EFEDRINA Vs. CLENBUTEROL Vs. SALBUTAMOL: QUAL É O MELHOR? – PARTE 2

Fala rapaziada!

No último artigo discutimos sobre o duelo: efedrina Vs. Clenbuterol. Hoje será a vez de compará-los com o salbutamol. Boa leitura!


2. SALBUTAMOL Vs. CLENBUTEROL: O DESAFIO SUPREMO


- PREÇO E OBTENÇÃO: o salbutamol é mais barato e as embalagens são menores. Além disso, vejo como vantagem o fato de ser de uso humano, e não veterinário, como o pulmonil, haja vista que se acredita que a fiscalização quanto à qualidade da matéria-prima usada e condições de higiene do laboratório sejam melhores nos casos de humanos.

- PRATICIDADE DE USO: o salbutamol é comumente utilizado como Aerolin comprimido. Acredito que isto seja bem mais simples de carregar e de usar do que o gel do pulmonil. Porém, este último é usado com baixa frequência, por exemplo, dia sim, dia não, enquanto que o salbutamol é tomado várias vezes por dia, aumentando as chances de esquecer uma dose.

- MEIA-VIDA: a do salbutamol é por volta de 4 horas e do pulmonil, 36 horas. Neste caso, a primeira droga se mostra mais vantajosa, por conta de melhor administração dos efeitos colaterais, especialmente insônia!

Além disso, fica muito mais fácil manter níveis constantes de concentração da droga no plasma com uma meia-vida pequena do que com uma grande.

- CETOTIFENO E SATURAÇÃO DE RECEPTORES: a saturação de receptores é bem maior e mais frequente com meias-vidas longas, mas isso não quer dizer que ela não aconteça com o albuterol...
Esse problema será muito mais comum com o clenbuterol, porém, dependendo da duração do ciclo e das doses, o salbutamol pode promover uma boa saturação também.

Tenha em mente que o cetotifeno deverá ser usado, a meu ver, obrigatoriamente com o clenbuterol e, preferencialmente, com o salbutamol.

- DURAÇÃO DO CICLO: o do clenbuterol é curto, enquanto o do Aerolin poderá ser muito mais longo. Isso ocorre por conta da marcante saturação de receptores e pelas altas doses que, se mantidas ou ainda aumentadas, causariam colaterais insustentáveis ou fatais.

- MELHORA NA PERFORMANCE ESPORTIVA: pensando em pique, fôlego, o salbutamol é bem melhor, segundo a maioria das pessoas.

No entanto, quando o assunto é treino, a coisa é discutível, haja vista que ambas as drogas aumentam força muscular e hipertrofia, sendo a melhor uma questão de subjetividade, apesar de o clenbuterol ser, aparentemente, mais potente nestes quesitos.

- LIPÓLISE: aqui não há o que discutir! O clenbuterol promove uma lipólise muito maior que o salbutamol. O primeiro liga-se a mais tipos de receptores beta, como ao β3, por exemplo, e não só ao β2, como o aerolin, fato que se acredita que também influencie na lipólise.

Além disso, o pulmonil ainda fica na circulação por muito mais horas, podendo promover seus efeitos por mais tempo.

Para finalizar, ambas as drogas promovem redução do apetite.



- PERFIL LIPÍDICO: o salbutamol tem como característica o fato de aumentar HDL e diminuir LDL e colesterol total, enquanto que o clen não tem essa propriedade.

- EFEITOS COLATERAIS: são vários com as duas drogas, porém, os do clenbuterol, por conta da longa meia-vida, são mais intensos e complicados de lidar, especialmente em relação ao coração, haja vista que a existência de efeitos deletérios graves ainda são nebulosas, e à insônia.

Os colaterais do salbutamol são praticamente os mesmos do clen, porém, em escala bastante menor e mais fáceis de lidar, por conta da pequena meia-vida e facilidade no fracionamento das doses.


3. SALBUTAMOL Vs. EFEDRINA: A LIPÓLISE CONTRA-ATACA


- PREÇO E OBTENÇÃO: as duas drogas têm baixo custo e podem ser adquiridas na farmácia. Há um empate técnico aqui.

- PRATICIDADE DE USO: ambas podem ser utilizadas em comprimidos, em doses fracionadas ao longo do dia. Mais uma vez, empate técnico.

- MEIA-VIDA: a meia vida de ambas é parecida, sendo de aproximadamente 3-4 horas no caso do albuterol e 3-6 horas no da efedrina.

Sendo assim, o aerolin pode até ter se saído melhor neste quesito, mas nada absurdamente superior, como no caso de ambas estas drogas contra a meia-vida de ~36 horas do clenbuterol...

- DURAÇÃO DO CICLO: os dois medicamentos permitem ciclos mais longos, porém, no caso do salbutamol, será necessária a utilização do cetotifeno, de modo a remediar a downregulation que acontece no ciclo.

- MELHORA NA PERFORMANCE ESPORTIVA: pensando em pique, fôlego, o efeito das duas é parecido e aqui vai imperar a subjetividade.

No entanto, quando o assunto é treino, a coisa pende muito mais para o lado do albuterol, haja vista que ele aumenta força muscular e hipertrofia. Acredita-se que a efedra também consiga, apesar de alguns negarem, porém, se o faz ou não é em menor escala...

- LIPÓLISE: nenhuma das drogas impõe o mesmo nível de termogênese que o clenbuterol, porém, o salbutamol promove uma lipólise muito maior e mais eficiente, haja vista que se liga diretamente a receptores beta, enquanto que a efedrina o faz indiretamente.

A queima de gordura desta última pode até ser melhorada com o ECA stack, porém, ainda assim é inferior, mesmo porque, o salbutamol também é normalmente utilizado com cafeína...

Para finalizar, ambas as drogas promovem redução do apetite.

- PERFIL LIPÍDICO: o salbutamol tem como característica o fato de aumentar HDL, diminuir LDL e colesterol total, enquanto que o franol não tem essa propriedade.

- EFEITOS COLATERAIS: são vários com as duas drogas, e aqui acredito que, mais uma vez, impera a subjetividade.

Uma diferença no caso do albuterol é que, dependendo das doses e duração do ciclo, poderá ser necessária a suplementação de potássio e taurina para repor o que o corpo está perdendo durante o ciclo.


4. EFEDRINA Vs. CLENBUTEROL Vs. SALBUTAMOL: A CONCLUSÃO MACABRA

Terminada as exposições das três batalhas, acredito que agora o leitor tenha bastante material para estabelecer uma comparação e ponderar qual a melhor escolha para os objetivos dentro de um ciclo.

Se o objetivo for uma perda de gordura mais punk, com reflexos mais fortes na performance do treino, o clenbuterol parece ser a melhor pedida.

Por outro lado, em matéria de custo X benefício, o salbutamol parece ser melhor. Ele é como se fosse um irmão mais novo do clenbuterol, produzindo os mesmos efeitos ergogênicos e tendo os mesmos colaterais, só que tudo em menor escala. Além disso, ainda tem a vantagem de melhorar o perfil lipídico, coisa que pode ser interessante durante e/ou após um ciclo com esteroides.

A efedrina acredito que apareça como última opção, para quem se enquadra mais no perfil de uso do salbutamol, porém, não o encontrou a venda para fazer o ciclo.

Obviamente, todas essas considerações e pontuações irão depender de preferências e experiências pessoais, afinal, os efeitos benéficos e colaterais variam muito de indivíduo para indivíduo.

Ficamos por aqui! Espero que tenham gostado da série e que ela tenha ajudado o leitor a melhor desenvolver seu senso crítico.

Por favor, que fique claro que não estou incentivando o uso de nada, muito pelo contrário! Na verdade, acredito que o uso desses ergogênicos não vale a pena para a maioria esmagadora das pessoas, especialmente pelos efeitos deletérios à saúde.

Continue investindo em treino e dieta de forma natural e com paciência que aos poucos os resultados vão aparecendo. Talvez você não consiga realizar plenamente seus objetivos assim, porém, também não estará arriscando a saúde e seu coração irá agradecê-lo! 

ATENÇÃO: Esta série contém 2 partes. Acesse a parte 1 clicando AQUI.


FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários

  1. Fernando, tudo blz irmão! Blog é muito bom!
    Amigo me explica melhor sobre o Salbutamol. Já tomeis muitos AES na minha vida. Claro sempre com responsabilidade (rsrrs) e sempre um TPC adequada a cada ciclo.
    Estou agora sendo acompanhando por um nutricionista numa dieta low-carb com 1.600 calorias por dia.
    Me interesse em tomar essa parada. Já estou 2 meses na dieta regrada e perdendo muita gordura e mantendo a massa magra. Mas ainda tô longe do tanque. Meu BF ta 19%.
    Vou começar tomando 8mg por dia. divido em 2 comprimidos de 4mg. Depois vou aumentando gradativamente até as 16mg. Não vou passar disso.
    Pretendo tomar de 4 em 4 horas. Tá tudo ok? Me ajuda ai? se possivel. Agradeço a atenção. Forte abraço irmão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Kleber!
      Talvez dê pra começar com menos, pra que os efeitos do ciclo durem mais tempo. Além disso, daria pra espaçar melhor o horário. Por conta desses dois fatores, acho a de 2mg melhor. Depois pondere a questão do cetotifeno.
      Enfim, boa sorte e, caso tenha interesse em fazer uma consultoria bem completa, com treino, dieta, suplementação, auxílio em dúvidas, etc, entre em contato que será um prazer trabalhar contigo. As consultorias estão com desconto esse mês. Forte abraço!

      Excluir

Postar um comentário