começar por 3 ovos, 1 banana, uma xícara de aveia e canela a gosto (1/3 de colher de café, pro exemplo). Se você achar que ficou muito líquida, ponha mais aveia; se gosta mais doce, mais banana; se quer mais proteína ou um estado menos massudo, mais ovos; se quer estragar a receita, use aquelas viadagens light diet que lançam por aí... Ou mesmo whey protein...

Depois de bater a sua gororoba, coloque-a numa frigideira antiaderente. Para untar, eu deixo cair uma gota de azeite, meio que sem querer, uma gotinha mesmo. Aí esfrego o óleo com o dedo por toda a frigideira e jogo a massa da panqueca.

Se você curte mesmo uma viadagem, utilize um guardanapo ou uma luvinha para untar.

Aí é tampar e deixar no fogo mínimo, Depois de algum tempo (2-3 minutos?? Nem sei chutar... foda eu odeio receitas e gosto de fazer tudo a olho, no feeling...) você destampa e olha. Se estiver boa e tiver habilidade, jogue a panqueca para o ar para girar, de modo que a parte semi crua caia para baixo. Aí é deixar mais 1-2 minutos e está pronta.  Se não tiver a manha, utilize um prato para virá-la.
Essa sim é a minha oficial!

VALOR NUTRICIONAL (100g)

Aveia (30g ou 2col sopa): 104cal, 4,3g P, 17g de C, 2,2g de G
Um ovo inteiro: 70cal, 5,76g P/ 0,5g de C/ 5,18g de G
Uma clara: 14cal, 3,15g P, 0,3g de C e 0g de G.
Uma banana (do tipo maçã): 56,55cal, 1,17g de P, 14,5g de C, 0 de G

Para saber quanto está consumindo, se vira malandro! Faça as contas usando estes dados e a quantidade de ingredientes que você coloca.

Legenda: P (proteína), C (carbo) e G (gordura).


COMENTÁRIOS FINAIS:

Para acompanhar esta iguaria, já fiz diversas combinações:

- picar banana e/ou maçã por cima e salpicar bastante canela;
- passar geleia diet;
- passar geleia diet e misturar com a minha pasta de amendoim caseira que ensinei no último capítulo (clique aqui).
- no meu aniversário, de presente, eu comi como um ser humano normal e sujei a panqueca com doce de leite. Obviamente, eu não recomendo que você faça esta merda...
- amora (eu tenho um pé em casa e quando é época eu cato amora e jogo por cima)
- pasta de amendoim caseira. Essa é a minha combinação oficial, que utilizo todos os dias.
- essência de baunilha: parece coisa de gay, mas confesso que deixou um aroma e um gosto muito legais na receita. Recomendo. Uma gotinha só já dá conta do recado.

OBSERVAÇÕES: A geleia diet também é zuada. Passo longe dessas merdas diet... nem vou fazer minha crítica aqui porque quero economizar tempo.

Não recomendo que você coloque muita banana e/ou maçã, especialmente em cutting, dado que vai inserir um monte de carbos no prato.

“Oh, Fernandão! Poxa, amigo, mas e a panqueca de whey?????”

Tá lá na putaquetepariu!


Ficamos por aqui. No próximo capítulo vou ensinar a fazer um dos meus alimentos favoritos: hamburger!



FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários