RECEITA DO FERNANDÃO: VOL. IV – FRANGÃO EMPANADÃO DO FERNANDÃO

A ideia desta série é expor algumas receitas (todas de minha autoria) para quem quer dar uma variada no cardápio. Esqueçam essas coisas de “frango maromba com whey”, “brigadeiro anabólico”, “jiló proteico”, etc, etc, etc, porque aqui não é o lugar de showzinho!

Em nenhuma receita desta série eu irei utilizar suplementos ou tentarei pagar de fodão da cozinha maromba, fitchef ou coisas do tipo. E deixo claro que não estou tentando lançar nenhuma modinha...

Serão receitas simples, sem ingredientes excêntricos ou com aquele monte de viadagem que vemos por aí (vocês sabem do que estou falando...), que qualquer pessoa que goste de qualidade de vida, marombeiro ou não, poderá fazer, inclusive a sua avó, sua tia de 45 anos ou seu priminho punheteiro de 12 aninhos.

Vou pensar também no seu bolso, sendo assim, a ideia é que a coisa seja boa e barata, ao alcance de todos, inclusive boicotando as indústrias de suplementos, vendedores e estabelecimentos comerciais variados.

Para maiores informações, leiam este artigo das minhas crônicas da musculação: “A modinha das receitas maromba” (clique aqui), que é o prólogo desta coletânea “Receitas do Fernandão”. Lá vocês entenderão melhor as minhas críticas dentro de todo este contexto.




FRANGÃO EMPANADÃO DO FERNANDÃO

Essa é a minha versão nuggets gigante, porém, comendo frango de verdade e não pelanca/CMS com gordura e crocância.

É uma ótima pedida para quem não aguenta mais comer peito de frango grelhado ou cozido, muito menos sentir aquele delicioso aroma da ave.

A ideia para a receitinha veio do bife à milanesa da minha avó. O negócio é gostoso, mas é escroto na gordura, então, adaptei:


INGREDIENTES:
- Filés de peito de frango
- 1 ovo
- farinha de rosca
- aveia
- Temperos (muita pimenta, orégano, chimichurri)


PREPARO:
Bata o ovo como se fosse fazer um omeletinho, junto dos temperos.

Feito isso, vamos empanar. Num prato, coloque bastante aveia e um pouco de farinha de rosca. Esfregue o franguinho no ovo, pra ficar melecado, e depois jogue o bicho na farinhada, para grudar.
Vá fazendo isso e lotando uma assadeira com os filés.

Agora é só levar ao forno pré-aquecido. Gosto de deixar no mínimo, a 150°, por 1 hora. Quando dá 30 minutos, eu os viro com um garfo pra tostar dos dois lados. Se bem feito, o filezinho fica até crocante.



VALOR NUTRICIONAL (100g)
Aveia (30g ou 2col sopa): 104cal, 4,3g P, 17g de C, 2,2g de G
Um ovo inteiro: 70cal, 5,76g P/ 0,5g de C/ 5,18g de G
Peito de frango (100g): 159cal, 32g de P, 0r de C, 2,5g de G
Legenda: P (proteína), C (carbo) e G (gordura).


COMENTÁRIOS FINAIS:
Se você achar a comida meio seca, faça um molhinho caseiro de cebola, alho, manjericão, salsinha, pimenta e tomate e jogue por cima. Fica top.

Normalmente eu faço um monte dessas porras de manhã e como durante o dia todo.

Para aproveitar essa uma hora de forno ligado, coloque umas batatas inglesas (com casca e tudo, obviamente) nos cantos da assadeira, assim elas servirão de acompanhamento.

Uma dica é enchê-las de furos com um garfo ou cortá-las em canoa e distribuir pela assadeira.

“Oh, Fernandão! Poxa, amigo, mas e o frango com batata doce?????”
Tá lá na putaquetepariu!



Ficamos por aqui! No próximo capítulo vou ensinar a fazer um termogênico caseiro que vai derreter até o copo. Até lá!




FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários