ALONGAMENTOS NA MUSCULAÇÃO: PREJUDICIAIS OU BENÉFICOS? – PARTE 2

Fala rapaziada!

Ontem foi um dia especial: completei 12 anos de treinos em musculação!! É, o tempo passa...

No último artigo da série, falamos sobre o que é alongamento, seus principais tipos, além, é claro, de uma distinção em relação ao aquecimento.

Hoje pretendo discutir a influência que a prática de alongamentos poderá trazer para o seu treino com pesos. Boa leitura!


4. O ALONGAMENTO COMO VILÃO NA MUSCULAÇÃO

Depois de ler centenas de páginas de material, que envolveram tanto literatura específica, quanto artigos acadêmicos e científicos, pude me posicionar a respeito do tema e trazer informações que julgo confiáveis para todos vocês.

Tenham em mente que este texto é de minha autoria, logo, irá refletir minhas opiniões, que, para ficar claro, não são as mesmas de 100% da comunidade científica, porém, são da maioria esmagadora dos autores, comprovadas através de pesquisas...


A) PERDENDO FORÇA

Agora que já deixei algumas coisas claras, lanço uma pergunta: devemos alongar antes do treino com pesos?

Muitos responderão que sim. E a resposta pode ser “sim” mesmo, porém com uma grande ressalva: se o alongamento for utilizado no pré-treino, ele deve ser única e exclusivamente do tipo dinâmico, caso contrário, implicará em perda de performance e de força, além de diminuir, durante o treino e depois, a liberação de IGF, um dos hormônios mais anabólicos que existem em nosso corpo.

A pesquisa que escolhi para discutirmos é a: “Chronic effect of static stretching on strength performance and basal serum IGF-1 levels”. Borges Bastos et al., 2013. J Strength Cond Res. Sep; 27(9):2465-72. LINK

Nela, 30 homens treinados foram divididos em 3 grupos de 10 cada e submetidos a uma avaliação de 10 semanas que envolvia 8 exercícios de 8RM cada.

Um grupo seria composto por pessoas que faziam alongamento estático antes do treino; outro, por membros que utilizavam este mesmo alongamento antes de cada série; e um último, onde os homens não faziam nada no pré-treino e partiam pra guerra.

Ao final das semanas de experimento, observou-se que os grupos que usavam alongamento no treino obtiveram alguns ganhos em força em determinados exercícios (não em todos). Por outro lado, os caras que não alongavam ganharam estatisticamente muito mais força e, detalhe, em todos os exercícios!

No que diz respeito ao IGF-1, observou-se que não houve aumento significativo na turma do alongamento. Porém, na que não utilizou esta técnica, a concentração do hormônio aumentou bastante no pós-treino.

Gostei deste artigo pelo método utilizado e pela forma como foi realizado. Não basta querer utilizar artigos científicos para embasar um texto se ele não for relevante ou não tiver sido bem feito...

Além disso, ele não avaliou apenas ganhos e perdas em força, mas também, níveis hormonais anabólicos. Isso sem mencionar a atualidade da pesquisa, que é de menos de 2 anos atrás!

Sendo assim, podemos concluir que o alongamento estático no pré-treino é altamente prejudicial para hipertrofia, pois nos faz perder ambiente anabólico, força e desempenho.

Se você parar para pensar, isto faz muito sentido, intuitivamente, afinal, alguém já viu um animal se alongando estaticamente para realizar determinada ação de requerimento de força?

Evolutivamente isto seria absurdamente negativo! Imagine não conseguir fugir de um predador, ou enfrentá-lo na porrada, porque seu corpo não está devidamente alongado?! Bizarro...

Para quem se interessar, cito mais um estudo, desta vez, brasileiro, que também mostrou que o alongamento estático no pré-treino diminui a força durante os exercícios: Serra et al., 2013. J Strength Cond Res. LINK.



Infelizmente, esse conhecimento é muito pouco divulgado, de modo que na maioria das academias, ainda hoje, encontremos pessoas alongando antes de puxar ferro. Eu mesmo fui vítima dessa palhaçada e alongava no pré-treino no início da minha trajetória na musculação, por conta de má orientação.

Culpa do bosta do dono da academia onde treinava na época, que tirou o CREF apenas com o intuito de sair com o máximo de alunas que ele conseguisse.

Por conta de uma instrutora, algum tempo depois, acabei descobrindo que alongar antes do treino não era necessário. Resolvi parar por um tempo e não é que meu treino começou a melhorar?!

Engraçado que ela me deu uma explicação que, tempos depois, vi que estava bastante incorreta e não fazia o menor sentido. Porém, sou grato mesmo assim pois na época ela me ajudou bastante.

De uma maneira bem simples e ilustrativa, após uma sessão de alongamentos, damos, temporariamente, mais elasticidade, digamos assim, ao músculo e ao tendão. Ocorre que, se treinarmos nesse meio tempo, essa elasticidade fará com que percamos desempenho.

Vou explicar isto através de um cenário: imagine que você precise puxar uma caixa de 20kg com algum tipo de objeto como corda. Você prende uma corrente de ferro nela e puxa. A tensão é obtida facilmente e a caixa já começa a se mover.

Se no lugar da corrente você prender uma corda elástica de borracha, ao puxá-la, ela não ficará automaticamente sob tensão, dado que ela consegue se esticar. Aí você continua e continua, até que a caixa comece a se mover.

Repare em como você se deu mal na segunda opção, perdendo desempenho, pois puxou a corda quase que à toa em alguns momentos e não aproveitou totalmente a força que aplicou.

Algo muito semelhante a isto acontecerá com seus músculos e tendões, creio eu, ao tentar mover um peso depois de alongar. A perda da rigidez musculotendínea local refletirá na quantidade de carga que você será capaz de mover, haja vista que a sua geração de força não estará ótima.

Para piorar ainda mais o cenário, tente utilizar movimentos explosivos: vai ser uma beleza de treino...


B) PREVENINDO LESÕES? ACHO QUE NÃO...
Deixa eu dar uma alongada aqui pra prevenir lesões na hora de caçar! Aaahhh maravilha!

Bom, mas talvez você esteja se perguntando: “o alongamento antes de treinar não ajuda a prevenir lesões, Fernandão?!”.

Na verdade, não. Isso já foi objeto de estudo e foi observado que não há nenhuma evidência científica que indique que o alongamento no pré-treino ajude a prevenir lesões:

- Shrier I. “Stretching before exercise does not reduce the risk of local muscle injury: a critical review of the clinical and basic science literature”. Clin J Sport Med. 1999. Oct;9(4)221-7). LINK.

- Thacker et al., The impact of stretching on sports injury risk: a systematic review of the literature. Med Sci Sports Exerc. 2004 Mar;36(3):371-8. LINK.

Para piorar, o alongamento não só não previne, como pode aumentar os riscos de você se lesionar. Explico melhor: lembra-se dos fusos neuromusculares que comentei no capítulo anterior?

Depois de uma sessão de alongamentos, nosso fuso estará com atuação prejudicada por conta de um momentâneo erro de “avaliação”, de modo que a amplitude máxima, permitida em situações normais, seja aumentada, perdendo, assim, o correto referencial e permitindo que você vá além, podendo causar algum tipo de lesão num determinado movimento.

Em outras palavras, o fuso neuromuscular não estará trabalhando com um parâmetro de estiramento seguro após a utilização de alongamentos, fato que aumenta as chances de lesão.


C) ALONGAMENTOS PARA MELHORAR A DOR MUSCULAR TARDIA E A RECUPERAÇÃO?

Essa também é famosa né? E todo mundo faz: nada como dar aquela alongada depois de treinar para aliviar a dor muscular dos próximos dias, assim como agilizar a recuperação! Uhul!
Que nada, amigo leitor!

Uma pesquisa realizada por Herbert & Noronha (“Stretching to prevent or reduce muscle soreness after exercise”. 2007) mostrou que o alongamento não reduz a dor muscular tardia. LINK.

Além disso, outros dois estudos mostram que a utilização de alongamentos não contribui para acelerar a recuperação muscular pós-treino (Dawson et al., 2005/ John Wiley & Sons, 2007).


Ficamos por aqui. No próximo capítulo iremos discutir sobre os benefícios dos alongamentos. Até lá!


ATENÇÃO: Essa série contém 4 partes. Continue a leitura acessando: 
- PARTE 1: O que é alongamento?/ Alongamento Vs. aquecimento./ Tipos de alongamento 
- PARTE 2: Alongamento como vilão na musculação
- PARTE 3: Alongamento como importante ferramenta na musculação
- PARTE 4:  Alongamento como importante ferramenta na musculação/ Como alongar?


FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários