MANUAL DE TREINO PARA UM ABDÔMEN DEFINIDO- PARTE 10

Fala rapaziada!

Hoje irei apresentar algumas dicas para que vocês possam montar um programa top de treinos de abdômen e, finalmente, concluiremos a série! Espero que tenham curtido! (E se não curtiram, foda-se!) Boa leitura!


CAPÍTULO 9: DICAS PARA VOCÊ MONTAR O SEU TREINO E/OU MELHORÁ-LO

Ao contrário do que fiz nas outras séries de grupos musculares do site, como bíceps, tríceps, etc., não irei mais passar rotinas de treinos prontas. Esta coletânea de artigos é mais do que suficiente para que você caminhe sozinho.

Caso queira algo prontinho, de mão beijada, contrate minha consultoria! Para conhecer os meus serviços e currículo, clique AQUI. Será um prazer ajudá-lo a conquistar seus objetivos.

No entanto, para que a rapaziada não saia me xingando tanto por miguelices, e como este será o último artigo da série, gostaria de dar algumas dicas finais:

I) Para desenvolver um abdomen legal, não basta apenas investir no reto abdominal! Não se esqueça dos oblíquos, do abdome transverso, do serrátil e dos intercostais.

II) A dieta, como disse no início da série, é sempre o fator mais importante quando falamos de desenvolvimento abdominal. Porém, de nada adiantará perder o máximo de gordura possível se não houver uma musculatura escondida ali por baixo, já hipertrofiada, prontinha para ser definida...

III) Use técnicas de alta intensidade para desenvolver seus abs, assim como fazemos com qualquer grupo muscular. Para maiores informações, acesse: MAIDT – métodos para aumentar a intensidade dos seus treinos (clique AQUI).

IV) Procure variar constantemente os exercícios do seu programa, de modo que você não caia nem na estagnação, nem na monotonia. Como vocês puderam ver ao longo da série, opções não faltarão!

V) Treine abs em casa e/ou durante tarefas monótonas do dia-a-dia. Boa parte dos exercícios abdominais não requer nenhum equipamento, sendo assim, é perfeitamente possível executá-los em casa, com mais calma e dedicação. Além disso, aproveite para praticar o vacuum em momentos perdidos do seu dia, como no trânsito ou durante o expediente de trabalho.

VI) Melhore sua postura! Mesmo um abdome bem trabalhado pode passar despercebido por conta de uma má postura, que lhe dá uma “barriguinha”. Esforce-se, pois o problema não é fácil de corrigir e leva bastante tempo.

VII) Por mais interessante que sejam estes exercícios específicos para o abdome, jamais se esqueça da importância de um bom exercício básico, como o agachamento livre e o levantamento terra, haja vista que treinam o corpo como um todo e impõem bastante tensão na zona abdominal.

VIII) Outro ponto importante que não deve ser negligenciado é o do desenvolvimento da zona lombar. De nada adianta proteger e desenvolver a frente, se a sua retaguarda fica exposta... (ai, que perigo!)
Não faça como esses másculos rapazes que deixam a retaguarda exposta!
Treine a região lombar!

IX) Sinta o músculo sendo trabalhado durante todos os exercícios, estabelecendo uma conexão “mente-músculos”.

X) Não faça movimentos de pêndulo nem dê impulsos em nenhum exercício abdominal! Explore o movimento com sabedoria, haja vista que roubos, além de se tornarem um vício, irão, na verdade, subtrair o seu próprio desenvolvimento!


CAPÍTULO 10: CONCLUSÃO

É isso galera! Finalmente encerramos a série.



Meu maior objetivo através dela foi, sinceramente, o de quebrar aqueles mitos desgraçados que a grande maioria dos frequentadores de academias (inclusive os instrutores) fica propagando, como, por exemplo, o do exercício abdominal para queimar gordura.

Acredito que o real aprendizado dentro do tema exercícios/treinamento de abdômen como derrubando essas incompreensões.

O passo seguinte seria o de entender a gigantesca importância que a dieta tem na hora de definir um abdômen, em detrimento, inclusive, dos exercícios.

Feito isso, é chegada a hora de escolher os exercícios. Para a sorte do leitor, eu forneci inúmeros subsídios para esta empreitada. Basta diversificar o programa, de modo que abarque todos os músculos da região abdominal, e seguir as dicas dadas que a chance de sucesso será alta!

Ah, e falando em sucesso, quem se arriscar na jornada do abdômen definido vai perceber uma coisa: paciência e dedicação são o carro chefe da coisa.

Portanto, na próxima vez em que você ler aqueles anúncios lazarentos do tipo “6pack em 5 semanas” ou “fique com abdome rasgado em um mês”, nem clique, e ainda mande o autor da picaretagem tomar no centro do olho do meio do...
  

ATENÇÃO: Essa série contém 10 partes. Continue a leitura acessando (passe o mouse na parte desejada e clique):  
- PARTE 1: UM POUCO DE ANATOMIA
- PARTE 2: PUXÃO DE ORELHA: VOCÊ ESTÁ TREINANDO COMO DEVERIA?/ OS MAIORES MITOS E ERROS ACERCA DO TREINO DE ABDÔMEN I
- PARTE 3: OS MAIORES MITOS E ERROS ACERCA DO TREINO DE ABDÔMEN II
- PARTE 4: OS MAIORES MITOS E ERROS ACERCA DO TREINO DE ABDÔMEN III
- PARTE 5: ENTENDENDO A GORDURA ABDOMINAL/QUAL O BF IDEAL?/COM QUAL GRUPO MUSCULAR TREINAR?
- PARTE 6: PRINCIPAIS EXERCÍCIOS – RETO ABDOMINAL COM ELEVAÇÃO DE TRONCO
- PARTE 7: PRINCIPAIS EXERCÍCIOS – RETO ABDOMINAL COM ELEVAÇÃO DE QUADRIL E OUTROS EXERCÍCIOS
- PARTE 8: PRINCIPAIS EXERCÍCIOS – OBLÍQUOS
- PARTE 9: PRANCHAS/VACUUM DE ESTÔMAGO/QUAIS OS MELHORES EXERCÍCIOS QUE EXISTEM?
- PARTE 10: DICAS PARA MONTAR OU MELHORAR O SEU TREINO/ CONCLUSÃO



FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários