INTENSIDADE OU INSANIDADE? O CRUEL MÉTODO DE TREINO DE STEVE MICHALIK – PARTE 2

Fala rapaziada!

No artigo interior, começamos a esboçar algumas linhas sobre quem foi Steve Michalik e como surgiu o método intensidade/insanidade. Continuemos de onde paramos:


2. QUEM FOI STEVE MICHALIK?

B. OS MONGES E A TRÍPLICE COROA

Para complementar a “formação marombística” de Michalik, digamos assim, faltava um fator, o psicológico, haja vista que para aguentar treinos mais insanos e torturantes que o normal, só com muita garra e força de vontade.

A jornada se iniciou pouco depois de terminar o colegial, quando Steve resolveu se alistar como voluntário na maldita Guerra do Vietnã, onde os filhos da puta dos norte-americanos agasalharam lindamente.

Nas horas vagas das campanhas, enquanto seus amigos corriam atrás de prostitutas, Michalik aproveitava para fazer coisas diferentes...

Xiii... Ele dava a bundinha, Fernandão?”.

Tudo começou a convite de um jornalista britânico, que o chamara para conhecer os monges taoistas, que vinham à cidade fazer algumas apresentações em troca de moedas e alimentos.

Eles conseguiam pegar flechas no ar atiradas por arcos de 25kg; espetar e transpassar várias agulhas em seus corpos sem que uma gota de sangue fosse derramada; um era até capaz de erguer um elefante, segundo ele.

Fascinado, Michalik percebeu que ali estava o caminho para treinar sua mente, de forma que melhor pudesse manipular tempo, espaço, energia e matéria, conhecimentos inicialmente aprendidos com uncle John.

Sendo assim, ele aproveitou todos os momentos livres que tinha com esses caras de forma que os conhecimentos adquiridos deram não só uma base para suportar os árduos treinos insanos de sua metodologia, como também salvaram sua vida, anos mais tarde...

Adiantando a história em alguns anos, chegamos a 1971, ano em que ele ganhou a competição Mr. USA. No ano seguinte, foi a vez da tão esperada competição do Mr. America, troféu que Michalik conquistou em sua primeira tentativa.

Em 1975, foi o momento de fechar a chamada “tríplice coroa”, faturando o terceiro título do conjunto: o Mr. Universe, pesando 113kg, com uma simetria invejável, fato que lhe atribui grande fama até os dias de hoje (ao menos nos círculos de marombeiros mais fanáticos).

Mas a alegria durou pouco! Infelizmente, a vida às vezes cobra o preço de quem a aproveita com muita intensidade, inclusive com juros...


C. O ACIDENTE E O APELIDO, THE PHANTOM

Pouco depois de conquistar a tríplice coroa, Michalik dirigia seu Mustang Mach, a caminho do aeroporto LaGuardian, para pegar um voo para a California, rumo à Meca do bodybuilding - a Gold’s Gym – com o intuito de se preparar para o Mr. Olympia de 1976.

Infelizmente, ele se envolveu num acidente, colidindo em alta velocidade com um caminhão, fato que lesou gravemente sua coluna, a ponto de os médicos da época dizerem que ele jamais voltaria andar.

Como era de se esperar, nosso amigo não aceitou a notícia. Sendo assim, ele começou a por em prática todos os ensinamentos dos monges do sudeste asiático, com muita força de vontade e determinação, tentando realizar um milagre.

Três anos depois, o milagre aconteceu e ele conseguiu se libertar da cadeira de rodas, voltando a treinar com o auxílio de seu irmão, Paulie, que o levava ao ginásio, ajudava-o a se locomover e massageava suas pernas, já que ele mal as sentia.

Com o tempo a sensibilidade dos membros inferiores voltou e, junto dela, fortes dores, sendo que, mais uma vez, os ensinamentos taoistas foram vitais, uma vez que, segundo ele, bloqueava a dor e a redirecionava sob a forma de uma energia positiva, capaz de curar seu corpo.

E, por mais incrível que pareça, coisa que torna a história da vida desse cara ainda mais interessante, ele voltou aos palcos de competições em 1980, através do evento IFBB Miami Grand Prix.

A disputa teve como comentarista televisivo convidado ninguém menos que Arnold Schwarzenegger, que ficou tão fascinado com o retorno de Michalik, que o apresentou como “The Phantom Bodybuilder” (o fisiculturista fantasma).

Encerrado o evento, Michalik foi para casa com um 4º lugar e um apelido que o perseguiu para sempre, mas que também foi bem aproveitado, haja vista que ele começou a utilizá-lo como publicidade, por exemplo, em bonés e camisetas, faturando aí alguns dólares.



D. FIM DA CARREIRA, MAIS ALGUMAS TRAGÉDIAS E A CAMPANHA  CONTRA OS ESTEROIDES ANABOLIZANTES

Mesmo voltando a competir, infelizmente, sua carreira como fisiculturista estava condenada, haja vista que, segundo o próprio Michalik, ele não conseguia treinar mais com cargas elevadas, por conta de dores e da lesão na coluna. Além disso, ele também nunca chegou a recuperar totalmente a sensibilidade muscular, o que o atrapalhava nos exercícios e no desenvolvimento como um todo.

Para completar, Phantom passou a usar doses cada vez mais insanas e cavalares de esteroides anabolizantes, deteriorando irreversivelmente sua saúde, a ponto de desmaiar nos palcos de uma competição, episódio que marcou o fim de sua carreira.

Inicialmente, ele vinha urinando sangue e estava com suspeita de tumor no fígado, coisa que foi posteriormente confirmada. Os tumores, para que o leitor tenha noção, eram do tamanho de bolas de baseball!

Tempos depois, ele sofreu uma parada cardíaca e teve um AVC – acidente vascular cerebral.

Nessa fase da vida é que começaram os seus arrependimentos e ele passou a enxergar o fisiculturismo com outros olhos, iniciando uma verdadeira campanha no combate ao uso dos esteroides, visitando escolas, ginásios, fazendo palestras, escrevendo artigos, etc.

Ele também escreveu um livro, Atomic Fitness, para promover seu método intensidade/insanidade e restringiu-se à carreira de treinador/personal trainer.

Em 2011, passou por um transplante de rim, pois os órgãos já estavam gravemente lesados há anos, por conta do uso e abuso de drogas, e em 2012 suicidou-se com um tiro na cabeça, meio sem saída com tantos problemas de saúde.

Sinceramente, com toda a história de vida desse cara, repleta de garra e determinação, com um forte poder mental/espiritual, acho muito estranho que ele tenha simplesmente desistido e se matado. Os reais motivos disso, talvez nunca saberemos, ao menos não em total profundidade...


E. PERFIL E CARTEL

PESO: segundo as fontes, por volta de 100kg. Em algumas competições era por volta de 115.
ALTURA: 1,77cm
MEDIDAS:
Tórax: 132cm
Braços: 50cm
Cintura: 68cm
Coxas: 66cm
Panturrilhas: 48cm
ALGUNS PRÊMIOS E PARTICIPAÇÕES: (obs: este cartel está incompleto)
1968: 3º lugar – AAU Teen Mr. America
1971: 1º lugar – Mr. Apollo, Most Muscular Man in USA  e Mr. USA
1972: 1º lugar – Mr. America
1975: 1º lugar – Mr. Universe
1980: 4º lugar – IFBB Grand Prix Miami e 6º lugar – IFBB Night of The Champions
1981: participou do IFBB Grand Prix California
1983: 7º lugar – IFBB Grand Prix Portland, 11º lugar – IFBB World Pro, 11º lugar – IFBB Night of The Champions e 9º lugar – IFBB Grand Prix Colorado.
1984: 11º lugar – IFBB World Pro


Ficamos por aqui. No próximo artigo irei trazer o que, em minha opinião, é o filé mignon da série: as crônicas intensidade/insanidade de John DeFendis, o pupilo de Michalik. É imperdível! Até lá!

ATENÇÃO: Essa série contém 9 partes. Continue a leitura acessando: 
- PARTE 1: Prólogo/ Quem foi Steve Michalik?
- PARTE 2Quem foi Steve Michalik? (continuação)
- PARTE 3: As crônicas de John DeFendis: intensidade ou insanidade?
- PARTE 4As crônicas de John DeFendis: intensidade ou insanidade? (continuação)
- PARTE 5: Conhecendo melhor Steve Michalik
- PARTE 6: O Método de Treino de Steve Michalik: Intensidade ou Insanidade?
- PARTE 7O Método de Treino de Steve Michalik: Intensidade ou Insanidade? (continuação)
- PARTE 8O Método de Treino de Steve Michalik: Intensidade ou Insanidade? (continuação)/ Modelos e relatos de treino
- PARTE 9Modelos e relatos de treino (continuação)/ Encerramento e uma homenagem


FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários