TREINAR ATÉ A FALHA GERA MAIS HIPERTROFIA?

Fala galera! Muita gente, sobretudo os mais hardcore oldschool praticantes de musculação, recomendam que se treine até a falha muscular, haja vista que tal comportamento é o que gera maiores ganhos de força e, especialmente, de hipertrofia. Contudo, será que isto é verdade?!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
SAMPSON & GROLLER, 2015, realizaram um estudo a fim de responder a esta pergunta, recrutando, para tanto, 28 sujeitos, divididos em 3 grupos, que treinaram 3 vezes por semana utilizando cargas de 85% de seus máximos, por um período total de 16 semanas (as 4 primeiras foram de familiarização).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Dentre os grupos, um treinava sempre até a falha, em todas as séries, momento este em que é impossível executar mais uma repetição; já os outros, paravam 2 repetições antes da falha e foram submetidos a procedimentos diferentes, envolvendo velocidade de repetições, que discutiremos num próximo post.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Nos resultados foi visto que todos os grupos, independente de treinar até a falha ou não, tiveram os mesmos ganhos em força, hipertrofia e contração voluntária máxima, sendo assim, segundo ESTE artigo, treinar até a falha não mostrou ser mais vantajoso, como muitos acreditam. Além disso, caso apliquemos estes resultados na prática, iremos perceber que treinar até a falha não vale a pena pois, além de não promover mais benefícios, ainda irá requerer maior tempo de repouso até novo treino e nos irá expor a lesões!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Comentários