COMO DESENVOLVER PANTURRILHAS MONSTRUOSAS – MANUAL DE TREINO: PARTE 3

Fala rapaziada!

No artigo de hoje e no próximo iremos discutir sobre exercícios para panturrilha.

A lista não é tão extensa quanto à dos exercícios para braços e antebraços, porém, também não é tão enxuta (como gostam de dizer por aí) a ponto de você usar o contexto como desculpa para fazer sempre as mesmas coisas em todos os treinos!

Pretendo listar todos os exercícios, com fotos e explicações e depois discutir quais são os melhores, baseando-me em estudos eletromiográficos. Eu não entrarei em muitos detalhes sobre a amplitude, divisão do treino, dicas e macetes da execução pois reservarei isto para o capítulo 5.


CAPÍTULO 3: QUE EXERCÍCIOS UTILIZAR?
A ordem será a seguinte: exercícios de dorsiflexão e de flexão plantar, sendo estes últimos divididos em execução em pé e sentada.



I) EXERCÍCIOS COM DORSIFLEXÃO

OBSERVAÇÃO: Se você não souber o que é dorsiflexão, ou qualquer outro termo mais técnico que aparecer neste capítulo, saiba que tudo já foi discutido no primeiro artigo da série, onde tratamos apenas de anatomia. Volte lá, clicando AQUI, e depois continue a leitura.

Os exercícios para dorsiflexão são aqueles que trabalham a musculatura da frente da perna, ou panturrilha, caso prefira esse nome.

Corredores, especialmente os de finais de semana, irão se beneficiar destes exercícios, haja vista que, por fortalecerem a região, irão prevenir a síndrome do estresse tibial, mais conhecida por canelite, que é aquela puta dor e queimação na frente da canela.

O destaque aqui, conforme já discutido, fica com o tibial anterior, que se bem desenvolvido, vai aparentar maior tamanho à sua panturrilha numa vista lateral e maior proporção ao conjunto como um todo. Vejamos:

1. Dorsiflexão simples

Muitos dos exercícios desse capítulo nem possuem nome, sendo assim, apresentá-los-ei do meu jeito, sendo que, cá entre nós, tanto faz o nome: o importante é você destruir sua panturra!

A dorsiflexão simples poderá ser executada em qualquer local. Para tanto, basta estabelecer um desnível, onde você apoiará o calcanhar, e fazer dorsiflexões.

Pode ser um degrau, um step, caixote, anilha grossa, alguma máquina da sua gym onde dê para improvisar, como um hack inclinado ou no aparelho de flexão plantar, entrando de ré nele (uiii).

Os iniciantes começam só com o peso do corpo e já poderão sentir a região queimar. Quem tiver interesse, poderá usar um desnível baixo e prender algum peso no pé, por exemplo, apoiando uma anilha.

Também seria possível improvisar o exercício numa Smith machine sobre um step ou num hack inclinado, entrando de costas para o aparelho, como se você fosse agachar.

Observe uma foto ilustrativa:

2. Dorsiflexão no cabo

Para improvisar a brincadeira, você deverá levar um banco reto até o crossover e posicionar o cabo numa altura um pouco maior que esse banco, prendendo em seu gancho algo em que você consiga travar a ponta dos seus pés, podendo ser aquela empunhadura em forma de estribo/ferradura, mas sendo o ideal uma fita com alça, item que normalmente as mulheres utilizam para trabalhar glúteos com extensão de perna no crossover.

Você vai se sentar no banco, com a perna reta, prender o gancho da maneira que conseguir na ponta do pé e realizará dorsiflexões.

O cabo irá impor variáveis resistências, de acordo com o peso escolhido, e a brincadeira será infernal!

É possível fazer uma variação dessa modalidade com o uso de bandas elásticas, observe:


II) EXERCÍCIOS COM FLEXÃO PLANTAR
Agora é chegada a hora de destruir a parte de trás da sua perna, ou seja, principalmente o sóleo e o gastrocnêmio, com suas duas cabeças, lateral e medial.

Os exercícios são divididos em dois grupos, sendo o primeiro com a perna esticada, trabalhando a parte de trás da panturra como um todo; o segundo, por sua vez, será realizado com a perna flexionada, sentado, maneira esta que isola o sóleo, haja vista que o gastrocnêmio estará encurtado, como explicado no primeiro capítulo da série, cuja leitura já recomendei e espero que você tenha acessado...




A. EXERCÍCIOS COM A PERNA ESTICADA
Os principais são:

1) Flexão plantar em pé
Neste exercício, basicamente estabelecemos um desnível, para melhorar a amplitude da brincadeira, e realizamos flexões plantares, com o tronco reto, olhando para frente e com as pernas afastadas na largura do quadril.

Será possível realizar as flexões em aparelho próprio ou de improviso.

- O primeiro modo é na máquina da foto abaixo.
- O segundo modo é no hack de agachamento. O interessante aqui é que, por conta da inclinação, você também conseguirá recrutar os músculos da parte da frente da panturra. Sendo assim, caso queira variar o trabalho do tibial anterior qualquer hora, faça flexões plantares com o corpo inclinado para frente, por exemplo, apoiando-se numa parede. Ah, e não se esqueça de manter a coluna retinha.

- O terceiro modo seria na Smith machine, apoiando-se num step.

- O quarto modo seria livre, apoiando-se em algum lugar e segurando um peso qualquer nas mãos. Para dificultar e melhorar a destruição, o maromba poderá realizar esta modalidade unilateralmente, coisa que eu muito recomendo.
Para tanto, segure um halter com a mão do mesmo lado do corpo em que a panturra será trabalhada. Com a mão livre, apoie-se, de leve, em algum lugar e mande bala.

Ficamos por aqui. Continuamos no próximo artigo...



ATENÇÃO: Essa série contém 8 partes. Continue a leitura acessando (clique nos links): 
- PARTE 1: Um pouco de anatomia
- PARTE 2:  Será que você está dando a devida atenção a este grupo muscular?
- PARTE 3: Exercícios com dorsiflexão/ Exercícios com flexão plantar
- PARTE 4Exercícios com flexão plantar (continuação)
- PARTE 5: Quais os melhores exercícios?/ Qual o posicionamento dos pés?
- PARTE 6: Onze dicas e macetes para um treino de verdade!
- PARTE 7Onze dicas e macetes para um treino de verdade! (continuação)
- PARTE 8Onze dicas e macetes para um treino de verdade! (continuação)/ Bate-papo final

FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários