ALONGAMENTOS NA MUSCULAÇÃO: PREJUDICIAIS OU BENÉFICOS? – PARTE 3

Fala rapaziada!

No último artigo discutimos o alongamento como vilão, ou seja, se mal utilizado, ele irá trazer uma série de malefícios ao seu treino, como perda de força, desempenho e maior risco de lesões.

Hoje, no entanto, veremos como ele pode ser benéfico, se corretamente utilizado.


4. O ALONGAMENTO COMO UMA IMPORTANTE FERRAMENTA NA MUSCULAÇÃO

Depois de ler centenas de páginas de material, que envolveram tanto literatura, quanto artigos acadêmicos e científicos, pude me posicionar a respeito do tema e trazer informações que julgo confiáveis para todos vocês.

Tenham em mente que este texto é de minha autoria, logo, irá refletir minhas opiniões, que, para deixar claro, não são as mesmas de 100% da comunidade científica, porém, são da maioria esmagadora dos autores, comprovadas através de pesquisas...


A) MELHORANDO PERFORMANCE E FORÇA COM ALONGAMENTOS DINÂMICOS

Como disse no último artigo, antes de começarmos o treino não devemos fazer alongamentos estáticos, pois eles são muito prejudiciais ao desempenho.

No entanto, os alongamentos dinâmicos são interessantes, dado que muitos estudos indicam haver algum tipo de melhora no desempenho, como aumento de capacidade anaeróbia, agilidade, resistência e, sobretudo, força.

Fontes:

B) MELHORANDO A EXECUÇÃO DOS EXERCÍCIOS ATRAVÉS DE ALONGAMENTOS ESTÁTICOS

Este é um ponto bastante delicado e que deve ser visto com atenção.

Alongamentos não são algo que você deva, obrigatoriamente, fazer. Pelo que já pesquisei, sinceramente, em alguns casos o excesso de flexibilidade poderá trazer malefícios, especialmente para as articulações, tornando-as muito relaxadas, o que não é nada interessante para a musculação.

Muitas pessoas já possuem um bom alongamento natural, como é o meu caso, por exemplo, e não precisam perder tempo com estes exercícios. Todavia, há aqueles que mal conseguem fazer um agachamento paralelo ao solo, quem dirá de forma profunda, logo, necessitarão de uma atenção especial.

Digo isto pois a falta de flexibilidade poderá implicar numa técnica ruim, não explorando o real potencial do exercício, não ganhando a hipertrofia que ele pode gerar e, para piorar, sobrecarregando indevidamente alguma porção corporal, fato que sempre aumenta os riscos de lesão.

Já tive alunos que caíam para frente no agachamento livre pois simplesmente não conseguiam agachar. Caras que não estavam aptos a executar remadas, de tão curvadas e “tensas” que eram suas costas, de modo que ou caíam para frente, ou faziam o exercício de um jeito assustadoramente perigoso...



Isso sem mencionar os clássicos problemas que acometem muita gente: a elevada dificuldade na execução do stiff, por encurtamento dos músculos do jarrete/isquiocrurais (alguns dos posteriores de coxa), e no treino de panturrilhas, que parecem rasgar de tanto que ardem. Ambos casos consequentes do sedentarismo da sociedade atual.

Para estes indivíduos em especial, eu recomendo a utilização de sessões de alongamento. Porém, a atenção deve ser específica para o problema em questão: você não precisa sair alongando tudo, mas sim aquilo que precisa. Por exemplo: se você tem problemas no stiff e não no treino de ombros, não fique se preocupando com eles também nas rotinas de alongamento, ok?

Além disso, a ideia é que o alongamento seja parecido com um exercício que você faça e que tenha dificuldades, para realmente conseguir aproveitar um benefício na hora de treinar.

Melhorando sua flexibilidade, teremos, na verdade, uma “tolerância” ou permissão de movimento muito maior pelos seus fusos neuromusculares, de modo que ganhemos em ROM nos exercícios e não em crescimento (elástico ou não) do músculo ou do tendão, como muitos acreditam.

ROM é uma sigla que significa Range Of Motion, que podemos traduzir como “amplitude de movimento”. Quanto maior esta for, mais fibras serão estressadas, logo, melhores os resultados para sua hipertrofia, por exemplo.

Vale mencionar também que muitos casos de pessoas sem flexibilidade não necessitam da utilização de alongamentos. Ao contrário do que alguns gostam de dizer, a musculação não encurta os músculos... Isso é fruto de uma incompreensão, além de um baita de um mito escroto!

Já parou para refletir que um agachamento profundo, durante a fase negativa, especialmente da metade para o final, submete você a uma posição de alongamento bastante considerável? E no supino? E no stiff? Na barra fixa? Nas paralelas? Etc, etc, etc?

Pois é, a própria musculação tem seu mérito na aquisição de flexibilidade, logo, apenas ela já será suficiente para auxiliar muita gente neste quesito, talvez até melhor que os próprios exercícios específicos de alongamento (James R. Whitehead. William Lunn. American College of Sports Medicine’s 57th Annual Meeting, Baltimore, June 1-5, 2010).

Ok, mas vamos admitir que você seja o cara mais inflexível do mundo, e não falo de ser o tipo de sujeito que não muda de opinião de forma alguma, mas sim daquele cara que não consegue amarrar o próprio tênis.

Nesse caso, utilize alguns exercícios, porém, tomando o devido cuidado para que estes sejam feitos separadamente ao treino de musculação, com algum tempo de intervalo, como um ou mais dias.

Tenha em mente que isto se aplica a um mesmo grupo muscular. Nada impede que você treine peito hoje pela manhã e, à noite, execute algumas séries para alongar panturrilhas em casa.

A duração da brincadeira é controversa. Alguns falam que 15 segundos é o suficiente. Outros para usar 30 ou 60.

De acordo com uma pesquisa que li (Ogura et al., 2007), depois de 30 segundos de alongamento estático, já não se aumenta o ROM, ou seja, não é necessário ficar naquela torturante posição por mais tempo.

Nossa, nossa, heim! Que alongamento! Acho que essa imagem mostra mais um benefício
do alongamento, heim, rapaziada?!
Contudo, através de outro estudo vi que o que muda é o tempo de flexibilidade pós-exercício que você irá conseguir, porém, isso só irá variar por alguns minutos.

Sendo assim, acredito que uns 2 ou 3 sets de 20 segundos cada, já estarão de bom tamanho.

Para finalizar, vale mencionar que os alongamentos estáticos podem ser uma ferramenta interessante para o iniciante na musculação, pois poderão aumentar mais rapidamente o ROM dos exercícios e promover maiores ganhos em força. Porém, como disse, isso fica com os iniciantes (Kokkonen et al., 2010).


Ficamos por aqui. Continua no próximo artigo...


ATENÇÃO: Essa série contém 4 partes. Continue a leitura acessando: 
- PARTE 1: O que é alongamento?/ Alongamento Vs. aquecimento./ Tipos de alongamento 
- PARTE 2: Alongamento como vilão na musculação
- PARTE 3: Alongamento como importante ferramenta na musculação
- PARTE 4:  Alongamento como importante ferramenta na musculação/ Como alongar?



FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários