TUDO SOBRE O SALBUTAMOL, ALBUTEROL OU AEROLIN – PARTE 2

Fala rapaziada!

No presente capítulo irei apresentar o perfil do Salbutamol, com seus principais benefícios, além de doses e protocolos de utilização. Boa leitura!


4. PERFIL DO SALBUTAMOL/ALBUTEROL E PRINCIPAIS BENEFÍCIOS

A vida e suas ironias...

Descobri o salbutamol, sem querer, há muitos anos atrás, quando estava lendo sobre termogênicos em algum fórum e de repente encontrei: “cutting com aerolin”.

Na hora, pensei que havia lido errado ou que cometeram algum equívoco, sendo assim, entrei na porra do post do moleque e... não é que ele usava aerolin mesmo?!

Pra mim foi uma surpresa pois eu já fui um grande usuário dessa droga, haja vista que tive um duro quadro de bronquite asmática por toda minha infância e boa parte da adolescência.

Aquela merda sempre me dava colaterais e me lembro muito bem de cenas como:

- Mamãe, eu não to bem! To ficando acelerado. Esse remédio me deixa com o coração estranho...

Depois de anos de dúvidas e muitos outros anos de esquecimento, após a leitura daquele post tudo fez sentido! Passada a surpresa inicial e um bem-estar por ter solucionado um mistério infantil que tanto me assombrou, fui surpreendido por um sorriso maroto no canto da boca:

- Fiz uso de termogênicos pesados, agonistas β2 adrenérgicos, logo na infância...


Como puderam perceber através desta historinha, o salbutamol é uma droga utilizada no tratamento da asma. Além disso, sua meia-vida gira em torno de 3 a 4 horas.

Por se tratar de um agonista beta adrenérgico, como efeito colateral, ele acaba por aumentar a queima de gordura e a taxa metabólica, conforme já discutido no capítulo 3 do último artigo. Some isto ao fato de ele diminuir o apetite e teremos já alguns motivos que o fizeram cair nas graças de muitos marombeiros, sendo bastante utilizado em programas de cutting.

Além disso, segundo pesquisas, ele parece possuir outras propriedades interessantes para esse período de dieta restritiva, sendo eles:

- Auxílio na manutenção da massa magra;

- Possível aumento da massa magra, por conta de alguma ação anabólica da droga (FONTE);

- Ganhos em força (FONTE);

- Melhora da performance esportiva (FONTE).

Como se não bastasse, o salbutamol ainda ajuda no metabolismo do colesterol, diminuindo o LDL e aumentando o HDL, o que é ótimo para o perfil lipídico, especialmente se o indivíduo for usuário de esteroides anabolizantes, haja vista que é extremamente comum que ocorra um desbalanço durante um ciclo, principalmente se o sujeito utilizar inibidores estrogênicos (FONTE).


5. FORMAS DE ADMINISTRAÇÃO, DOSES E PRINCIPAIS PROTOCOLOS

FORMAS DE ADMINISTRAÇÃO

O salbutamol aqui no Brasil é consumido, normalmente, sob a forma do medicamento Aerolin (sulfato de salbutamol, como mostrado na foto mais acima), sendo as formas de apresentação da droga a inalatória, intravenosa e a oral, tanto em xarope quanto em comprimidos.

A inalatória é usada normalmente por pessoas que têm asma, pois o medicamento entra rapidamente pelas vias aéreas já causando seus efeitos e aliviando os sintomas de falta de ar.

Para fins de queima de gordura e melhora na performance, o uso de comprimidos é o melhor, tanto pela praticidade, quanto pela duração dos efeitos e administração da meia-vida.

Após o uso, já se percebe o início dos efeitos entre 5 e 20 minutos.

DOSES

As doses começam baixas, por volta de 2 a 4mg ao dia, e vão sendo aumentadas ao longo do ciclo, sendo o mais comum chegar a 16mg, em 3-4 doses de 4mg ao dia, pois é uma marca segura, segundo alguns, pois é a utilizada por pacientes quem têm asma, já foi testada em laboratório e consta na bula.

No entanto, já vi relatos de usuários que alcançaram a marca de 48mg, ou seja, 3 vezes o teto da dose recomendada. Um uso tão elevado assim pode se tornar bastante perigoso e, obviamente, não é recomendado.

Conforme dito, o ciclo começa em 2-4 mg por dia. Como os comprimidos do aerolin são de 2mg, fica fácil administrar as doses e dividi-las ao longo do dia.

Ao longo do período, você terá de espaçar as ingestas, para manter a concentração da droga constante no organismo, interrompendo o uso cerca de 5-6 horas antes de dormir, para diminuir as chances de ter insônia.

Como a meia-vida é de 3-4 horas, será este o intervalo de administração.

É extremamente importante que se mencione que você apenas aumentará a dose SE necessário e SE os colaterais já forem administráveis ou inexistentes, ou seja, não piore a situação.

Controle sua termogênese com medições frequentes de temperatura através de um termômetro. Se com 8mg você já estiver tendo ótimos resultados, por que já subir para 10? Espere! Já que você está fazendo merda com sua saúde, tente manter pelo menos um resquício de responsabilidade...

Você irá usar sua média de temperatura antes do ciclo como parâmetro e irá comparar ao longo do ciclo: se estiver mais alta, sinal que a termogênese está rolando bem; se estiver igual, bom indício para aumentar a dose.

PRINCIPAIS PROTOCOLOS
Decidi fazer uma parada diferente dessa vez e trazer protocolos de sites que aprecio.

- Bill Roberts, do thinksteroids.com:
4mg ao acordar, 2mg 4-6 horas depois e mais 2mg 4-6 horas depois desta última.
As segunda e terceira doses são utilizadas apenas se você sentir que está pronto para usá-las. Se ao final do dia ficar a impressão de que a dose total deveria ter sido maior, aumente-a no dia seguinte, aos poucos, e vá fazendo isso até atingir a margem dos 16mg.
Importante: estar tomando o cetotifeno.

- Steroid.com:
Dose inicial de 2mg, que deverá ser aumentada em 2mg a cada 5-7 dias.
Tempo do ciclo: 4 semanas. Após o período, o uso deverá ser interrompido por mais 4 semanas. Passado esse tempo, se necessário, o usuário poderá fazer novo ciclo.

- ensinandomusculação.blogspot.com.br: um meio termo entre os dois protocolos citados. Acho que um começo conservador, só com 2mg, é interessante para ver como o corpo reage aos colaterais. Quando necessário, a dose poderá ser aumentada de 2 em 2mg, até chegar aos 16mg.

O mais interessante seria fracionar o uso ao longo do dia, em três tomadas equivalentes: ao acordar, 4-6 horas depois disso e mais 4 horas depois da segunda dose, para manter a concentração do salbutamol estável e tentar garantir boa qualidade de sono.
Incluir o cetotifeno a partir de 6-8mg ao dia.

Duração do ciclo: isto seria pessoal, já que para o tratamento da asma, a administração de 16mg/dia é de tempo de uso indefinido. Algo em torno de 4 semanas, para mais ou para menos, seria interessante.

Vale mencionar que se você não seguir uma dieta adequada e fizer um ciclo comendo feito um porco, não há albuterol nem droga nenhuma que lhe dará o shape dos sonhos, como já frisado no primeiro artigo... Entenda que não há milagres, e sim dedicação, independentemente do uso de drogas ou não.


Ficamos por aqui. No próximo artigo iremos discutir sobre o uso do salbutamol com outras substâncias, visando a diminuir colaterais e potencializar a queima de gordura. Até lá!


ATENÇÃO: Essa série contém 4 partes. Continue a leitura acessando: 
PARTE 1: Ressalvas e recomendações/ Introdução/ Agonistas beta-2 adrenérgicos
- PARTE 2: Perfil do salbutamol/albuterol e principais benefícios/ Formas de administração, doses e principais protocolos
- PARTE 3: Drogas sinergistas e substâncias de uso concomitante
- PARTE 4:  Albuterol e o uso de esteroides anabolizantes/ Efeitos colaterais/ Encerramento e conclusão



FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários

  1. Melhor blog que já li sobre musuculação!

    ResponderExcluir
  2. Muito completo e resumido! Excelente artigo!

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS PELO POST AMIG0,AJUDOU MUITO !!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom mesmo o artigo, parabens.
    uma duvida, o efeito da termogenize e compatível com o do clembuterol?

    ResponderExcluir
  5. Ótimo
    Muito bem explicado
    Parabéns !!!!
    Estou tomando e posso dizer que e muito bom

    ResponderExcluir
  6. Eu tomo quando a asma ataca

    ResponderExcluir
  7. É obrigatório a administração dele em várias doses ao longo do dia? ou posso usar como um ECA,somente no pré treino para auxiliar a performance?

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo post, sensacional, saberia me dizer a dose certa do fumarato para usar junto com o salbutamol?

    ResponderExcluir
  9. To fazendo um acompanhamento e o cara me passou junto com a dieta esse aerolin antes do treino, hoje foi o primeiro dia e realmente parecia que meu coração ia sair pela boca rsrsrsrs, mas gostei do artigo aqui, vou continuar usando então 😍

    ResponderExcluir
  10. Como tá tenso de encontrar Aerolin comprimido, dá pra fazer um ciclo com a versão xarope (0,4mg/ml)?

    ResponderExcluir

Postar um comentário