POSSO TREINAR DOENTE? MUSCULAÇÃO E SISTEMA IMUNOLÓGICO – PARTE 2

Fala rapaziada!

No último artigo discutimos sobre o papel de algumas células do sistema imunológico.
Hoje a abordagem será mais prática, envolvendo musculação e treino aeróbio.
Boa leitura!


II- DISCUTINDO OS RESULTADOS DAS PESQUISAS NO CAMPO DA MUSCULAÇÃO

Como puderam perceber no artigo anterior, temos uma porção de células que juntas desempenham o papel de proteção do nosso organismo.

A prática da musculação, apesar de não haver um consenso, pode influenciar de maneira positiva, negativa ou neutra a leucocitose, ou seja, a produção de anticorpos. Isto dependerá de uma série de fatores, como os que discutiremos a seguir.

Aparentemente, o tipo de treinamento realizado, seja de força bruta, seja de hipertrofia, não altera a resposta na produção de leucócitos. O problema é que estes estudos são escassos e o que encontrei apresenta uma falha grave: foi feito apenas em mulheres e sem um grupo controle...

Quando comparamos o tempo de intervalo, mantendo-se todas as outras variáveis como exercícios e cargas, observamos que os menores descansos são os que apresentam as melhores respostas no quesito leucocitose.

Isto ajuda a corroborar algumas teorias que apontam uma relação entra o aumento da produção de lactato durante o treino (quanto mais intenso este for, mais lactato será produzido) com a elevação da produção de anticorpos.

Em relação às cargas, as respostas são sempre iguais, exceto no que diz respeito aos neutrófilos, que têm melhor resposta com cargas inferiores. A título de exemplificação, um estudo apontou maior neutrofilia com 55% da 1 RM (carga máxima que o sujeito aguenta para fazer uma única repetição em boa forma) do que com 65%.

Estudou-se, ainda, o efeito do consumo de determinadas substâncias neste contexto todo. No que diz respeito às proteínas (inclusive o whey protein) e a cafeína, nenhuma mudança foi observada no aumento de glóbulos brancos.

Gostei bastante deste resultado pois já vi fabricantes anunciando por aí, em suas sedutoras propagandas, que o whey protein melhora o sistema imunológico...

Os carbos, por sua vez, foram alvo de um estudo inconclusivo, que aparentemente os apontou como atenuadores do aumento da linfocitose pós –treino.

Enquanto isso, o uso de glutamina/cistina e teanina em conjunto, aparentemente conseguiu impedir a redução na produção de células NK em condições extenuantes de treinamento, com a condição de que o indivíduo realmente não esteja acostumado com aquela sobrecarga. No que diz respeito aos outros leucócitos, nenhuma alteração foi observada.


Num artigo, após oito semanas de estudos, observou-se que a glutaminemia apresentou queda em relação aos momentos antes e depois da sessão de treinamento, em ambos os grupos, fato já bastante conhecido e divulgado.

Entretanto, a relevância da manutenção da glutamina plasmática vem sendo questionada. Num trabalho de 2002, Hiscock e Pedersen afirmaram que é improvável que a queda na concentração plasmática de glutamina possa exercer alguma influência na imunodepressão induzida pelo exercício (normalmente, estudos que avaliam atividades esportivas tipicamente aeróbias, como corrida e ciclismo).



III- SISTEMA IMUNOLÓGICO E ESPORTES COM DEMANDA AERÓBIA

OBSERVAÇÃO: não vou me aprofundar muito neste tópico, haja vista que o escopo desta série é a musculação, ou seja, um programa de treinamento anaeróbio.

Falamos bastante sobre a musculação, mas e quanto àqueles esportes menos robustos, digamos assim, com ar de gincana, como futebol, vôlei, tênis, corrida, etc. (e aí marombas, curtiram a provocação?!).

Essas modalidades esportivas, se comparadas à musculação, geram respostas diferentes em relação ao sistema imunológico.

Normalmente, o que se observa é uma diminuição da leucocitose, conhecida também como leucopenia, após a prática da atividade esportiva aeróbia, desde que esta seja feita numa intensidade razoável. Se executada em baixa, não há intervenção.

Quanto maior for o stress e a quantidade de treinos, maior a suscetibilidade ao desenvolvimento de doenças, como observado no trabalho de Malm, 2006. Porém, curiosamente, esta regra não se aplica aos atletas de elite profissionais.

Isso é fácil de explicar quando pensamos que estes caras vivem do esporte e não possuem nenhum outro trabalho para esgotá-lo ainda mais, ao contrário dos amadores. Além disso, eles contam com um staff para apoiá-los, por exemplo, médicos, massagistas, fisioterapeutas, nutricionitas, etc., que lhe proporcionam os melhores tratamentos, orientações, programas e, é claro, as melhores drogas e protocolos...

Normalmente os efeitos de queda de glóbulos brancos duram por cerca de 120 minutos, abrindo uma espécie de janela para desenvolvimento infeccioso, portanto, fique ligado!

Continua no próximo artigo...

(Esta série contém 3 partes. Continue a leitura acessando: parte 1parte 2 e parte 3).

FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários