RECEITA DO FERNANDÃO: VOL. III - HAMBURGÃO DO FERNANDÃO

A ideia desta série é expor algumas receitas (todas de minha autoria) para quem quer dar uma variada no cardápio. Esqueçam essas coisas de “frango maromba com whey”, “brigadeiro anabólico”, “jiló proteico”, etc, etc, etc, porque aqui não é o lugar de showzinho!

Em nenhuma receita desta série eu irei utilizar suplementos ou tentarei pagar de fodão da cozinha maromba, fitchef ou coisas do tipo. E deixo claro que não estou tentando lançar nenhuma modinha...

Serão receitas simples, sem ingredientes excêntricos ou com aquele monte de viadagem que vemos por aí (vocês sabem do que estou falando...), que qualquer pessoa que goste de qualidade de vida, marombeiro ou não, poderá fazer, inclusive a sua avó, sua tia de 45 anos ou seu priminho punheteiro de 12 aninhos.

Vou pensar também no seu bolso, sendo assim, a ideia é que a coisa seja boa e barata, ao alcance de todos, inclusive boicotando as indústrias de suplementos, vendedores e estabelecimentos comerciais variados.

Para maiores informações, leiam este artigo das minhas crônicas da musculação: “A modinha das receitas maromba” (clique aqui), que é o prólogo desta coletânea “Receitas do Fernandão”. Lá vocês entenderão melhor as minhas críticas dentro de todo este contexto.



HAMBURGÃO DO FERNANDÃO

Sou um hamburguermaníaco. Dia OFF na dieta, para mim, é sinônimo de burger.
Para sacanear todos aqueles que estão em cutting!

Mas não falo daqueles lixos de lanches tipo mc donald’s, burger king ou bob’s. Aquilo é hamburger de sebo e CMS. Na verdade, considero uma ofensa chamar aquilo de alimento...

Se você quer comer um burger foderoso, vá a uma hamburgueria top ou faço-o em casa. A coisa é muito simples e com o tempo você irá pegando prática e inovando nos sabores.

Por ter como possibilidade diversos cortes de carne, dependendo do seu preparo, ele poderá ser consumido em qualquer dieta. Vejamos:


INGREDIENTES:

- 1kg de carne (você pode escolher o patinho, que é um corte bem magro, ou coxão duro, mole)
- 1 ovo
- farinha de rosca (pão francês em pó)
Temperos: o que você quiser. Sugestão: molho inglês, muita pimenta, orégano, chimichurri, alho, salsinha, hortelã, etc.


PREPARO:

Jogue todos os ingredientes numa bacia e misture por um tempo. A farinha de rosca você vai acrescentando para dar liga.

Quando estiver pronto, pegue uma assadeira, e vá fazendo umas bolas de carne. Dê umas porradas na nela para aerar, molde o formato de burger e vá acomodando-os na assadeira. 1kg de carne rende 10 porções.

Leve ao congelador por algumas horas. Depois é tirar e ensacar.


Quando for preparar o bicho, você poderá usar esses "grill" de bosta que têm por aí, uma chapa, frigideira boa ou mesmo assar no forno.

O ponto da carne vai depender do seu gosto, mas para acertá-lo, você só pegará com experiência. Sinceramente, acho melhor não dar muitas dicas e deixar você aprender com os erros. Vai ser um aprendizado bacana.

Se você for bem cabação na cozinha, comece por fogo baixo e tampe; se já tiver experiência, coloque fogo alto sem tampa e vá virando.


VALOR NUTRICIONAL (100g)
Vai depender do corte de carne escolhido. Se vira malandro, e procure no Google!


COMENTÁRIOS FINAIS:

O acompanhamento desta iguaria é que é o ponto delicado da história. Para mim, um hamburger que se preze tem bacon, picles, cebola roxa, barbecue e cheddar. Porém, eu só faço essa putaria 1-2 vezes no mês, para representar o meu dia OFF de dieta, ou seja, o dia em que eu tento me passar por um ser humano normal.

Para não sujar o programa alimentar, o jeito vai ser cometer uma heresia e comer o burger com arroz, batata assada ou macarrão (inclusive você pode fazer bolonas de carne moída, dessa mesma receita, e tacar num macarrão integral e dixavar).

Uma boa pedida seria preparar um pãozinho integral ou o pãozão do fernandão.

Para tanto, pegue a receita da panqueca que vimos no último artigo e, na hora de fazê-la, não acrescente banana, nem canela. Aí você ficará com uma massa simples, que serve como pão e tem bastante proteína.

Jogue salada à vontade, quem sabe um ovo mole, e destrua.



Como eu acho absurdamente escroto você tentar substituir um queijo amarelo num burger, por exemplo, querendo inventar de por ricota, queijo branco ou cottage, nem irei citar essas possibilidades, fechado?

Se você quiser fazer uma marotagem chamada Guber Burger, passe a nossa receita de pasta de amendoim do capítulo 1 na carne bem quente, ponha no pão e coma. Não fiquem de viadagem, pois a combinação é maravilhosa. Se não me falha a memória, a mistura foi inventada em Missouri, EUA.

Por fim, se o lanche ficar seco, vá bebendo bastante água para ajudar a descer ou tente improvisar com um molho de tomate (puro tomate, sem aditivos) ou molhos tipo barbecue e ketchup, se a sua dieta permitir. Fique atento, no entanto, com o sódio e açúcar que eles possuem.

“Oh, Fernandão! Poxa, amigo, mas e a cocada de whey protein?????”
Tá lá na putaquetepariu!

No próximo capítulo, o frangão empanadão do Fernandão.



FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários