A SMITH MACHINE PODE NÃO SER UMA BOA OPÇÃO PARA TREINAR AGACHAMENTO


Fala rapaziada!

No presente artigo, iremos discutir e comparar o agachamento livre e o agachamento na Smith Machine (que chamaremos apenas de agachamento Smith no artigo para facilitar a leitura). Primeiramente, o que faremos será conhecer a biomecânica desses dois exercícios, a fim de entendermos suas diferenças. Feito isto, conversaremos sobre os prós e contras da utilização de cada um deles e também sobre qual tipo de público a que se destinam. Boa leitura!


1. AGACHAMENTO LIVRE Vs. AGACHAMENTO SMITH: A BIOMECÂNICA DE CADA UM

Antes de começarmos a discussão, acho importante deixar claro que temos dois exercícios bastante diferentes aqui, apesar de ambos serem agachamentos. Observe:

Ocorre que, por conta da trajetória da Smith machine, a barra sobe e desce de forma retificada, tornando o movimento de agachamento bastante anti-natural e, por conta disso, alterando o padrão de ativação muscular. Basicamente, o que ocorre é uma enorme retirada do trabalho de glúteos e um grande aumento da solicitação de quadríceps.

Por curiosidade, esta era a forma favorita de agachamento do querido Dorian Yates, o britânico 6 vezes campeão do Mr. Olympia e que foi um dos grandes expoentes do início da chamada "Era Freaky" do Bodybuilding. O motivo era justamente este, o de aumentar a solicitação de quadríceps.

É interessante comentar também que, se o leitor analisar o movimento, perceberá que temos uma ação muito semelhante à do exercício afundo, com a diferença de que este é feito unilateralmente (caso queira maiores informações sobre o tema, procure um texto meu sobre o erro de se utilizar o afundo para treinar glúteos, em minha seção de artigos aqui do site).

Na modalidade livre, por sua vez, o que vemos é um movimento humano natural de agachamento, com subidas e descidas que não obedecem uma trajetória toda retificada e guiada, permitindo uma solicitação mais harmônica de quadríceps, glúteos e posteriores de coxa, o que torna este movimento muito mais completo, além de permitir variações conhecidas por estratégia de glúteo ou estratégia de quadríceps, que seriam maneiras de alterar braços de alavanca e aumentar a solicitação desses grupamentos citados.

OBSERVAÇÃO! O agachamento livre o qual me refiro nesta comparação é, necessariamente, o mesmo da foto, que seria a maneira mais tradicional de execução. Caso ele seja feito com as pernas afastadas e a coluna reta, estilo a modalidade agachamento sumô, ele acabará caindo no caso da Smith, também perdendo bastante da ativação dos glúteos e aumentando a dos quadríceps, inviabilizando esta nossa comparação.


2. AGACHAMENTO LIVRE Vs. AGACHAMENTO SMITH: QUAL A MELHOR OPÇÃO?

Bom, e agora, depois de toda essa discussão, ficou fácil entender quais as vantagens e desvantagens de cada um destes exercícios de agachamento e o momento correto de usá-los, certo?

Se o seu objetivo é um desenvolvimento muscular harmônico e mais completo, sem destacar nenhum grupamento muscular em especial, o agachamento livre é a melhor pedida (respeitando o estilo de execução da foto).

Caso seus glúteos respondam mais ao treinamento com pesos do que o quadríceps, a utilização do agachamento Smith e do afundo são boas pedidas, a fim de corrigir assimetrias.

Se, por outro lado, são seus glúteos que não respondem muito bem ao programa, o jeito é focar no agachamento livre, quem sabe, até, aumentando a flexão do quadril, além, é claro, de usar e abusar (caso você esteja apto e experiente) de outros exercícios, como stiff e levantamento terra.

Para fecharmos, acho importante discutirmos a questão da segurança: quem sente dores nos joelhos, dependendo do tipo de lesão, poderá piorar bastante com a utilização do agachamento Smith, já que ela aumenta a compressão da patela no fêmur nesta articulação. Por outro lado, quem tem problemas de coluna, poderá encontrar benefícios no uso deste aparelho, uma vez que ele diminui a compressão nos discos intervertebrais.


3. CONCLUSÃO

Vimos, ao longo do artigo, que os dois tipos de agachamento aqui trabalhados geram resultados muito diferentes, sendo o agachamento livre uma boa estratégia para recrutar glúteos e quadríceps, enquanto que o agachamento Smith foca basicamente apenas nesse segundo grupo muscular.

Estas informações não necessariamente são ruins, pois tudo dependerá dos seus objetivos, sendo assim, enxerguem estas modificações como estratégias para alcançar mais facilmente os resultados que você procura, ao invés de ficarem levantando bandeiras e criando lendas e discussões totalmente equivocadas sobre quem é melhor ou quem jamais deve ser feito...



FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários