QUAL O MELHOR EXERCÍCIO PARA POSTERIORES DE COXA?


Fala galera!  No presente artigo, iremos discutir exercícios de pernas, na tentativa de responder à seguinte pergunta: qual o melhor exercício para posteriores de coxa? Boa leitura e não se esqueçam de curtir e de compartilhar para ajudar na divulgação do meu trabalho!


QUAL O MELHOR EXERCÍCIO PARA POSTERIORES DE COXA? FALANDO SOBRE BIOMECÂNICA
McAllister et al., 2014, realizaram um trabalho de investigação, dentro do contexto dos músculos da cadeia posterior, a fim de verificar qual é o melhor exercício para posteriores de coxa, também conhecidos como isquiotibiais ou do jarrete, grupo este composto por 4 integrantes: semitendíneo ou semitendinoso, semimembranáceo ou semimembranoso, bíceps cabeça longa e bíceps cabeça curta.

Para responder à pergunta, o grupo de pesquisadores selecionou 4 exercícios: levantamento terra romeno, bom dia (good morning), glute-ram raises (semelhante à flexão nórdica) e mesa flexora.


12 homens treinados e experientes em musculação realizaram os quatro exercícios, todos a 85% de 1RM e uma análise eletromiográfica dos seguintes músculos foi realizada: eretores de espinha, glúteo médio, semitendíneo, bíceps femoral e gastrocnêmio medial.

Em relação aos resultados, foi observado o seguinte:
- Bíceps femoral: os exercícios terra romeno e good morning foram os que proporcionaram as maiores atividades eletromiográficas, seguidos pelo glute-ham raises e mesa flexora.
- Semitendíneo: os exercícios terra romeno e good morning foram os que proporcionaram as maiores atividades eletromiográficas. Em segundo, vem o glute-ham raises e, por último, a mesa flexora.
- Gastrocnêmio: a única significância estatística foi a da superioridade dos exercícios em relação à mesa flexora, dentro deste contexto.
- Eretores de espinha: o campeão disparado em atividade foi o glute-ham raises.
- Glúteo médio: os maiores valores ficaram com a mesa flexora, terra romeno e o glute-ham raises, sendo o good morning o de mais baixa ativação.


QUAL O MELHOR EXERCÍCIO PARA POSTERIORES DE COXA? DISCUTINDO RESULTADOS
A mesa flexora é o único exercício monoarticular da lista, sendo assim, era de se esperar que ela não se destacasse grandemente em nenhum dos exercícios, além de promover baixa transferência de ganhos para a vida diária, contudo, sua presença é muito importante, haja vista que é o mais famoso e utilizado exercício para posteriores de coxa, sobretudo pela sua praticidade e facilidade de execução, não requerendo técnica alguma, podendo ser utilizada inclusive por indivíduos iniciantes, ao contrário dos exercícios abaixo.

O glute-ham raises é um exercício de difícil execução, pois requer muita força de posteriores, além de alta capacidade de estabilização do core, fato que o torna um exercício complexo e muito interessante pois, além de trabalhar bastante os isquiotibiais, ainda traz grande carga de eretores de espinha.

Por fim, o levantamento terra romeno e o good morning, dois exercícios de cadeia cinética fechada e um bocado semelhantes, fora os exercícios que num geral promoveram os maiores valores absolutos de atividade muscular, com a diferença de que o terra romeno ainda foi capaz de recrutar mais glúteo médio,

Terminada esta análise, é possível responder qual o melhor exercício para posteriores de coxa? Pensando apenas em recrutamento muscular, sim, contudo, nem só de atividade eletromiográfica vive o ser humano...

Vários fatores devem ser levados em consideração durante a prescrição e seleção de exercícios, como experiência com treino, técnica, lesões, periodização, frequência, volume, intensidade, gostos pessoais, etc. Sendo assim, o intuito desse artigo foi o de oferecer um panorama geral acerca de alguns exercícios, proporcionar insights aos profissionais de educação física, assim como conscientizar e fazer refletir o público leigo e os entusiastas da área.

Com isto, encerramos e espero que tenham gostado da forma como apresentei o tema. Até o próximo artigo da série!

BIBLIOGRAFIA
- MATT J. MCALLISTER, KELLEY G. HAMMOND, BRIAN K. SCHILLING, LUCAS C. FERRERIA, JACOB P. REED, AND LAWRENCE W. WEISS. MUSCLE ACTIVATION DURING VARIOUS HAMSTRING EXERCISES. Journal of Strength and Conditioning Research VOLUME 28 | NUMBER 6 | JUNE 2014.




FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários