AGACHAR COM CALÇO VALE A PENA?

É relativamente comum vermos, nas academias, pessoas agachando com um calço nos calcanhares, normalmente anilhas. Tal fato visa a solucionar uma falta de mobilidade decorrente do encurtamento do tríceps sural (sua panturrilha): ocorre que, ao agachar, por ter um movimento de dorsiflexão (levantar a ponta do pé) restrito, há uma tentativa de compensação, fato que gera desequilíbrio e sobrecarga lombar, especialmente em grandes amplitudes.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Para "solucionar este problema", difundiu-se a prática do uso do calço, improviso este que realmente funciona, pois permite que nossa tíbia desloque mais à frente, proporcionando maiores flexões de joelho e de quadril, podendo, assim, alcançar grandes amplitudes de agachamento, com menor sobrecarga lombar.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Todavia, nem tudo são flores: essa adaptação aumenta bastante a compressão patelofemoral (joelho) e, cronicamente, não irá ajudar em nada, haja vista que o encurtamento continuará existindo. Com isto, resolve-se, de maneira imediatista, um problema e ganha-se outro.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Sendo assim, minha recomendação é a de não usar calço e investir em trabalhos de flexibilidade de panturrilha paralelamente ao aprendizado da técnica de agachamento, fazendo-o em amplitudes individualizadas, que respeitem a sua própria biomecânica. 



FERNANDO PAIOTTI
Personal Trainer e Consultor Online
CREF 151531-G/SP


Para conhecer meus serviços de consultoria online, currículo, fotos de alguns alunos e muito mais, clique AQUI ou envie email para: fernando.paiotti@gmail.com

Comentários