COMO CALCULAR O BF OU PORCENTAGEM DE GORDURA CORPORAL ATRAVÉS DE DOBRAS CUTÂNEAS? – PARTE 1

Fala rapaziada!

Resolvi escrever uma série bem informativa e simples sobre algo que vemos com muita frequência no ambiente da atividade física, sobretudo nas academias: avaliação de gordura corporal e as tais dobras cutâneas.

A ideia é que o amigo leitor entenda como os procedimentos são realizados e os resultados obtidos, além disso, espero passar a técnica de forma bem simples para, quem sabe, você mesmo realizá-la, ganhando autonomia e economizando dinheiro com avaliações.

Boa leitura!


1. INTRODUÇÃO

Quase todos vocês já devem ter ouvido falar no tal do BF, sigla derivada de Body Fat, que podemos traduzir como gordura corporal/quantidade de gordura corporal, sendo um número que pode ser expresso tanto em porcentagem quanto em alguma medida, como quilogramas.

A título de exemplificação, vamos supor que um indivíduo pese 100kg e, através de métodos de medição de gordura corporal, descubramos que desse valor total, 20kg são compostos unicamente por gordura. Sendo assim, podemos dizer que o BF dele é 20%.

Existem uma porrada de técnicas que podemos utilizar para obtermos valores como esse citado. No que diz respeito a métodos diretos, temos a dissecação de cadáveres: decompomos o sujeito em diversas partes de interesse e pesamos. Como eu acho que ninguém gostaria de descobrir seu próprio BF assim, afinal, teria de estar morto para tanto, este tópico entre apenas como curiosidade.

No que diz respeito aos métodos indiretos, que são os utilizados na prática, temos dois grupos:

- Laboratoriais: seriam a ressonância magnética (RM), a tomografia computadorizada, a plestimografia de deslocamento de ar (Bod Pod) e o DEXA.

Na prática, estes métodos citados, apesar de mais exatos e precisos, são pouco utilizados, haja vista que são caros, trabalhosos e demorados, ficando mais restritos a pesquisas científicas e a trabalhos com atletas que exijam uma análise mais detalhada e delicada da realidade.

- Campo: estes aqui são mais simples e baratos, portanto, os mais largamente utilizados no dia-a-dia pelas pessoas. O Grupo é composto pela bioimpedância e pela antropometria.


A bioimpedância registra os níveis de resistência do organismo à corrente elétrica, avaliando o volume total de água e, a partir daí, estimando a quantidade de gordura corporal do indivíduo.

Já a antropometria, que seria a mais famosa e utilizada de todos estes métodos citados, é um campo do conhecimento que mensura o corpo humano no todo ou em partes. Ela pode trabalhar com a ideia de peso e altura, obtendo, assim, o IMC (índice de massa corporal) e também com a composição corporal, que seria avaliada através de segmentos, de circunferências e das famosas dobras cutâneas.

O teste de IMC, que acredito que todo mundo já fez alguma vez na vida, fornece um valor que seria o resultado do seu peso dividido pela sua altura elevada ao quadrado. Com ele comparamos algumas tabelas e descobrimos se o sujeito é normal ou se apresenta sobrepeso ou algum grau de obesidade, por exemplo.

Como não é uma medida que leva em conta a composição corporal (não indica a distribuição de peso), seu resultado, muitas vezes, não condiz com a realidade, especialmente no que diz respeito a pessoas que praticam treinamento com pesos.


Portanto, ela é mais interessante para avaliarmos um grande número de pessoas, como a população de uma cidade ou de um país, ou sedentários de modo geral, haja vista que tem forte correlação com doenças e é de facílima aplicação, facilitando a intervenção de programas estatais.

Sendo assim, a área da antropometria que chega para resolver nossos problemas de uma vez por todas seria a avaliação da composição corporal através das dobras cutâneas. Todas as informações que passarei a seguir foram extraídas do trabalho de Marfell-Jones et al., 2006, e do curso de Medidas e Avaliação da Atividade Motora da Professora Dra. Maria Urbana Rondon, da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo.


2. AVALIAÇÃO ATRAVÉS DE DOBRAS CUTÂNEAS: PROCEDIMENTOS

A seguir, irei listar o passo a passo do que você deve fazer:

I- Identificar os pontos de referência. No total são 7, porém, dá para calcular usando apenas 3 (eles serão mostrados no próximo capítulo).

II- Demarcar os pontos de medida, por exemplo, utilizando uma caneta ou qualquer outro material que sirva para riscar a pele. ATENÇÃO: todas as medidas serão realizadas sempre do lado DIREITO do corpo, combinado? Pois é o padrão internacional adotado.


III- Peça para alguém pinçar a dobra cutânea com o indicador e o polegar, formando o chamado “ponto de reparo”, de modo que o risco que você fez no item acima fique entre os dois dedos.

Não faça a medida sozinho, mesmo que em alguns pontos você consiga, pois o valor provavelmente sairá alterado.

IV- Peça para alguém pinçar a dobra cutânea com o seu adipômetro/compasso cerca de 1cm abaixo do ponto de reparo.

Existem inúmeros tipos e marcas destes aparelhos, sendo que os mais profissionais ficam na faixa de 500 a 2 mil reais. É possível também comprar modelos bem vagabundos em torno de 10-20 reais apenas, porém, tenha em mente que tamanha discrepância de preços tem um motivo: a exatidão do dado obtido, ou seja, o quanto aquele valor condiz com a realidade.

Outro ponto que muda é a precisão da informação mensurada, que diz respeito à similaridade dos dados obtidos a cada vez que uma nova medida é tirada num curto espaço de tempo. A ideia é que os números sejam sempre muito próximos, caso contrário, você nunca vai conseguir calcular corretamente.

V- Realizar a leitura entre 2 e 4 segundos após ter pinçado, para que a medida seja obtida e estabilizada.

VI- Retirar o aparelho, tomando o devido cuidado para não machucar a pessoa.

VII- Soltar a dobra cutânea.

VIII- Repetir os procedimentos de III a VII mais duas vezes, totalizando três medidas em circuito. Feito isto, basta calcular uma média entre estes valores e você obterá sua informação final.


Ficamos por aqui. No próximo artigo, encerraremos a série mostrando os 7 locais do corpo onde iremos medir as dobras cutâneas e as fórmulas para realizar os cálculos. Até lá!


FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários