SABIA QUE TREINAR PERNAS AJUDA A HIPERTROFIAR BÍCEPS?!

Fala galera! No artigo de hoje irei mostrar mais um benefício do treino de pernas, porém, pouco conhecido: gerar hipertrofia em outros músculos do corpo, como bíceps, por exemplo. Boa leitura!


Rønnestad & Nygaard, 2011, compararam dois protocolos, sendo que em um os participantes treinaram apenas bíceps, enquanto em outro, fizeram o mesmo programa, porém, antecedido por exercícios de pernas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Foi observado, após a intervenção, que ambos os grupos tiveram ganhos semelhantes de força e aumentaram repetição máxima de bíceps, porém, ao final de 11 semanas, apenas o grupo que treinou pernas antes obteve hipertrofia significativa no braço, com incremento de área de secção transversa. Além disso, os hormônios GH e testosterona, mensurados no pós-treino, eram muito maiores neste grupo do que no que treinava apenas bíceps.


⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Discutem, os pesquisadores, que a realização de um trabalho multiarticular para um grande grupo muscular, como foi o caso das "pernas", elevou significativamente os níveis de hormônios anabólicos na circulação, induzindo alterações e adaptações ao treinamento muito superiores ao grupo que fez apenas bíceps, tais como aumento de número e de sensibilidade de receptores musculares, ganho de força e de hipertrofia.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
É importante mencionar que a ordem do treino é essencial, haja vista que, exercitar braços antes de pernas faria com que o grande estímulo hormonal ocorresse após a sessão de treino, não sendo aproveitado durante o treino de bíceps! ⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Sendo assim, para encerrarmos, agora você tem um estímulo a mais para não pular o treino de pernas, fato absurdamente comum, sobretudo entre os homens!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀


FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Comentários