COMO DESENVOLVER PANTURRILHAS MONSTRUOSAS – MANUAL DE TREINO: PARTE 1

Fala rapaziada!

Cá estamos mais uma vez desenvolvendo um completo manual de treino para um determinado grupo muscular. Depois do sucesso das séries de trapézio, bíceps, antebraço, tríceps, pescoço e abdome, chegou a vez das panturrilhas!

Certamente é um grupo muscular que intriga e preocupa muita gente, afinal, não é nada fácil desenvolvê-las, por uma série de fatores, como veremos ao longo da série.

Nessa primeira parte do artigo eu preparei algo digamos que especial, tentando fugir um pouco do que fiz até agora, de mostrar a anatomia do grupo muscular de forma simples e pontual.

Queria que o leitor tomasse um pouco mais de contato de como seja uma perna por dentro, sem se preocupar em decorar nomes, inserções ou coisas do tipo, mas apenas com o intuito de matar a curiosidade de alguns e também de quebrar algumas concepções, afinal, não é só de sóleo ou de gastrocnêmio que se faz uma perna.

E uso a palavra “perna” aqui pois é o termo correto para esta região do corpo em anatomia. Popularmente, quando nos referimos à perna queremos dizer algo que vai da virilha ao pé, certo?

Em anatomia, não é assim que funciona: a primeira parte é a coxa, compreendida até o joelho. Abaixo dela vem a perna, englobando a tal da panturrilha.

Sendo assim, se você disser a um anatomista que vai treinar pernas, ele entenderá que, na verdade, você só irá trabalhar as panturras, e não as coxas, como normalmente fazemos.

Mas enfim, isso não muda nada no fim das contas pois o que o leitor quer é hipertrofia! Cito estas coisas apenas como curiosidade.

Vejamos, agora, o sumário da série e, na sequência, começaremos a putaria toda. Segura:

SUMÁRIO

CAPÍTULO 1: UM POUCO DE ANATOMIA
CAPÍTULO 2: SERÁ QUE VOCÊ ESTÁ DANDO A DEVIDA ATENÇÃO A ESTE GRUPO MUSCULAR?
CAPÍTULO 3: APRESENTANDO OS EXERCÍCIOS
CAPÍTULO 4: QUAIS OS MELHORES EXERCÍCIOS?
CAPÍTULO 5: QUAL A POSIÇÃO DOS PÉS?
CAPÍTULO 6: ONZE DICAS E MACETES PARA UM TREINO DE VERDADE!
CAPÍTULO 7: BATE-PAPO FINAL.


CAPÍTULO 1: UM POUCO DE ANATOMIA
Como disse, hoje o assunto é anatomia. Antes que você comece com cu doce, vamos seguindo, na moralzinha, suave, porque o assunto é bacana e você vai aprender coisas interessantes. Deixa comigo, moleque!

O primeiro músculo que trago na discussão é o tibial anterior. Ele é o principal músculo do compartimento anterior da perna, na frente, tendo como destaque funcional a dorsiflexão.

Pô, mas que porra é essa Fernandão?”

Dorsiflexão nada mais é que “dobrar o pé pra cima”. O calcanhar fica no chão e o resto do pé é flexionado em direção à canela. Se você ainda não captou a ideia, basta ver a imagem desse pé da foto acima, em preto e branco, e a direção da seta.

Só por curiosidade, inversão do pé, também chamada de supinação, é, grosseiramente, tombar o pé pro lado, apoiando-se só com a parte lateral dele no chão, referente ao lado do dedinho. Eversão ou pronação, por sua vez, é a mesma coisa, porém, do lado do dedão, que em anatomia chamamos de hálux.

Voltando, o tibial anterior é o principal músculo responsável pela dorsiflexão. Quando discutirmos exercícios, mais futuramente nesta série, será ele quem mais iremos recrutar.

Mas o filé mignon da série mesmo vem agora:
O gastrocnêmio e o sóleo são os dois principais músculos quando o assunto é treino de panturrilhas, porém, como já disse, não são os únicos músculos trabalhados.

(A título de curiosidade, a panturrilha é bastante importante para o retorno venoso, funcionando como um segundo coração, comprimindo os vasos quando contraída e ajudando a bombear o sangue de volta para o centro do corpo.)

Eles ficam na parte posterior da perna, sendo o sóleo mais interno e o gastro, externo. Em conjunto eles respondem por 93% da força de flexão plantar no corpo, ou seja, da capacidade de ficar na ponta dos pés!

A composição deles, no que diz respeito ao tipo de fibras musculares, é um pouco diferente. Caso queira aprender mais sobre o assunto, acesse esta série: “Entendendo as fibras musculares”.

O sóleo é constituído por uma alta porcentagem de fibras vermelhas, do tipo lentas, bastante resistentes à fadiga. Por conta disso, ele é um músculo postural, de sustentação, que nos aguenta em pé e caminhando o dia todo. Ele é bastante achatado e comprido, recebendo, por conta disso, seu nome, derivado de solea, sandália em latim.

E repare agora nas inserções dele: cabeça e face posterior da fíbula e face posterior da fíbula: ele está inserido apenas em ossos da perna, não sendo recrutado na flexão do joelho.

O gastrocnêmio, por sua vez, possui inserção no fêmur, maior osso do corpo e que corresponde ao segmento corporal da coxa. Por conta disso, ele participa, mesmo que discretamente, na flexão da perna.



E não é a troco de nada que quis comentar sobre essas coisas, meu caro leitor. Acontece que nos exercícios de panturrilha que fazemos sentados, como é o caso do famoso gêmeos sentado, o gastrocnêmio encontra-se encurtado, devido à sua ação de flexão dos joelhos, e não será solicitado, ou seja, nessa posição estaremos isolando o sóleo.

Futuramente voltaremos a isto, mas agora você já começa a entender porque fazer apenas o exercício sóleo/gêmeos sentado com o intuito de desenvolver a musculatura da panturrilha é uma baita de uma cagada.

Apenas para encerrar o tópico do gastrocnêmio, ele é composto em grande parte por fibras brancas, de contração rápida, sendo responsável por movimentos explosivos, como salto, corrida disparada, etc. Por conta disso, também, seu potencial hipertrófico é muito maior.

O tipo de fibra poderá influenciar no desenvolvimento do treino, não é de bobeira que estou comentando essas coisas, mas isto é assunto para o futuro, também.

Pô, que merda, tudo o cara começa e deixa pra comentar depois...

É só para o texto não ficar muito maçante, man!

Agora, para finalizar, vou mostrar como é uma perna por dentro e todos os outros músculos que a compõem, para que você veja como essa história de ficar na ponta do pé e abaixar o peso é bem mais complexa do que parece:
A imagem principal é um corte transversal de uma perna, ou seja, imagine que a pessoa esteja de pé e cortamos uma fatia dela paralela ao solo.

No tal compartimento anterior, temos a turma da dorsiflexão: tibial anterior (abreviado como TA), Extensor longo do hálux (ELH), extensor longo dos dedos (ELD) e fibular terceiro (FT – músculo que algumas pessoas nem tem, responsável também por propriocepção (reconhecimento da localização espacial do corpo)).

No compartimento lateral temos os fibulares longo e curto (FL e FC), responsáveis por eversão e flexão plantar.

No compartimento posterior profundo temos a turma da flexão plantar, sendo o tibial posterior (TP), Flexor longo do hálux (FLH) e flexor longo dos dedos (FLD). No compartimento posterior superficial temos os já conhecidos sóleo e gastrocnêmio.

Existem ainda os músculos plantar (ausente em 5-10% da população, sendo também um proprioceptor) e o poplíteo.

Toda essa turma está distribuída em compartimentos da fáscia crural, tecido fibroso que envolve os músculos. Se você quer aprender mais sobre fáscia e como ela limita a hipertrofia, leia a série: “fáscia muscular e memória muscular”.


Ficamos por aqui. Espero que ninguém tenha dormido na leitura e que muitos tenham achado interessante e aprendido algo útil, adquirindo ferramentas para poder pensar melhor um treino.

Nos vemos no próximo capítulo da série, onde darei um belo de um esporro em todos os vagabundos que negligenciam o treino de panturrilhas e saem chorando pra mamãe que não crescem e que a genética que ela passou é ruim... Até lá!



ATENÇÃO: Essa série contém 8 partes. Continue a leitura acessando (clique nos links): 
- PARTE 1: Um pouco de anatomia
- PARTE 2:  Será que você está dando a devida atenção a este grupo muscular?
- PARTE 3: Exercícios com dorsiflexão/ Exercícios com flexão plantar
- PARTE 4Exercícios com flexão plantar (continuação)
- PARTE 5: Quais os melhores exercícios?/ Qual o posicionamento dos pés?
- PARTE 6: Onze dicas e macetes para um treino de verdade!
- PARTE 7Onze dicas e macetes para um treino de verdade! (continuação)

- PARTE 8Onze dicas e macetes para um treino de verdade! (continuação)/ Bate-papo final


FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários