CONHEÇA O CROSSFIT E TODOS OS SEUS MALEFÍCIOS – PARTE 2

Fala rapaziada!

Gostei demais da repercussão que a série gerou até o momento! No artigo anterior discutimos sobre o que é o crossfit e se ele funciona. Hoje, será a vez de encerrarmos expondo os principais malefícios da atividade. Boa leitura!


3. OS MALEFÍCIOS DO CROSSFIT

Conforme deixei no ar no final do último artigo, o cerne da nossa discussão serão as lesões que o crossfit proporciona. Para começarmos, trago o seguinte trabalho, de Hak et al., 2013, “The nature and prevalence of injury during crossfit training”.Esse estudo foi muito interessante e completo, envolvendo 132 participantes que treinavam crossfit semanalmente! Pois é, gente pra cacete!

Desse elevado número, nada mais, nada menos que 97 indivíduos, ou seja, 73,5%, apresentaram ao menos uma lesão durante a prática da atividade! No total, foram reportadas assustadoras 186 lesões, sendo que 9 praticantes tiveram de recorrer à cirurgia na tentativa de reparar o dano. Sendo assim, amigo leitor, agora você sabe porque eu metia tanto o pau nessa modinha aí...

Outro trabalho, dessa vez de Drum et al., 2016, “Perceived demands and post-exercise physical dysfunction in crossfit compared to na ACSM based training session”. A ideia aqui foi comparar um programa de crossfit com um mais tradicional. Para tanto, 157 pessoas foram recrutadas, sendo 101 no crossfit e 56 nos programas de treino tradicionais.

Os resultados foram os seguintes:

Percebam que o estrago é sempre maior no lado do crossfit: maior percepção subjetiva de esforço, fadiga excessiva, muita dor muscular, inclusive prejudicando movimento, etc. Bom, mas por que acontece tanta merda assim quando o assunto é treino de crossfit?

Primeiramente, temos a questão da técnica e do esforço absurdo e excessivo que é imposto aos praticantes, através de um programa que valoriza maior número de séries e repetições no menor espaço de tempo possível, com curtos intervalos e uso de circuito.

Um treino assim é coisa para poucos, haja vista que exige um preparo físico prévio gigantesco, ou seja, crossfit não é para novatos, praticantes de final de semana, aventureiros, turistas de academia, atletas intermediários e por aí vai. O negócio é pra caras avançados!

Porém, o cara que acessa a internet em casa e vê a turma fazendo aqueles movimentos, muitas vezes circenses, com corpos torneados e ainda lê os sedutores benefícios da atividade, também vai querer participar. Acontece que esses galpões onde a coisa é praticada querem alunos e normalmente o professor não tem um preparo adequado, então, vai recepcionar o novo cliente de braços abertos, colocando-o para treinar da mesma forma que os demais, desrespeitando totalmente a ideia de progressão no treinamento.

Mesmo que o treinador seja responsável, o aluno o poderá não ser, obrigando-se a treinar de forma intensa por ilusão e ingenuidade, vitimado pela maldita geração "No pain, no gain". Resumo da ópera: o sujeito estará utilizando cargas e exercícios inadequados, com baixo domínio corporal e de técnica, tentando treinar de igual para igual com os veteranos... Vai dar merda.

Para completar, e agora entra uma parte mais delicada e que pouquíssimas pessoas sabem, o treinamento excessivo que é imposto leva os praticantes a uma fadiga intensa, conforme mostrei na tabela acima.

A consequência disso é que o grande desgaste comprometa a técnica de execução do exercício. Além disso, por conta de estudos de biomecânica muscular, sabemos que um músculo em fadiga diminui bastante sua capacidade de amortecer impacto. A título de exemplificação, numa situação de corrida com elevado grau de extenuação, o impacto nas articulações pode aumentar em 40%!

Então, o que ocorre: o cara vai realizar um exercício atrás do outro, sem descanso, com elevadas cargas. Conforme a fadiga vai aumentando, o impacto redundante ao peso utilizado começa a não ser absorvido corretamente e vai sobrecarregando estruturas que não deveria, como cartilagem, ligamento, tendão e osso. Some isto ao fato de o cansaço prejudicar a técnica e a boa execução do exercício que teremos ainda mais danos.

O desfecho desse cenário não poderia ser outro além de incrementar enormemente os riscos de lesões. Observe o quadro abaixo, extraído do primeiro artigo citado neste capítulo, que mostra as mais comuns:
Em primeiro lugar temos ombros e em segundo, coluna, como tinha que ser. Depois veem braços, cotovelos, mãos, punhos, joelhos, quadril, tornozelos, pescoço, peito e pés, nessa ordem. Junto a estes dados temos um outro, referente a número de lesões a cada 1000 horas treinadas. O número aceitável pela literatura fica em torno de 0,5. Como era de se esperar, no caso do crossfit os valores ficam bem fora disso, em 3,1, ou seja, mais que seis vezes o aceitável.

Para que o leitor consiga melhor entender o que estou trazendo, praticantes de crossfit, em 18 meses de atividade, conseguem o mesmo número de lesões que powerlifters experientes levaram 20 anos para adquirir!!

Agora o amigo leitor entende toda essa minha revolta e o porquê de tantas críticas e ironias da minha parte em relação ao crossfit. Se mesmo assim você quiser se arriscar neste contexto, vá em frente, quem sou eu para lhe impedir, porém, tenha um mínimo de bom senso e proteja-se contra lesões, respeitando seus limites e utilizando cargas e aquecimento adequados, além, é claro, de ter em vista uma correta progressão de treinamento.

No que diz respeito a ganhos em massa muscular e força, não vejo nenhuma vantagem em relação à musculação. No que toca ao treinamento aeróbio, tudo bem, contempla-o melhor, porém, nada lhe impede de puxar um ferro e fazer aeróbios em algum momento do dia, a fim de perder massa gorda e melhorar a performance esportiva.


Entenda que minha mensagem principal aqui é que o crossfit não é esse paraíso que pregam, um passeio no parque, que só traz benefícios. A atividade pode trazer, de fato, muitos benefícios e auxiliar grandemente no treinamento de potência de atletas, porém, ela deve ser administrada com MUITA RESPONSABILIDADE  E PLANEJAMENTO ADEQUADO E CRITERIOSO DA PROGRESSÃO DE TREINO, porém, infelizmente, não é o que está acontecendo por aí!

Para encerrar, fique ligado e nade contra a maré: não seja massa de manobra das grandes academias, das revistas fitness, que não passam de lixo em sua maioria, das musas da internet e de todos estes meios que vendem apenas desinformação!

Fuja dessas novidades e coisas da moda, afinal de contas, se fossem boas estariam sendo feitas há décadas, e não trocando de lugar a cada X anos com alguma novidade do momento... Trace objetivos e procure profissionais competentes e realmente capacitados para lhe ajudar. Tenho certeza que os resultados serão superiores e você vai melhorar sua qualidade de vida sem arriscar ganhar algumas lesões, mesmo porque, parte delas não tem conserto mais uma vez adquiridas...



FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários

  1. Muito bom o testo.
    Eu me encontrei no crossfit, já pratiquei de tudo e nunca fiquei tão feliz como estou agora.
    Encontrei um box que realmente se importa com o bem estar dos praticantes, instrutores que além de serem especializados praticam e competem no crossfit. Se fosse por mim estarei de muletas agora, mas me frearam em movimentos e cargas, tudo progressivo. Galera passa até 3 meses com um cano de pvc para poder pegar uma barra técnica, tudo muito bem explicado e supervisionado.
    Sobre a comparação com a musculação, pratiquei intensamente durante muito tempo fazendo uso de técnicas diferentes, sempre seguindo profissionais como sardinha, muzy e outros que te uma formação e experiencia (já que encontrar um profissional em academias que seja capaz é difícil). Mas hoje vejo que a musculação faz vc ser um Deus grego, uma estatua, bonita de se observar, mas só isso (nada contra, ainda gosto muito).
    Quando comenta que crossfit é para pessoas treinadas, "para poucos", qual seria a atividade para chegar em um nível em que possa praticar crossfit? A pessoa tem que começar com pilates? pq tem que começar com alguma coisa né? Ou vai passar a vida sem praticar o que quer pq não tem preparo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá.
      existem varios caminhos. um deles é para quem já pratica atividades de força, como a musculação, ou modalidades esportivas de alta performance (este caso é bem interessante pois o crossfit treina muita potencia, o que traria beneficios no esporte)
      outra via seria começar direto pelo crossfit, porém, com um planejamento minucioso do programa, a fim de evitar qualquer sobrecarga articular.

      Excluir
  2. A percepção que da pra ter é que você não ganhou dinheiro com Crossfit e não tem coragem de fazer e ter o conhecimento empírico.

    Texto nada cientifico, já vi texto de pessoas com menos conhecimento na área de educação física levar conteúdo muito mais rico e real.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A percepção que dá pra ter é que você achou que o espaço dos comentários era uma privada e veio defecar seu singular conhecimento científico por aqui... Vou encerrar a discussão por aqui pois, em apenas quatro linhas, você foi capaz de mostrar quem você é e me deu dó.
      Publiquei o comentário por pena...

      Excluir
  3. Excelente post a parte 1 é magnifica e essa fecha com chave de ouro. Eu acho o crossfit mais uma modinha passageira como tantas outras que já existiram e logo logo passa.

    Um praticante de musculação dedicado pode ter os mesmos benefícios do crossfit sem os seus malefícios.

    Obrigado pelo artigo.

    ResponderExcluir
  4. Crossfit é um lixo, sou mais musculação e treinamento funcional.

    ResponderExcluir
  5. Crossfit será igual lambada, do nada sumira pq é uma bosta !

    ResponderExcluir
  6. Querem unir modalidades de várias disciplinas. Mais quem nunca fez Ginástica vai se ferrar nessa modalidade, quem não fez Levantamento de Peso vai se ferrar nessa modalidade.
    Os grandes atletas dessa modalidade ou já faziam Ginástica ou faziam Levantamento de Peso e migraram para o Cross. Lógico que a turma vai se lesionar. Pergunta se eles conseguem competir de ponta a ponta com atletas ou Ginastas ou atletas do Levantamento de Peso e pedem para eles tentar bater recordes que eles conseguem nas suas modalidades. Por isso muita gente se lesiona. Não adianta pessoas comuns quererem bancar atletas do Levantamento de Peso e que fazem Cross. Uma hora a conta de lesões chega, pois essas pessoas não treinam desde de pequenas para essa modalidade.

    ResponderExcluir
  7. Eu queria tentar entender essa febre...
    As vezes parece que tem algo de errado mas como NAO sou da area ..fico quieto. Mas me irrita o como essa modinha faz com que as pessoas achem que isso é o maximo

    ResponderExcluir

Postar um comentário