M.A.I.D.T. – CAPÍTULO 30: MUDANDO A ORDEM DOS EXERCÍCIOS

ATENÇÃO: Este artigo é parte integrante da série “M.A.I.D.T. - MÉTODOS PARA AUMENTAR A INTENSIDADE DOS SEUS TREINOS”. Clique no link para conhecer o projeto e seus capítulos.

Antes de começar, peço a todos para que não sejam apenas leitores passivos do site, que vêm aqui sugar um pouco de conhecimento sem dar nada em troca: cliquem em curtir (aí do seu lado direito no cabeçalho do texto), não custa nada... Se você gostou da leitura, compartilhe, assim ajudará a divulgar o site. Obrigado.


CAPÍTULO 30: MUDANDO A ORDEM DOS EXERCÍCIOS

Parece uma coisa bastante besta, simples, mas quase ninguém faz. Observo as pessoas presas, por meses, às mesmas fichas/rotinas, fazendo os exercícios sempre na mesma ordem, com o mesmo número de séries, repetições e idênticas quantidades de peso de um treino para o outro. Para combinar, alguns até ouvem a mesma música pelo fone e usam a mesma roupa.

Sinceramente, se você faz isso, não terá moral alguma para reclamar que não está vendo resultados musculares satisfatórios, afinal, cá entre nós, se você faz SEMPRE a mesma coisa, porque esperaria que algo de diferente acontecesse?


Se tem uma coisa que não existe na musculação é milagre, longe disso, sem esforço e dedicação sobre-humanos, não se chega a lugar algum. O mesmo vale para o uso de anabolizantes: se o cara não se dedicar, não souber comer e treinar que nem gente grande, vai ser apenas mais um ramelão nas estatísticas dos que tomaram bomba e tiveram algum problema de saúde, com destaque para a ginecomastia.

Outro ponto bastante interessante é que muitas vezes a carga utilizada num determinado movimento pode estar estagnada pois você dá aquele gás máximo no início do treino e quando chega lá no terceiro ou quarto exercício, mal consegue respirar, quem dirá fazer reps pesadíssimas.

Sendo assim, dê a si mesmo oportunidades para evoluir em exercícios variados, e não única e exclusivamente nos mesmos de sempre, deixando poucas migalhas de energia para alguns movimentos mais negligenciados do final do treino.

Às vezes, isto pode, inclusive, estar gerando alguma assimetria em certa porção muscular, como na parte superior do peitoral em detrimento da inferior, por exemplo.


QUAL A MELHOR MANEIRA DE UTILIZÁ-LAS?

A melhor maneira de utilizar esta técnica seria SEMPRE! Não espere que seus ganhos fiquem estagnados para modificar a ordem dos exercícios.

Este é um dos hábitos mais saudáveis que um maromba pode ter, de maneira que nosso organismo não fique adaptado a executar as mesmas coisas, na mesma sequência, reduzindo o esforço e, consequentemente, os resultados positivos.

Recomendo deixar os principais exercícios básicos, como terra, agachamento e supino, no início do treino, pois estes demandam maior energia e promovem os melhores ganhos em força e hipertrofia, logo, necessitam ser pesados, fato inviável após muitas séries de outros movimentos.



QUAL A IMPORTÂNCIA DESSA TÉCNICA?
- Serve para quebrar um platô, acordando seus músculos;
- Experimentar novas metodologias;
- Evitar uma adaptação negativa ao treinamento, que freie seus ganhos;
- Romper a monotonia;
- Ajudar a corrigir assimetrias corporais;
- Melhorar seus ganhos de força em exercícios variados, e não apenas em alguns.


HÁ ALGUM RISCO/ CONTRA-INDICAÇÃO PARA O MÉTODO?

Não há riscos nessa metodologia apresentada. O único ponto negativo dela é que determinados exercícios perderão rendimento, em graus variados, dependendo do momento em que aparecerem no treino.

A título de exemplificação, tente fechar seu treino de costas com a barra fixa para você ver que bosta de execução sairá, com um número risível de repetições por série. Este é um exercício que demanda grande vigor e energia, sendo assim, recomendo que o mantenha sempre na abertura do treino. A paralela com pesos também se encaixa nesse perfil.

Outros exercícios, como a clássica tríade dos básicos (supino, agachamento e terra), devem ser treinados de forma realmente pesada, pois esta é sua natureza e é através disto que poderão ser explorados em todo o seu potencial, gerando grandes resultados.

Por conta disso, tome certo cuidado em relação à ordem em que aparecerão no treino e evite deixá-los para o fim, de modo que você ainda tenha bastante energia, física e mental, para executá-los corretamente, inclusive no que diz respeito à técnica, para não se lesionar. 



FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários