INTENSIDADE OU INSANIDADE? O CRUEL MÉTODO DE TREINO DE STEVE MICHALIK – PARTE 6

Fala rapaziada!

Finalmente chegou o momento de falar sobre o método de treino de Michalik. Acredito que estavam ansiosos, porém, acho que esses textos sobre a personalidade do cara foram interessantíssimos, sendo capazes de mostrar que “intensidade ou insanidade” não era só a forma como ele treinava, mas também como vivia.


5. O MÉTODO DE TREINO DE STEVE MICHALIK: INTENSIDADE OU INSANIDADE?

O método de treino de Michalik está baseado em duas coisas: alto volume e alta intensidade, ao contrário da maioria esmagadora das metodologias que conhecemos, que normalmente focam em apenas um desses quesitos.

Sendo assim, com o Mr. America, prepare-se para fazer dezenas de séries, com inúmeras repetições, utilizando cargas elevadas, ao mesmo tempo em que aplica giant-sets, pirâmides, drop-sets, reps forçadas e ausência de intervalo.

Tomando as ideias de Michalik, extraídas de artigos e entrevistas, podemos esclarecer o método da seguinte maneira:


A. CONTROLE DA MENTE

Michalik dizia que temos uma programação em nosso DNA de instinto de sobrevivência e preservação, sendo que ela se manifesta através de “vozes”.

É aquilo que ouvimos quando fazemos algo perigoso: “aí, toma cuidado, heim, man?! Acho que você não vai conseguir... melhor desistir, cara!”. Em alguns, a coisa já é mais assim, “ai, para, para, você vai fazer dodói, lindo! Aiiii paraaa!!! Meu deus, socorrrooo”.

Sendo assim, o mais importante de tudo é controlar essa voz e o seu cérebro, de modo que eles não atrapalhem o seu desafio e, principalmente, o seu crescimento. Mesmo que vocês os superem numa forma inicial, o problema reaparece de forma redobrada, quando nos deparamos com a barreira da dor, ou parede de fogo, como dizia o autor.

De acordo com ele, o crescimento verdadeiro está logo atrás deste obstáculo, sendo que se você não superá-lo, os resultados serão sempre aquém do esperado.

A dor a que ele se refere é aquela queimação que sentimos no final da série, especialmente quando fazemos bi-sets, drops, etc. Na maioria das vezes você para a brincadeira não porque atingiu a fadiga e o músculo não contrai mais, mas porque não aguentou de dor e achou que já estava bom, dando-se por satisfeito e arregando.

Para concluir, então, o primeiro ponto do método intensidade/insanidade seria conseguir controlar sua mente, ignorar seu cérebro, seu instinto de sobrevivência, silenciar as vozes, não fazer pactos consigo mesmo e apenas focar em ultrapassar a barreira da dor, pois atrás dela encontra-se o verdadeiro crescimento muscular, com a utilização de muito mais fibras.


B. CARGAS

 A carga deve ser bastante pesada, porém, não colossal, haja vista que, segundo Phantom, se você usar um peso esmagador, o seu corpo irá lutar com todas as forças para sobreviver, utilizando a maior quantidade possível de músculos, tendões e articulações para dar conta da demanda. Resultado: você não conseguirá focar o stress na musculatura alvo.

A ideia de Michalik é que você use uma carga desafiadora que lhe permita colocar o máximo de pressão num ponto específico pré-determinado. Nas palavras dele, “você não deixa que o peso afete seu músculo, você é quem cria o efeito e se deixa afetar. A diferença entre essas ideias é sutil, mas faz uma enorme diferença na hora de sentir o exercício”.

Apesar de toda essa história, o que vi na prática, através de relatos de pessoas que foram treinadas por ele, é que o cara mandava o sujeito selecionar uma carga que lhe permitisse fazer 8 reps num determinado exercício, porém, na hora de começar a brincadeira, o infeliz deveria fazer entre 20 e 50 reps ao invés de apenas 8...


C. INTERVALOS?

Michalik não acredita em intervalos. Ponto final.

Vamos admitir que você execute um supino reto até a falha, em perfeita forma, com bastante peso, contração de pico, reps forçadas e tudo mais. Aí o que acontece depois? O intervalo certo?

Segundo Steve, no intervalo você irá perder todo o stress que conseguiu gerar, especialmente o quadro de situação de sobrevivência extrema, que é o melhor gatilho para crescer. Quando você recomeçar a set, seu corpo saberá que irá até um certo ponto e depois parar, não havendo uma superação propriamente dita ou um desafio satisfatório.

Para resumir, o filho da puta só acredita em treinos em giant-sets, que, por sua vez, são emendadas em outras giant-sets. Pelo o que ele explica, devemos enxergar o treino como sendo uma única série, composta por 50-60 mini-sets, que deverão ser realizados um em seguida do outro, de forma ininterrupta, pelo tempo que durar o treino.

D. TEMPO DE TREINO

Aqui, podemos dividir a história em dois momentos: início de carreira e pós-carreira como bodybuilder.

Em seu auge, o Mr. America era conhecido por realizar treinos de 3 a 4 horas de duração. Inclusive a façanha era realizada duas vezes por dia, em alguns casos. Porém, acredito que depois da carreira como atleta ele percebeu que essa abordagem era muito exagerada, improdutiva, catabólica demais e passou a adotar o tempo máximo de 45 minutos, já com aquela crença de que a testosterona fica alta até este momento e depois o cortisol sobe demais, blablabla.

Sendo assim, podemos dizer que na sua abordagem mais "atual", o treino era de uma set, de duração de até 45 minutos, realizada através de mini-sets. Em alguns relatos de treino que presenciei, vi que o cara usava também treinos de apenas 35 minutos.


Ficamos por aqui. Continua no próximo artigo...

ATENÇÃO: Essa série contém 9 partes. Continue a leitura acessando: 
- PARTE 1: Prólogo/ Quem foi Steve Michalik?
- PARTE 2Quem foi Steve Michalik? (continuação)
- PARTE 3: As crônicas de John DeFendis: intensidade ou insanidade?
- PARTE 4As crônicas de John DeFendis: intensidade ou insanidade? (continuação)
- PARTE 5: Conhecendo melhor Steve Michalik
- PARTE 6: O Método de Treino de Steve Michalik: Intensidade ou Insanidade?
- PARTE 7O Método de Treino de Steve Michalik: Intensidade ou Insanidade? (continuação)
- PARTE 8O Método de Treino de Steve Michalik: Intensidade ou Insanidade? (continuação)/ Modelos e relatos de treino
- PARTE 9Modelos e relatos de treino (continuação)/ Encerramento e uma homenagem


FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários