COMO DESENVOLVER PANTURRILHAS MONSTRUOSAS – MANUAL DE TREINO: PARTE 2

Fala rapaziada!

Bora continuar a série e já adianto uma coisa: trouxeram a vaselina?? Melhor já irem passando...


CAPÍTULO 2: SERÁ QUE VOCÊ ESTÁ DANDO A DEVIDA ATENÇÃO A ESTE GRUPO MUSCULAR?

Imaginem que eu vá à academia de todos vocês, pelo Brasil inteiro, e cole um cartaz com os seguintes dizeres:

- A PARTIR DE HOJE, SÓ SERÁ PERMITIDO TREINAR BRAÇOS UMA VEZ POR SEMANA, COM UM ÚNICO EXERCÍCIO, PODENDO FAZER APENAS 2-3 SÉRIES DE 8 A 15 REPETIÇÕES, COM POUCO PESO, SEM DAR ÊNFASE E COM MOVIMENTOS BEM RÁPIDOS, COM AGILIDADE PURA, TENTANDO ACABAR EM 5 SEGUNDOS! 
AH, E ESTÁ LIBERADO CONVERSAR DURANTE TODO O TREINO E FICAR VENDO O “MOVIMENTO” (as novinhas) DA ACADEMIA DURANTE O EXERCÍCIO!
QUEM DESCUMPRIR SERÁ EXPULSO!

Bom, provavelmente vão rir da minha cara, me mandar tomar no cu, hostilizar e bater...
Seria absurdo, não é pessoal?! Por quê?

Fica até difícil achar por onde começar a explanação, de tão retardada que foi a cena... Treinar desse jeito não iria dar resultado algum... Para fazer isso, seria melhor ficar em casa, de boa, concordam?

Pois é, então meus lindos, PORQUE CARALHO VOCÊS TREINAM PANTURRILHA ASSIM?! CAMBADA DE RAMELÃO!

Treinar assim me lembra daqueles filhos da puta que gostam de dizer: “treino leve porque não quero crescer muito/ganho músculo fácil/ tenho medo de ficar grande”.

Provavelmente, quem riu do exemplo do início do capítulo e achou um absurdo, deve estar sem graça agora, afinal, se a carapuça serviu, é só vestir e sair pulando!

Aplique esse exemplo para o treino de peito e costas: fica ainda pior, não? Então, por que tratar as panturrilhas desse jeito várzea e descompromissado?

Percebam que a maioria esmagadora das pessoas no ginásio treina panturrilha:
- No dia de São Nunca ou apenas uma vez na semana, no dia de “treino de pernas”, já bastante cansados e sem ânimo;
- Fazendo somente um exercício, o sóleo/burrinho/gêmeos sentado, o que vimos no capítulo anterior ser uma péssima escolha, afinal, o gastrocnêmio fica de fora;
- Usando pouco peso;
- Poucas séries;
- Sem intensidade;
- Com repetições rápidas, sem contrair nada;
- No final do treino, desesperado para ir embora;
- Conversando e olhando a bunda da mulherada;
- Resumindo: treina com o ânus...

Aí depois saem por aí dizendo: “Pô, Fernandão, que merda, treinar panturrilha é embaçado, né? Não tenho genética... Não cresce de jeito nenhum!”.

Pois é, mas tomando essas atitudes listadas, fica complicado mesmo e o mais fácil é culpar o seu descaso, negligência e vagabundagem sob o rótulo da genética!

De fato, um número bastante elevado de pessoas tem uma genética de bosta quando o assunto são panturras, como é o meu caso, e também tem o lance da alavanca mecânica desfavorável à hipertrofia que é gerada nesse treino, como veremos mais adiante na série.

Além disso, é um grupo muscular adaptado a muito trabalho árduo, afinal, ele é recrutado toda vez que você anda, corre e fica em pé, logo, um treino meia boca não passará de um peido numa ventania, não dando estímulo nenhum para crescer mesmo!

Outro ponto, relacionado ao anterior, é o tipo de fibra que predomina na musculatura em questão. A porcentagem de fibras vermelhas é considerável, e como elas têm menor potencial de hipertrofia do que as brancas, o resultado natural realmente não é tão monstruoso quanto gostaríamos.



A fáscia crural que reveste a região, conforme vimos no último capítulo, sobre anatomia, também vai atrapalhar boa parte das pessoas, pois é comum quem a tenha numa forma espessa, limitando a hipertrofia. Para maiores informações leia a série: “fáscia muscular e memória muscular”.

Resumo da ópera: ENCAREM O TREINO DE PANTURRILHAS COMO VOCÊS ENCARAM O TREINO DE PEITO E DE BÍCEPS!

Se existisse uma lei que dissesse que para cada série de bíceps e tríceps você devesse fazer uma para as panturrilhas, com a mesma intensidade, eu tenho certeza que o shape da rapaziada estaria muito melhor do que hoje.

O pior de tudo é que mesmo que o cara tenha coxas bem desenvolvidas pelo agachamento, o fato é que panturrilhas pequenas irão estragar todo o shape, dando uma aparência estranha e diminuta para o conjunto. Além disso, com um shorts comprimido, nem parecerá que você treina perna...

Tenha em mente que se a coisa toda for bem feita, dará resultado, te diferenciando da grande maioria dos frequentadores de ginásio! Se elas ficarão gigantes ou não, num nível de campeonato, aí já é outra história e a genética vai falar mais alto mesmo, infelizmente.


Ficamos por aqui. No próximo capítulo vou apresentar os principais exercícios que podemos manter em nosso arsenal para destruir as panturrilhas. Até lá!


ATENÇÃO: Essa série contém 8 partes. Continue a leitura acessando (clique nos links): 
- PARTE 1: Um pouco de anatomia
- PARTE 2:  Será que você está dando a devida atenção a este grupo muscular?
- PARTE 3: Exercícios com dorsiflexão/ Exercícios com flexão plantar
- PARTE 4Exercícios com flexão plantar (continuação)
- PARTE 5: Quais os melhores exercícios?/ Qual o posicionamento dos pés?
- PARTE 6: Onze dicas e macetes para um treino de verdade!
- PARTE 7Onze dicas e macetes para um treino de verdade! (continuação)
- PARTE 8Onze dicas e macetes para um treino de verdade! (continuação)/ Bate-papo final


FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários